Colunas
Outras Colunas
Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Vereador demite assessora que apareceu em festa clandestina
Atualizada às 18h30 do dia 21 de fevereiro de 2021
Corta cabeça
Vereador Celso Neto foi à rede social anunciar a exoneração de uma de suas assessoras. Horas antes da sua postagem, circularam na rede fotos da moça em uma festa. Celso disse que a assessora é profissional de altíssima qualidade, mas decidiu aplicar a ela a pena máxima (demissão).
Nível de contaminação
Entre as 18h de sábado e o fim da tarde de hoje mais 3,4 uberabenses testaram positivo para Covid-19 a cada 60 minutos. Eles se somam aos 2,6 por hora da véspera.
Chegando pacientes
Neste fim de semana novos pacientes de Coromandel deram entrada no Hospital Regional, e, segundo o boletim epidemiológico de hoje o comprometimento das UTIs públicas está em 60% (eram 49% no sábado) e, nas enfermarias, 58%. Nos hospitais privados, a ocupação de UTI bateu nos 91% neste domingo, em que houve duas mortes e existiam outras duas sob investigação.
Nova vitória
Tenista João Menezes venceu hoje a sua segunda partida na fase de classificação do ATP 250 de Córdoba. E bem. Bateu outro espanhol, Gomez Herrera, por 2x0 (6/1 e 6/1).
Provas frustradas
Bacharéis em Direito e advogados uberabenses fretaram ônibus e partiram neste fim de semana para Curitiba, onde, inscritos, fariam prova neste domingo para o concurso de Delegado de Polícia Civil do Paraná.
Desrespeito
Às 5h20 de hoje eles receberam comunicado que as provas estavam canceladas porque “considerando a última checagem realizada na madrugada de 21 de fevereiro de 2021 observância ao seu protocolo de integridade, o Núcleo de Concursos da UFPR denotou a ausência de requisitos indispensáveis de SEGURANÇA para a aplicação das provas (...)”.
Adiamento
Com isso, o certame está adiado “sine-die”, mas nada foi dito quanto ao ressarcimento das despesas dos candidatos com deslocamento e hospedagem. Ficou a dúvida se o motivo foi realmente de segurança sanitária.
Quebra de sigilo
Mais tarde o Governo do Paraná informou que houve quebra de sigilo e que buscaria indenização junto à Universidade Federal do Paraná, sujeita também a ser descredenciada para futuras contratações. Pegou mal a desculpa dada pelo Núcleo de Concursos da UFPR.
Sem marketing
O Samu de Uberaba está entre os maiores prestadores de serviços no socorro a pessoas acidentadas e vítimas de ocorrências que coloquem suas vidas em risco. Mas, quase nunca aparece na mídia, nem conta com assessoria de comunicação. São mais de 40 mil atendimentos/ano.
Central integrada
Desde as primeiras discussões para a implantação do “Cidade Vigiada”, uma central única com GM, PM, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil entrou em pauta. Medida fortaleceria a defesa social, da qual é a Prefeitura a instituição que dispõe da maior estrutura para o atendimento em rede (segurança, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento). O que fortaleceria os serviços de socorro.
Gestação em tempos da Covid
Pesquisadores dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFTM e UFSCar pesquisaram sobre a Covid na gestação e no puerpério. Resultados serão conhecidos na quarta-feira. Em conferência online, eles abordarão outros aspectos da assistência e responderão a perguntas.
Aulas remotas
Na UFTM, aprovado pela Prefeitura o seu plano de retomada, as aulas permanecerão remotas, mas com atividades presenciais restritas a uma circulação de no máximo 20% de pessoas.
Seguindo em frente
João Menezes venceu o argentino Guido Justo por 2x0 no sábado e volta às quadras às 14h deste domingo. Precisa de mais duas vitórias para chegar à chave principal do ATP 250 de Córdoba.
Audiência para tarifa
Dificilmente a Câmara deixará de aprovar projeto que cria audiência pública a ser realizada antes de um novo reajuste da tarifa do transporte coletivo. Matéria, que leva a assinatura de nove vereadores, está na pauta de votações desta segunda-feira. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica são necessários quatorze votos e a posição do Executivo não é conhecida.
Entubado
Coronel PM Wesley Rodrigues permanece entubado no Hospital Mário Palmério, mas tem reagido bem ao tratamento, segundo informações extra-oficiais. Oficial uberabense comanda a Região da PM sediada em Patos de Minas. Também o tenente-coronel Romes permanece em tratamento, em Ribeirão Preto. Ambos, vítimas da Covid-19.
E a providência?
Continua depois da publicidade
Não seria a do final de semana a única festa clandestina organizada por estudante de Medicina da UNIUBE. Diante da insatisfação de colegas, é esperado que Colegiado do Curso, com autonomia para isso, discuta a possibilidade de aplicar alguma penalidade ao universitário por má conduta.
Teste
A obrigatoriedade de o Executivo divulgar as listas de vacinação pode representar o primeiro teste do “poder de fogo” de Elisa em votações no Legislativo.
Negativas
Vereador Celso Neto decidiu formalizar projeto com a obrigação desde que o governo passou a negar sistematicamente a divulgação dos nomes.
Faltam dois
Como existem outros nove coautores, bastam, em tese, mais dois votos para a aprovação do projeto. Um dos signatários é o presidente, que não vota.
Sem base
Líder da prefeita na Casa terá sérias dificuldades para se contrapor àquilo que o Executivo não queira diante da falta de uma base de sustentação.
Peregrinação
Para tentar consertar erro de assessores, com reflexos diretos sobre a sua elegibilidade, Anderson tem feito peregrinação no anexo da Câmara Municipal.
Aprovação
Busca votos necessários à derrubada de parecer do Tribunal de Contas pela reprovação de suas contas de 2005, primeiro ano dos seus dois mandatos.
Um por um
Depois de se reunir com a Comissão de Orçamento na quinta-feira, na sexta-feira Anderson visitou vários gabinetes e conversou com vereadores que lá estavam.
Calvário
Esse é um dos exemplos da responsabilidade de prefeitos que, não sendo onipresentes, respondem por erros alheios. No caso, remanejamento de recursos orçamentários.
Enxugamento
O EAD está “triturando” empregos na área universitária. Uberabenses buscam formação pelo sistema em cursos de fora, e professores e escolas sofrem as consequências.
Premonição
Uma mulher à frente do seu tempo, nos anos 80 Alda Teixeira dizia que os jovens deveriam se preparar para ser empreendedores porque os empregos iriam acabar.
Drogas
E mais do que esse: alertava Uberaba para o incontrolável avanço das drogas ilícitas. Tanto que trouxe a Abraço para tentar minimizar os efeitos futuros.
Trovoadas
Oposição ao reeleito Markim começa a se articular dentro das próprias bases do prefeito de Delta.
Insatisfeitos
Sem detalhes, muitos falam em irregularidades, mas a revolta seria resultado do não aproveitamento de alguns apoiadores em cargos de confiança.
Combustível
Mas, é certo que os candidatos a opositores estão vasculhando os gastos da Prefeitura com combustíveis, fazendo comparações entre 2019 e 2020.
Cortina
Zema precisa explicar melhor como será a anunciada “antecipação” de R$3 milhões para a Saúde, em pagamento à dívida de R$100 milhões com Uberaba.
É dívida
Não tem antecipação. Isso é dívida consolidada e que, na iniciativa privada, seria tratada como calote. Mas, fica parecendo “favor”, “ato de bondade”.
Na Justiça
Além da Saúde, o Estado deve a Uberaba repasses não feitos de ICMS, Fundeb, IPVA, como já reconheceu o TJ.
Risco n’água
Compromisso e risco n’água parecem ter o mesmo significado para o Estado que, em 2016, firmou que bancaria 25% do Hospital Regional. Nunca aconteceu.
Convocação
Promotor José Carlos Fernandes formalizou ação judicial para que a FETI convoque concursados para o lugar dos contratados precariamente.
Macas
Vereador Professor Wander elevou o tom contra a administração no episódio das macas de ambulâncias do SAMU retidas pelo HC, como foi mostrado pela coluna.
Sobrou
E sobrou também para a FUNEPU, igualmente criticada por não tentar recuperar os equipamentos retidos.
Segunda tensa
Vereador promete ir à Secretaria de Saúde na segunda-feira para “cobrar responsabilidades e profissionalismo”.
Irregularidades
No ano passado, o então secretário Iraci Neto, gestor do SUS, fez inspeção de surpresa no Hospital de Clínicas e encontrou o que seria uma série de irregularidades.
Relatório
Todas elas narradas em detalhes em relatório ao MPF.
Reação
Empresas vão ao MP e à Justiça contra decreto que submete credores da Prefeitura a obrigatória adesão a plano de recebimento parcelado e com desconto.
Ilegalidade
Informação é do advogado Geovane Soares (foto), para quem a norma é nula de pleno direito por contrariar regras contratuais.
Substituição
Entende que isso poderá levar empresa a pedir para sair por não ter condição econômico-financeira de continuar prestando o serviço sem receber integralmente o pretérito.
Calote
“Isso levaria à contratação de outras de forma emergencial, além de incentivar o calote e gerar desconfiança” – sentencia.
Aceno
Geovane decidirá depois dessa conversa o passo seguinte, que poderá ser o Judiciário, pois muitas empresas estão com os salários dos funcionários atrasados há dois meses.
Pela prisão
Franco Cartafina, Aelton Freitas e Zé Silva vot
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
Continua depois da publicidade
Leia mais
- Enfermeira, nova adjunta da SMS foi secretária em Conquista
- Postos: advogados querem acesso a toda a "escuta"
- Covid-19: Número de infectados sobe para 9,3 por hora
- Médico condenado não pode circular em repartição municipal
- Lei da Perseguição é traque para matar elefante, diz advogado
- Lista de vacinados em Água Comprida é divulgada e levanta suspeitas
- Central de Vacinas recebeu 30 dias antes doses vencidas dia 31
- Covid-19: lista de vacinados inclui estudantes, motoristas e assessores
- Surto de Covid-19 na Penitenciária de Uberaba
- Saúde testa equipe de UBS depois da morte de enfermeiro