JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 11 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 31/03/2021


Continua depois da publicidade


Saúde testa equipe de UBS depois da morte de enfermeiro

Testados

Toda a equipe de profissionais da UBS Tancredo Neves foi testada para Covid nesta quarta-feira.

Óbito

Na terça-feira, enfermeiro lotado na unidade e também funcionário do Hospital de Clínicas veio a óbito, depois de três dias internado.

Sem sintomas

Na semana passada, o enfermeiro havia trabalhado até sexta-feira sentir sintoma algum do vírus.

Negativo

Os testes RT-PCR dos servidores da UBS, que tiveram contato com o colega, deram negativo.

Rotatividade

A pandemia acarreta insegurança, tensão e desconfortos na Secretaria de Saúde, a que registra o maior número de troca de nomeados da administração Elisa.

Exonerações

Somente nos últimos oito dias houve quatro exonerações em chefias da pasta, incluída a renúncia da secretária adjunta Fabiana Prado.

Sem equipe

Sétimo Bóscolo ainda não conseguiu formar uma equipe por desconhecer o conjunto dos servidores e não ter como recrutar na iniciativa privada, em razão dos salários.

Empecilho

Para algumas áreas do município a questão salarial é o maior empecilho quando se busca quem preencha os requisitos técnicos.

Instabilidade

Comissionados não têm estabilidade alguma. A permanência no cargo depende, muitas vezes, do humor do superior. É histórico.

Recusa

Na estrutura como um todo, não é tão simples encontrar servidores que se interessem por uma chefia de Seção.

Sacrifício

O cargo, de baixa remuneração, pouco ou nada agrega à renda do profissional, mas lhe impõe jornada de tempo integral (e não de 6h) e responsabilidades inerentes.

Doloroso

Na terça-feira, Uberaba chegou a uma das médias mais altas de Minas de mortes diárias por Covid-19: 3,3 por 100 mil habitantes, O Estado estava com 1,2.

Defesa

Aberto pela SDS prazo de cinco dias para a apresentação de defesa, caso queiram, por 28 multados com base no decreto Covid durante o mês de março.

Porta-Voz

A lista dos notificados está na edição de terça-feira do Porta-Voz.

Metadinha

E, mais uma vez, metade dos médicos inscritos em processo seletivo para plantonista do Samu não alcançou nota mínima e foi desclassificada.

Inexperiência

Muitos médicos jovens tentando uma vaga e esbarrando no critério experiência profissional. Não a têm.

Líder

Depois de três meses da posse dos novos vereadores, o MDB está comunicando à Câmara que o líder do partido na Casa é Marcos Jamal.




Continua depois da publicidade


Paradinho

Há quase seis meses o MDB não se reunia em Uberaba.

Semelhança

A falta de reuniões é algo em comum entre os partidos que disputaram o pleito do ano passado. Salvo honrosas exceções, se é que existem.

Tudo igual

Historicamente, os partidos só têm um ano de intensa atividade em cada período de quatro: o da eleição municipal. O pleito geral não mobiliza.

Saudades

A quarta-feira marcou os dez anos do desencarne do psiquiatra e médium espírita Elias Barbosa, um dos obreiros arregimentados por Chico Xavier em vida.

Ainda na Roxa

A extensão da Onda Roxa no Triângulo Sul até o dia 11 de abril e a regressão do Triângulo Norte para a Onda Vermelha traduzem um cenário momentaneamente pior em Uberaba. Cidadão não pode se descuidar.

Na esteira

Também a microrregião de Patos de Minas e outros dez municípios deixaram a Onda Roxa.

Interinidade

Acabou a interinidade de Sidnéia Aparecida Zafalon, secretária de Educação, na presidência da FETI.

Nova titular

Foi nomeada para o cargo Cássia Cristina Silva, até então chefe do Departamento de Captação de Recursos. 

Empoderamento

Trata-se da 8ª mulher a integrar o 1º escalão municipal, somando-se às titulares de SeGov, Gabinete, Controladoria, SeCom, Proger, Seds e Educação.

Estímulo

No que depender de Roberto Jeferson, Tony Carlos disputará cadeira na Assembléia em 2020. Está claro em áudio enviado a ele pelo “cacique” nacional do PTB.

Horas-extras

A pandemia aumenta as despesas da Secretaria de Saúde com pessoal. Somente em março foram feitas mais de 30 mil horas-extras.

Vai complicar

Impacto é grande no orçamento da Secretaria, que poderá precisar de reforço de caixa para pagar pessoal nos últimos meses do ano.

Covid-19

Boletim Epidemiológico de 4ª feira mostra mais 12 mortos e 5,5 novos contaminados a cada 60 minutos.

Protocolo

A falta de protocolo para o primeiro atendimento ao cidadão suspeito ou contaminado por Covid-19, sem internação no primeiro momento, pode estar contribuindo para agravar as condições de pacientes.

Uniformização

Inúmeros relatos feitos por contaminados ou parentes deles evidenciam a falta de uniformização de procedimento fora do âmbito hospitalar.

Prescrição

Muitos doentes estariam indo para casa sem a prescrição de medicamentos que combatem o vírus, usados quando a situação já está agravada e com comprometimento pulmonar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia