FALANDO SÉRIO

Elisa Araújo é a maior surpresa eleitoral desde 82

Wellington Cardoso
Publicado em 30/11/2020 às 19:52Atualizado em 18/12/2022 às 11:06
Compartilhar

Na mosca

Instituto Percent apurou no fim de semana: Elisa, 57,6% e Tony, 43,2% seria o resultado do 2º turno. E deu “dica” disso 1h30 antes de encerrar a votação.

Dicas dadas

No domingo, sem poder divulgar os números, não registrados, Luiz Cláudio Campos postou no Facebook duas questões matemáticas que chegavam ao resultado, incitando os internautas a resolvê-las. Um conseguiu.

Um desafio levava ao resultado

Problema resolvido, Elisa eleita

Estranho

Os institutos de pesquisa, tão presentes no 1º turno por iniciativa própria, simplesmente sumiram no 2º turno em Uberaba.

Nada explicado

Veritá e Opinet, responsáveis por cinco pesquisas que bancaram, não deram explicação para o sumiço.

Surpresa

Desde a eleição de Wagner do Nascimento, há 38 anos, Uberaba não tinha resultado tão surpreendente quanto ao de agora com a vitória de Elisa Araújo.

Diferenças

Se Wagner já era “calejado” como vereador e vice-prefeito, Elisa é (era) fato totalmente novo. E mulher. A primeira da história a assumir a Prefeitura.

Acertou

Elisa interpretou bem o sentimento por mudança do uberabense ao dizer, encerrado o 1º turno, que não queria o apoio de nenhum dos adversários derrotados.

Incontestável

Ela, que já havia “sobrado” no 1º turno, venceu o 2º nas três zonas eleitorais. Com maior folga na 326, em que teve 62,20% dos votos.

Abstenção

A zona 326 foi a que registrou o menor número de abstençã 20 mil 310 eleitores.

Tênis

Eliminado nas semifinais do Challenger de Florianópolis, sábado, João Menezes estreia nesta terça-feira no Challenger de Campinas contra o argentino Ficovich.

E agora?

O resultado das urnas de 2020 sinalizam que a disputa pelo Legislativo será ainda mais acirrada em 2022.

Acirramento

Não reeleito para a AL em 2018, Tony se fortaleceu e, se conseguir manter seu eleitorado motivado, certamente será páreo difícil e outra vez medirá forças com Grilo.

O fato novo

Com o cacife eleitoral lhe conferido pelas urnas, Elisa passa a ser vista como mais uma força política, capaz de ter nome próprio para a eleição de 2022.

Concorrência

Outro que renasceu com a eleição municipal foi Aelton Freitas, que, beneficiado pelo resultado de Juiz de Fora, volta a ter cadeira na Câmara Federal.

Renascimento

Com isso, Aelton volta a ter forças para reorganizar o PR, que, este ano, foi mero expectador, depois de ter feito quatro cadeiras na Câmara em 2016.

Resgate

À coluna, Aelton disse que trabalhará para resgatar os espaços que procurava representar na busca de conquistas para as comunidades.

Colecionador

Como jurídico de campanha eleitoral, o advogado Carlos Bracarense coleciona mais uma vitória. A quinta consecutiva.

Bandejada

Nos últimos dias da semana passada, mais de quarenta ações contra internautas foram formalizadas pelo jurídico de Elisa e Moacyr.

Petições

O vice eleito chegou a anunciar no grupo de WhatsApp “Política Uberaba 2020”: “assinando umas petições aqui sobre umas ações. Só 40 hoje”.

Danos morais

As ações foram reação a ofensas dirigidas a Elisa Araújo pelo Facebook, também acionado. É pedida a condenação dos autores ao pagamento de indenização de R$40 mil.

Vapt-vupt

A Funepu foi mais ágil em cumprimentar Elisa pela vitória na eleição do que tem sido em responder às críticas aos seus serviços em UPA.

Abstenção

Apesar do salto para 28,29% no 2º turno, a abstenção no domingo não foi muito diferente da registrada na maioria dos municípios da região no 1º.

Índices

Os índices em Araxá, Araguari, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberlândia ficaram entre 24,15% e 27,47%. Em Uberaba, no 1º turno, 26,64%.

Adulteração

Mais um detalhe da adulteração de gasolina por empresário flagrado em escuta telefônica: a empresa que retirou o combustível do tanque comprou parte dele.

Salvação

Para “tapear” o Procon, a gasolina foi transferida antes de uma fiscalização solicitada, e o transportador pagou por parte dela preço de custo.

Acerto

Até mesmo esse acerto entre dono de posto e transportador caiu no grampo.

Medo relativo

O restante do combustível adulterado voltou para o tanque do posto, mas dias após a fiscalização do Procon. Empresário temia que os fiscais voltassem.

De olho

A exemplo do que ocorreu em Uberaba, o MP está de olho nas clínicas de reabilitação de dependentes químicos em Patos de Minas.

Irregulares

A internação involuntária, que tem regras próprias nem sempre seguidas por essas clínicas, é o “x” da questão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por