FALANDO SÉRIO

SRS diz que Uberaba corre risco de recuar para "Onda Amarela"

Wellington Cardoso
Publicado em 15/01/2021 às 21:32Atualizado em 18/12/2022 às 11:49
Compartilhar

Atestado

É tamanha a gravidade do avanço da Covid-19 que UFTM e Superintendência de Saúde, antes silenciosas, divulgaram dados sobre o quadro em Uberaba.

Exclusividade

Até o final do ano passado, isso era feito exclusividade da Secretaria Municipal de Saúde, que concentra os dados dos hospitais, clínicas, UPAs e locais de testagem.

Explicação

SRS tem explicação para o novo comportamento. Diz o superintendente professor Maurício Ferreira que o alerta é dos técnicos e visa não apenas Uberaba, mas a região.

Riscos

“O objetivo é alertar toda a macrorregião para os riscos prenunciados” – afirma.

No limite

Na sua avaliação, Uberaba está no limite para cair para a Onda Amarela do “Minas Consciente”, mais restritiva que a Verde, em que está.

Na torcida

Ele fica na expectativa de que o aumento de casos seja o reflexo apenas das festas de fim de ano e haja diminuição em breve.

Onde pegar

Com a UAI do Estado ainda interditada, o Detran decidiu recolher à Delegacia de Trânsito, para entrega, as CNHs novas de uberabenses que lá estavam.

Até quando?

E será que ninguém da “gestão eficiente” vai dizer quando a UAI voltará a funcionar e deixar de prejudicar os simples mortais?

Vergonha

Uma vergonha o fato de prédios do Estado em Uberaba não terem o AVCB exigido às empresas e alguns estarem com extintores de incêndio vencidos.

Não é daqui

Crítica de policial que está com arma apreendida desde 2018, quando baleou homem que tentava esfaquear mulher, não é dirigida ao MP e ao Judiciário em Uberaba.

É mineiro

Caso ocorreu em outra cidade mineira, onde o agente era lotado e salvou a vida da mulher.

Baderneiros

Moradora de edifício se queixa de “baderneiros” que se reúnem à noite e fazem algazarra no cruzamento da Major Eustáquio com Leopoldino.

Socorro!

Segundo ela, o grupo faz muito barulho e aborda veículos pedindo esmolas. E apela por atenção dos órgãos de segurança para a situação, em especial no fim de semana.

Chuvas

Índice pluviométrico de janeiro em Uberaba chegou aos 244mm (244 litros por metro quadrado) na última quarta-feira.

Climão

Com o coronavírus em alta, parece não haver clima para a retomada das aulas em fevereiro, anunciada pela secretária de Educação. Pais têm dito “não” na rede social.

Merenda

Sem o retorno, outro desafio para a Secretaria será a alimentação das crianças que dependem da merenda escolar. Ano passado, houve distribuição de cestas.

Integração

Uma central única para Resgate do CB e Samu é proposta a Elisa pelo vereador Tulio Micheli.

Cidade Vigiada

Pensamento lógico, e no contexto da integração pretendida pelo Cidade Vigiada figuravam também a PM, Procon, Postura e Defesa Civil para um trabalho em rede.

Bafão

Pegou mal para o Hospital São Domingos o desabafo feito nessa sexta-feira pelo advogado Públio Emílio Rocha.

Descaso

“Não fui atendido nem para triagem”, depois de ficar por 3 horas na fila, quarta-feira, com febre e falta de ar – sintomas da Covid-19 –, denunciou.

Sobrecarga

O aumento vertiginoso de casos está sobrecarregando o PS do São Domingos, o que torna o atendimento mais lento, explicou a assessoria da Unimed.

Reforço

Disse que o caso denunciado está sendo investigado, mas já antecipou que haverá reforço no quadro de médicos do Pronto Socorro.

Salto

O aumento de pacientes é preocupante, frisou. Saltou de 40 para 180 ao dia.

Projeção

Observatório Covid-19, da UFTM, estima que, no dia 18 de janeiro, Uberaba chegará aos 11 mil 931 casos oficialmente notificados.

A galope

Em 188 dias iniciais da pandemia, Uberaba somou cinco mil casos. Em outros 104 dias seguintes, chegou aos mesmos cinco mil. O vírus está circulando a galope. É a segunda onda.

Não batem

Há números divergentes de novos casos diários de Covid-19 entre os dados anunciados por técnicos da SRS e os contidos em boletim epidemiológico da Prefeitura.

Exemplos

De acordo com alerta da SRS, Uberaba teve seis notificações no dia 5 e outras 65 no dia 6. O boletim de 6 de janeiro fala em 138 casos em 24h e 231 em 48 horas.

Óbitos

E pelo Brasil afora, muitos pacientes da Covid-19 têm morrido por falta de tratamento adequado (precoce) no início da doença. Não há alinhamento de protocolos.

Ideológico

E há também conflito ideológico influenciando procedimentos.

Paga o pato

E nesse clima de desentendimentos, alguns puramente técnicos, é verdade, sofrem os pacientes, sujeitos, sem tratamento adequado, ao agravamento da doença.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por