FALANDO SÉRIO

Quase 370: morrem mais três pacientes da Covid-19 em Uberaba

Wellington Cardoso
Publicado em 04/03/2021 às 20:14Atualizado em 18/12/2022 às 12:34
Compartilhar

*Coluna atualizada às 8h46 do dia 5 de março de 2021

Mais óbitos

Mais três pacientes Covid-19 faleceram após a divulgação do boletim epidemiológico de quinta-feira. Antes deles Uberaba registrava 366 vítimas fatais. As novas ocorrências somente serão oficialmente confirmadas no boletim das 18 horas desta sexta-feira, pois não há divulgação preliminar de casos.

Internados

Ontem, o Hospital Regional tinha 35 pacientes em sua UTI com 40 leitos e outros 60 na enfermaria de 70 vagas.

Vai peitar

Uberlândia decidiu que não acatará o conjunto de medidas restritivas (Onda Roxa) anunciado na quarta-feira pelo governador Zema. Continuará seguindo o decreto da Prefeitura, que inclui “toque de recolher” (sem reprimenda policial por recomendação do MP) e “lei seca”. A Onda Roxa do Estado impõe medidas mais severas.

Só piorou

Sete em cada dez moradores de favelas afirmam que a pandemia só fez piorar a sua alimentação. A pesquisa é do Data Favela, instituto criado em 2013 no Rio de Janeiro e focado nas atividades econômicas das favelas brasileiras, que reúnem mais de 16 milhões de pessoas.

Falta dinheiro

A pesquisa ouviu dois mil moradores de setenta e seis favelas no País, com média diária de menos de duas refeições por dia (1,9). Dos entrevistados, 68% disseram que nos últimos quinze dias em no mínimo um faltou dinheiro para comprar comida.

Luto na PM

Vítima de atropelamento na madrugada de hoje, morreu em Belo Horizonte filho do tenente-coronel Ronan Muniz, que foi comandante do 4º Batalhão em 2018. Rapaz tinha 24 anos.

Voltou a crescer

Depois de dois dias abaixo dos 100, o número de infectados pela Covid-19 voltou a superar a marca e chegou aos 4,3 novos pacientes por hora, entre às 18h de quarta-feira e às 18h de quinta. 

PM só orienta

Polícia Militar de Patos de Minas definiu como será a fiscalização ao cumprimento do toque de recolher decretado por Zema para o Triângulo Norte: orientar e lembrar aos cidadãos que devem evitar aglomerações e outras condutas reprovadas no momento.

Bate-boca

E nesta 5ª feira, o prefeito Falcão resolveu conversar com empresários que protestavam diante da Prefeitura e se irritou quando um deles o chamou de mentiroso por ter prometido não fechar o comércio. “A hora em que as pessoas começaram a morrer, não tive outra alternativa” – afirmou o chefe do Executivo. E perdeu a paciência como mostra o vídeo. 

Volta às aulas

Sinpro retardou a notificação às escolas privadas de que poderão responder criminalmente pelo eventual contágio de professores pela Covid-19.

Fala do MP

Espera primeiro conhecer a manifestação do MP na ação em que postula na Justiça a revogação do decreto municipal que permitiu as aulas presenciais.

Reservados

Dez leitos foram ativados no final do corredor da Neurologia do Hospital de Clínicas. Dois em isolamento.

Destinação

Oficialmente, esses leitos são para pacientes com KPC, a superbactéria resistente a grande parte dos antibióticos, ou VRE, bactéria que ocorre normalmente no intestino.

Movimentação

Alguns pacientes que estavam na Clínica Médica e no Pronto Socorro passaram para o setor.

Covid-19

Nesta 5ª feira, o Hospital de Clínicas estaria com vinte e cinco casos de pacientes com Covid-19.

UTI parada

Vinte e um respiradores estão parados em Frutal porque a UTI equipada pela então prefeita Ciça não foi colocada em funcionamento. Em Uberaba estão 9 pacientes de lá.

Emprestados

Além desses vinte e um respiradores, resultados de emendas parlamentares (cada deputado federal ganhou sete), outros sete foram cedidos a Uberaba em 2020.

Por que não?

Em vídeo, o prefeito Bruno Augusto justifica a UTI parada dizendo que o prédio tem infiltrações e mofo, pouco mostradas na gravação.

Reforma

Segundo ele, há necessidade de reformar o hospital integralmente para suportar a unidade, além de cuidar do financiamento dos serviços.

Equipado

A ex-prefeita Ciça, de três mandatos, diz ter deixado a UTI com 18 leitos e equipada também com Raio-X, Ultrassom, Tomógrafo (adquirido, mas não instalado).

Mais leitos

Unimed e São Domingos se desdobram para aumentar a capacidade de internação de pacientes Covid-19. Mais onze leitos de enfermaria estão sendo instalados.

Transferências

Em ofício ao secretário de Saúde, eles informam que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para evitar que haja necessidade de transferir pacientes.

Dentro do plano

Wilson Adriano Abrão (Unimed) e José Douglas (HSD) ressaltam o cumprimento do plano de contingenciamento da própria SMS para não sobrecarregar a rede pública.

Se houver...

Em caso de necessidade de transferência de pacientes, explicam a Sétimo Bóscolo, eles focam primeiro nos hospitais da rede privada, o que alivia o Regional e o HC.

Indeferimento

Suspeitas levantadas pelo vereador China, de improbidade administrativa na compra do Joquinho pelo Ipserv, já passaram pelo MP, em outra representação.

Arquivamento

Na ausência de indício de irregularidade, o promotor Renato Teixeira, respondendo pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, arquivou o procedimento.

Sem recurso

Foi dado prazo de dez dias para o denunciante da época recorrer e não houve manifestação.

Suspensas

Estão oficialmente suspensas as audiências de instrução e julgamento dos dois processos contra dez donos e um gerente de postos de gasolina.

Acatada

A decisão em liminar do Tribunal de Justiça foi acatada pela 2ª Vara Criminal, onde correm as ações.

Habeas corpus

Vários habeas corpus em favor dos acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e outros crimes foram impetrados no TJ.

Anulação

Alguns desses HCs postulam a anulação de alguns procedimentos judiciais em benefício dos réus.

Informações

A Corte pediu informações da 1ª instância e o juiz Fabiano Veronez será o responsável pelas respostas já que preside os dois processos.

Desmembrados

Os investigados denunciados pelo GAECO foram divididos em dois grupos, o que resultou em duas ações distintas.

Adulteração

Todos respondem por organização criminosa, uns também por lavagem de dinheiro, formação de cartel e um único é acusado ainda de adulteração de combustíveis.

Flagrado

Em escuta telefônica, esse empresário tenta se desfazer do combustível que estava no tanque antes da chegada da fiscalização do Procon, segundo disse.

Progresso

Uma das grandes conquistas do Governo Piau, a VLi tem registrado, em média, 1 mil 500 carretas/dia no transbordo.

Agronegócio

Com a colheita da safra apenas no início, o pátio do silo da CERTRIM, no Distrito Industrial, registrava 85 carretas na quarta-feira. Movimento é contínuo.

Preso mais um

Preso em Maringá/PR mais um dos participantes do planejamento e execução do assalto que matou o turista colombiano Guilhermo Aporte, em Uberaba, em 2019.

Condenados 

Três dos criminosos já foram condenados pelo juiz Ricardo Motta, autor do mandado de prisão para o quarto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por