FALANDO SÉRIO

PP é o campeão de votos e o MDB fica em segundo

Wellington Cardoso
Publicado em 16/11/2020 às 19:19Atualizado em 19/12/2022 às 05:58
Compartilhar

Fortes chuvas desta segunda derrubaram árvores e postes.

Sigilo

Enquanto o advogado uberabense Júlio César Fonseca pensava em pedir a suspensão do sigilo do processo de Mariana Ferrer, a Justiça de Santa Catarina o ampliou.

Total

Agora a ação corre, em grau de recurso, sob sigilo total.

Vitorioso

Na corrida por cadeiras no Legislativo, o PP, liderado por Franco Cartafina, foi o que somou mais votos (incluídos os de legenda) em Uberaba: 19.045, ou seja, 12,67% do total.

Timaço

Dos seis candidatos mais votados, três são do PP: Celso Neto, Rochelle e cabo Diego Fabiano. Varciel Cabeleireiro, suplente nessa legislatura, foi o 9º.

Eleito, Diego Fabiano agradece "veteranos" da PM

Privilégio

Com 3 mil 486 votos, Celso presidirá a sessão de instalação da Câmara para a próxima legislatura, conduzindo a eleição da Mesa Diretora, o que antecede a posse de quem assumirá a Chefia do Executivo.

Bancada

O grupo liderado por Franco elegeu outros dois vereadores pelo Podemos (Elias Divino e Alessandra) e chegará fortalecido à Câmara.

Estrategista

Fruto de uma articulação bem conduzida por Rodrigo Mateus, o articulador da composição das duas chapas.

Em segundo

O MDB, em que pese a turbulência vivida na pré-campanha, foi o segundo partido com mais votos (14 mil 715, 9,79%), conquistando três cadeiras.

Esperado

A primeira delas, dentro das previsões, por Marcos Jamal, o ex-presidente da Cohagra, que trocou a incerta pré-candidatura a prefeito pela vereança.

Fortalecidos

E contrariando os prognósticos de muitos, em razão dos inúmeros candidatos evangélicos, Fernando Mendes e Samuel Pereira deixaram a concorrência para trás.

Sem surpresa

Também era aguardada a reeleição de Marão como o mais votado pelo PSD, partido que foi o terceiro de maior número de votos (13 mil 842).

Novidade

E ainda elegeu Anderson Dois Irmãos.

Dois novatos

O PSL ficou em 4º com 12 mil 825 trazendo “caras novas”: Lu Fachinelli (a 2ª colocada no geral) e Tulio Micheli.

Insucesso

Mais do que não eleitos, alguns ex-vereadores tiveram votação inexpressiva. Entre eles, Hamilton Felix (406), Durval da Farmácia (395) e Massuó (286).

Pior ainda

A lista é engrossada por Valdir Barbosa (196) e Jorge Ferreira (127).

Recado

As urnas voltaram a dizer com todas as letras: uma coisa é ser popular, ter milhares de “seguidores” em rede social. Outra coisa é ter voto.

Não vingou

Receber ameaças, ter a casa “rondada” por veículos estranhos, andar de colete à prova de balas e precisar de segurança não resultaram em votos para Moara.

Terceira

A candidata do PP ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Campina Verde, vencida pelo delegado Dr. Helder.

Zerado

Candidatas a vereador por partido que conquistou cadeira na Câmara de Uberaba alimentam esperanças de siglas opositoras por terem terminado o pleito com 0 voto.

Especulações

Para alguns, isso é motivo para eliminar toda a chapa da agremiação.

Prova robusta

Mas não é bem assim. Especialista em legislação eleitoral afirmou à coluna que somente prova robusta de fraude ou de lançamento de “fantasmas” poderia provocar punição.

Investigação

E, se fosse o caso, isso somente poderia ocorrer dentro do devido processo legal: investigação da PF e MP comprovando o delito e, por fim, sentença judicial.

Fora do páreo

A constatação da irregularidade poderia provocar a eliminação de toda a chapa do partido responsável por ela e, consequentemente, a não posse dos eleitos.

Mudança

Segundo PM a se eleger vereador na história da Câmara de Uberaba, o cabo Diego Fabiano troca a carreira militar pela nova missão.

Reserva

Assim que for diplomado vereador para a próxima legislatura, o graduado será transferido para a reserva da PM, como determina regulamento.

Goleada

Com 68,28% dos votos, Luizinho do Doca foi reeleito prefeito de Veríssimo, derrotando a esposa do ex-prefeito Reinaldo Sebastião Alves.

Oposição

Elisa ou Tony como prefeito deparará com um Legislativo em que os partidos que não estão entre os que os apoiaram têm a maioria dos vereadores.

Formalidade

Para o presidente do MDB, Fabiano Elias, o segundo turno será mera formalidade diante dos números do 1º turno e a rejeição de uma e outro.

De fora

Mais uma vez partidos tradicionais em Uberaba como PT e PSDB ficaram sem cadeira no Legislativo.

Curiosidade

Coisas do sistema proporcional: dezesseis suplentes da próxima legislatura tiveram mais votos que o último da lista dos eleitos e quatorze mais que o penúltimo.

Peres

Na manhã de domingo, coronel Peres, apesar das pesquisas, dizia à Rádio JM ter expectativas de chegar ao 2º turno.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por