JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 27 de novembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 22/11/2020


Continua depois da publicidade


Assaltante do BB preso na quinta, deve ser transferido para penitenciária de segurança máxima

Mandado
Assaltante do BB, agência Leopoldino, preso 5ª feira em Escarpas do Lago, já havia sido identificado e tinha mandado de prisão expedido há meses.

Comunicação
Até este sábado, a captura do criminoso não havia sido oficialmente comunicada à Justiça uberabense.

Transferência
Ele está preso em Capitólio há três dias e deve ser transferido para penitenciária de segurança máxima, o que é mais provável, dada a sua periculosidade.

Bem longe
Todos os assaltantes do BB já condenados cumprem penas longe de Uberaba. Antes mesmo do julgamento haviam sido transferidos.

Perdas
Todos os vereadores reeleitos, sem exceção, perderam votos na comparação com o pleito de 2016.

Concorrência
Quem mais perdeu, possivelmente em razão da concorrência no seu segmento de atuação, foi Denise Max, que caiu de 4,3 mil para 1,5 mil votos.

Animais
Outros dois ativistas da causa animal foram eleitos.

Evangélicos
As várias candidaturas de evangélicos tiraram votos de Samuel Pereira (3 mil 949 para 1,6 mil) e Fernando Mendes (2 mil 40/1,7 mil).

De fora
Ronaldo Amâncio caiu de 1 mil 948 para 1,2 mil e ficou de fora das vagas.

Idas e vindas
O ex-presidente da Fundação Cultural teria conservado sua cadeira na Câmara, mesmo com a queda de votos, se não tivesse trocado o PTB pelo MDB.

Acertou
E quem acertou na troca de partido (PHS/PP) foi Elias Divino (Podemos). Com os mesmos 1 mil 840 de agora, teria ficado de fora.

Subiu
Se não logrou êxito em 2016 com 2 mil 631 votos pelo PSL, Luciene Fachinelli teria sido eleita com a mesma quantidade em 2020, e ainda subiu para 2 mil 840.

Por opção
Partido que mais perdeu cadeiras na Câmara foi o PR, agora PL. Depois de eleger quatro vereadores em 2016, por divergências internas não lançou candidatos em 2020.

Despencou
Sem representante no Legislativo há duas legislaturas, o PT também viu os seus votos para prefeito despencarem de 2012 (última participação anterior) para a de agora.

Peso
Com a ascensão da direita, a esquerda perdeu apoios e o PT saiu de 28 mil 487 votos para Adelmo, em 2012, para os 7 mil 454 de Patrícia.

Muito diferente
Em 2012, o PT governava o País (Dilma) e Adelmo contou com o apoio de Anderson Adauto. Em 2020, Patrícia fez campanha atrelada à imagem de Lula.




Continua depois da publicidade

Vereáveis
Na tentativa de cadeira na Câmara, os partidos de esquerda foram mal e ficaram de fora. No caso do PT, a chapa de vereadores teve menos votos do que Patrícia.

Mais votados
No PT, a professora Maria Rita repetiu a condição de mais votada do partido, enquanto Zuzu liderou a lista do PCdoB.

Covid-19
Figura popular em Uberaba, Zé Teles lutou bravamente, mas não resistiu à Covid-19, falecendo na madrugada deste sábado.

Servidor
Teles era chefe de turma na varrição social da Prefeitura.

Rins
Nos últimos dias, Teles lutava também contra uma das consequências do vírus: a interrupção das atividades renais.

Curados
Na semana epidemiológica fechada em 14 deste mês, 94% dos uberabenses contaminados pelo vírus tinham se recuperado. Novos números devem sair na segunda.

Sem imagens
Por estratégia ou não, a polícia paraguaia diz não ter encontrado cenas filmadas do veículo em que morreu o uberabense Paulo Resende, trancado no porta-malas.

Desligadas
Segundo as informações, todas as câmeras existentes nas imediações do local em que o carro foi abandonado e incendiado estavam desligadas para armazenamento.

Chefe
As investigações do crime são conduzidas pelo delegado Ramon Aguero, para quem os autores demonstraram desconhecer o local, em razão da existência de câmeras.

Crescimento
Se em Uberaba a PM elegeu seu primeiro representante ainda na ativa para a Câmara (cabo Diego Fabiano), pelo Brasil afora 50 policiais ou militares.

Aqui perto
Em Araguari, foi eleito oficial do Exército (major Renato) e, em Campina Verde, um delegado da PC (dr. Helder).

Vereadores
Os candidatos a vereador aumentaram para 7 mil 258, e 807 foram eleitos em diferentes cidades, sendo 19,8% do MDB.

Segundo
Diego Fabiano, que será transferido para o quadro de reservas da PM, ajudou o PP a ficar em segundo lugar com 18,5% dos eleitos. Pelo PT, 9,7%.

Mulheres
Uberlândia, a exemplo de Uberaba, aumentou a presença de mulheres no Legislativo. Lá foram eleitas oito, uma delas trans.

 


 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia