FALANDO SÉRIO

STJ derruba prisão de ofício por juiz e põe acusado na rua

Wellington Cardoso
Publicado em 17/11/2020 às 20:13Atualizado em 19/12/2022 às 05:57
Compartilhar

Atualizada às 22h10 do dia 17 de novembro de 2020

Desentendido

O que será que o PDT não entendeu na fala de Elisa Araújo ao JM logo após a confirmação de sua passagem para o 2º turno e em primeiro lugar?

Incompatíveis

Disse Elisa, textualmente, que não buscaria apoio dos demais partidos (derrotados no 1º turno) porque, com base nas conversas que tivera na pré-campanha, nenhum grupo era compatível com os valores defendidos por ela.

De oferecido

Eis que, nesta terça-feira, Lerin comunicou aos “prezados companheiros”, que, “atendendo a determinação da executiva do PDT municipal e estadual que decidiu pelo apoio espontâneo (...) para a candidata Elisa e também pela vontade do povo pela renovação”.

Faltou algo A simples leitura do texto distribuído por Lerin deixa a sensação de que faltou algo na mensagem que desejava transmitir.   Com ressalvas

Consultada, Elisa disse à coluna que “serão bem-vindos os votos de todos”. Mas, essa relação não passará disso. Mais claro impossível.

Vitória maiúscula

Mesmo sem ser brilhante, a Seleção Brasileira derrotou o Uruguai por 2x0, gols de Artur e Richarlison, na noite desta terça-feira, em Montevideo Resultado que a mantém na liderança das eliminatórias para a Copa do Mundo na América do Sul.

Influência

Para o diretor do Instituto Percent é possível admitir que caiu por terra a importância das chapas de vereadores na captação de votos para candidato a prefeito.

Referência

Luiz Cláudio Campos se apoia em uma das coligações em que a soma dos candidatos a vereador deu 91 mil 069 votos, enquanto o majoritário teve 28 mil 740.

Maioria

O grupo conquistou quinze das vinte e uma cadeiras (pela primeira vez) da Câmara, mas não chegou ao segundo turno da majoritária.

Dois pesos

Mas há também situações em que as candidaturas majoritárias pouco influenciaram nos votos dos vereáveis que as acompanharam.

Exemplo

Em outra coligação, foram 16 mil 647 votos conquistados pelas chapas de vereáveis, enquanto chegou aos 37 mil 625 a votação do majoritário.

Trio

Três candidatos a vereador do grupo se elegeram, mas o candidato a prefeito está no segundo turno.

Sozinho

No partido que não recorreu a coligação, a candidata a prefeito somou 54 mil 581 votos, mas os postulantes ao Legislativo conseguiram 8 mil 426 votos, conquistando apenas uma cadeira.

Fora do PT

Em outro também foi gritante a diferença entre os votos da chapa para vereador e os da candidatura majoritória, que teve mais que o dobro da votação dos vereáveis.

Diferença

Eles tiveram apenas 3 mil 405 votos e a majoritária 7 mil 454. Partido ficou longe de uma vaga na Câmara Municipal. Outra vez.

Legenda

A soma dos votos dos partidos inclui também as indicações apenas de legenda no voto para o Legislativo.

Longevidade

Uberabense Paulo Frange foi para o 7º mandato na Câmara de São Paulo. Agora com 17 mil 796 votos e o único eleito pelo PTB.

Mais votado

Por lá, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT) foi novamente o mais votado com mais de 167 mil votos.

Arrebentou

Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen, ficou entre os mais votados com mais de 43 mil.

Não mistura

Futebol e eleição nem sempre se misturam. Que o digam os ídolos corintianos Marcelinho Carioca (7,5 mil votos) e Dinei (2,9 mil).

Frustrante

Um dos maiores ídolos do Palmeiras, Ademir da Guia teve apenas 744 votos, e, em Campos dos Goytacazes, o zagueiro Odvan, ex-Vasco e Fluminense, ficou com 228.

Na esteira

Frustrante foi também a votação (997) de Rodrigão, medalha de Ouro no Vôlei, que disputou cadeira na Câmara de Praia Grande.

Nem com ajuda

A ajuda dos irmãos Zezé di Camargo e Luciano não foi suficiente para Wellington Camargo se eleger em São Paulo.

Decepcionante

O ex-campeão mundial de boxe Acelino Popó foi vice em chapa para a Prefeitura de Salvador que teve 0,1% dos votos.

Murchou

Com vários mandatos na Câmara do Rio, este ano o ex-artilheiro Roberto Dinamite teve apenas 1,9 mil votos.

Legado

No Rio, a viúva da vereadora Marielle Franco, Mônica Benefício se elegeu para a Câmara com 22,9 mil votos.

O punido

Os cariocas também elegeram o PM Gabriel Monteiro, que ficou famoso nas redes sociais, também por questionar coronel se integrava organização criminosa.

Foram mal

Muitos outros famosos se deram mal nas urnas. Entre eles, o biomédico Dr. Bactéria, os ex-medalhistas olímpicos Maureen Maggi e Diego Hypólito.

Também dançaram

Na longa lista estão incluídos Chiquinho Scarpa, DJ Tubarão e a cantora Neném (da dupla com Pepê).

De fora

O ex-campeoníssimo da natação Luiz Lima (PSL) teve 180,3 mil votos para a Prefeitura do Rio e não foi para o 2º turno. Mas é detentor de mandato de deputado federal.

Divergência

STF e STJ ainda não chegaram a um entendimento unânime de que um juiz pode, de ofício, transformar uma prisão em flagrante em prisão preventiva.

Julgador

O pacote anticrime do então ministro Sérgio Moro reservou ao juiz julgador apenas essa condição, não se envolvendo na elaboração do processo.

Sinalização

A divergência entre as Câmaras Criminais do STF estava estabelecida em decisões já conhecidas, mas já há indícios de que a divergente abraçará o entendimento da outra.

Caso de Uberaba

E isso ficou evidente em caso que envolve acusado de crime em Uberaba, defendido pelo advogado Guilherme Gomes de Lacerda.

Habeas corpus

Nesta 2ª feira, o ministro Sebastião Reis Júnior, da 6ª Turma, a resistente, concedeu habeas corpus ao preso com a argumentação do advogado da ilegalidade de o juiz, de ofício, transformar prisão em flagrante em temporária.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por