FALANDO SÉRIO

Piau recomenda a assessores que facilitem transição

Wellington Cardoso
Publicado em 24/11/2020 às 19:44Atualizado em 18/12/2022 às 10:53
Compartilhar

 

Reassumindo

Depois de “queimar” suas férias para se dedicar à campanha para procurador geral de Justiça, o promotor José Carlos Fernandes reassumirá na quinta-feira a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.

Escolhido

Nesta terça-feira, Romeu Zema pinçou de lista tríplice o nome do procurador Jarbas Soares Júnior para conduzir a Procuradoria Geral de Justiça em seu governo.

Processo

No processo de nomeação do titular da PJR, a escolha é sempre do governador. Jarbas já havia exercido o cargo duas vezes no Governo Aécio Neves

A lista

O promotor uberabense José Carlos Fernandes integrava a lista tríplice como o segundo mais votado por procuradores e promotores de Justiça de todo o Estado.

Armas apreendidas

Somente este ano, a Polícia Militar Rodoviária apreendeu em Minas Gerais 2 mil 3 armas de fogo, 61,72% mais que em idêntico período de 2019. Predominam as armas longas (espingardas) com 521 unidades. 

Fora da lista

Uberaba não figura entre as maiores cidades no item apreensões de armas. Teófilo Otoni, Montes Claros, Divinópolis e Curvelo lideram, pela ordem.

Videoconferência

Conselho Nacional de Justiça voltou atrás e aprovou nesta terça-feira a realização de audiência de custódia pelo sistema de videoconferência, que havia proibido em julho. Motivo do recu a pandemia.

Injúria racial

Nesta quinta-feira, se o processo não for retirado da pauta, o STF decidirá se injúria racial é crime imprescritível.

Vai mudar

Colégio José Ferreira terá troca de comando. O diretor Marcelo Piantkoski optou por deixar a unidade e retornar a Niterói, ficando mais próximo dos seus familiares.

Substituto

Seu substituto já está definid o professor Carlos Zanetti, já conhecido da comunidade escolar, e que assumirá o cargo no dia 4 de dezembro.

Incentivos

Ao término da atual gestão, o secretário José Renato Gomes diz que ao empresariado local foram destinados 85% dos incentivos concedidos pela Prefeitura.

Áreas

Centenas de empresas receberam áreas e/ou estímulos fiscais ou econômicos para construírem suas unidades.

Clandestinidade

Adriano Espíndola não poupa críticas “ao sistema”, que, segundo ele, em processos eleitorais empurra partidos como o PSTU para a semiclandestinidade.

Sem tempo

O advogado, candidato a vice na chapa do partido, cita como exemplo o fato de o PSTU não ter tido tempo na TV e no rádio para expor as suas ideias.

Esquisito

A visita de Zema a Uberaba, de domingo para segunda, surpreendeu até mesmo os órgãos policiais do Estado na cidade. Eles não foram previamente informados.

Segurança

Zema trouxe a sua própria equipe de segurança, o que é normal em deslocamentos de governadores. Sempre foi assim. Mas a comunicação faz parte do protocolo.

Transição

A partir de domingo, quando Uberaba conhecerá o futuro prefeito, Paulo Piau estará pronto para recepcionar a equipe de transição nomeada pelo eleito.

Facilidades

A ordem dada aos seus assessores é para que todas as informações sejam disponibilizadas, mesmo aquelas que não tenham caráter obrigatório.

Sem prejuízos

“Não é para atrapalhar a vida de ninguém” – sentenciou.

Escritos

À equipe de transição serão fornecidos relatórios e não apenas informações verbais.

Faturando

Ainda não regularizadas no município, ignorando até mesmo notificação do Ministério Público, Uber e 99 faturam, no mínimo, R$200 mil/mês em Uberaba.

Comissão

Apenas em comissões cobradas aos trabalhadores com aplicativos para o transporte individual de passageiros.

Uma grana

Ao defender a ideia de um novo aeroporto, o secretário de Planejamento lembra que a necessária ampliação do “Mário Franco” exige pelo menos R$50 milhões da Prefeitura.

Desapropriações

Maior parte desse valor seria dispendido com a desapropriação de imóveis do entorno.

Vencido

Antes mesmo do uberabense tomar conhecimento da ratificação de sua condenação pelo STJ, o ex-vereador Jorge Ferreira foi reprovado pelas urnas.

Baixa votação

Ele teve apenas 123 votos.

Rachadinha

Jorge foi condenado por improbidade administrativa com suspensão dos direitos políticos por 5 anos, dentre outras penalidades.

Curioso

Mesmo já condenado em segunda instância, o ex-vereador teve sua candidatura deferida e concorreu normalmente.

Frustrante

Das urnas saíram resultados frustrantes também para outros ex-vereadores, que, diferentemente de Jorge, não sofreram denúncias de irregularidades.

Distantes

Hamilton Felix (406), Durval da Farmácia (395), Massuó (286) e Valdir Barbosa (196) ficaram centenas de votos distantes das vagas.

Decepção

As urnas igualmente decepcionaram outros como o ex-padre católico Júnior, que já foi idolatrado por expressiva parcela de fieis à sua época de Igreja São Judas.

Multidões

As missas por ele celebradas atraiam multidões.

Cabo eleitoral

Durante muitos anos padre Júnior foi paparicado por políticos de diferentes cores, que sonhavam em tê-lo como cabo eleitoral.

Desgaste

Depois, vieram os seguidos desgastes pessoais que culminaram com sua saída da Igreja Católica.

Na esteira

Decepcionante foi também a votação (424) do médium Maurício Magalhães.

LGBT

Responsável direto incontestável pelas paradas gays realizadas em Uberaba nos últimos anos, Waldir Santana recebeu o apoio de apenas 234 eleitores.

Corajoso

Waldir Santana merecia um reconhecimento maior pela defesa que faz da comunidade homossexual há décadas.

Ações

Passadas as eleições, advogados especialistas no assunto já foram contatados por políticos da região para questionarem métodos usados por vencedores.

Luto

Amigo nascido à época da rivalidade Difusora/PRE-5 e no Tiro de Guerra em 1970, Fernando Braz, Vanucci já famoso na Globo, nos deixou nesta terça-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por