FALANDO SÉRIO

Idosos são maioria entre vítimas fatais da Covid-19 em Uberaba

Wellington Cardoso
Publicado em 31/07/2020 às 19:00Atualizado em 18/12/2022 às 08:19
Compartilhar

 Incidência

A taxa de incidência da Covid-19 em Uberaba é menor que a da microrregião (Iturama/Frutal) e da macrorregião do Triângulo Sul.

Menos da metade

Enquanto em Uberaba a taxa é de 151 por cada 100 mil habitantes, na macrorregião Sul é de 226 e na microrregião chega a 348.

Idosos

Os idosos (acima de 60 anos) já representam 71,43% dos óbitos causados pela Covid-19 em Uberaba, o que reforça a necessidade de cautelas pelo grupo de risco.

Vulneráveis

São pessoas mais vulneráveis ao contágio e, quando portadoras de outras comorbidades, seus riscos aumentam.

Doentes

Cem por cento das vítimas fatais com mais de 60 anos era hipertensas (55%), cardiopatas (32,5%), diabéticas (30%) ou portadoras de doenças neurológicas crônicas (12,5%).

E mais

Na lista das complicações estã doença renal (12,5%), tabagismo (10%), tumor (10%), asma (10%), obesidade (7,5%), dislipidemia (5%) e AVC (2,5%).

Estudos

Os dados fazem parte do monitoramento diário que o secretário Iraci Neto e equipe da Secretaria de Saúde faz sobre o coronavírus em Uberaba.

Mais de fora

As UTIs dos setores público e privado em Uberaba, reservadas a pacientes da Covid-19, têm mais pacientes de fora do que da cidade.

Dobro

Antes do boletim epidemiológico desta sexta-feira, eram 12 pacientes de Uberaba e 24 de fora.

Privado

Pacientes com plano de saúde têm vido de outras cidades, fugindo das limitações das suas. Na quinta-feira, foram internados aqui dois contaminados de Araxá.

Excluída

Mesmo com mais de dois mil contratos renovados, a UNIUBE resolveu excluir do documento a cláusula contestada pelo Ministério Público a partir de denúncia.

Adesão

Dizia a cláusula que as aulas pelo sistema EaD, provocado por situação adversa (como a pandemia), não alterariam valores do curso.

Para todos

Ao tomar a decisão de excluir o texto polêmico, a UNIUBE a estendeu até mesmo aos contratos já celebrados.

No pacote

Entre os que haviam aceitado a cláusula, firmando o contrato, estava o próprio autor de denúncia ao Ministério Público.

Patinho feio

Apesar de todos os indicativos de ser o “patinho feio” do grupo, Lerin se diz “muito feliz” de estar no PDT e assegura que sua pré-campanha cresce dentro do partido.

Baixaria

Baixou o nível de vez por parte de alguns envolvidos no processo eleitoral deste ano em Uberaba. Vídeos agressivos e ofensivos circulam desde quarta-feira.

Gravações

E é uma fartura o que circula de gravações clandestinas de conversas telefônicos que deveriam ser mantidas entre os interlocutores.

Testagem

Até quinta-feira a Secretaria de Saúde havia testado 18 mil 288 pessoas, constatando 1,7 mil resultados positivos.

PCR

Do mais confiável teste conhecido, o PCR, foram 8009 testados com 1,1 mil positivos.

Preocupado

Em reunião do Comitê de Enfrentamento, nesta 6ª feira, presidente da CDL se mostrou preocupado com eventual fechamento do comércio lojista por norma estadual.

Desobediência

No entendimento de Ângelo Crema, o retrocesso poderia levar à situação de desobediência coletiva. Sinal de alerta.

Condenação

Ex-prefeito Luiz Pedro Corrêa do Carmo, de Ituiutaba, foi condenado a devolver mais de R$ 700 mil à Prefeitura.

Desvio

Dinheiro desviado para objeto diferente daquele para o qual fora destinado (equipamentos para pronto-socorro). Ainda cabe recurso.

Preventiva

Nas investigações que resultaram na Operação Cafezinho, nesta sexta-feira, consta pedido de mandado de prisão preventiva.

Negado

Pedido foi negado pelo juiz Stefano Raymundo, que deferiu mandados de busca e apreensão cumpridos pelo Gaeco e a PM.

Desmentido

Pessoas próximas do secretário-executivo do Ministério da Agricultura negaram que Marcos Montes tenha contraído coronavírus.

Melhorando

E, de São Paulo, veio a informação que apresenta melhora o quadro do ex-deputado Caio Nárcio, ainda em UTI. 

Caravanas

Pelo menos dois ônibus lotados de policiais penais e civis sairão de Uberaba para BH na noite de 4ª feira para a manifestação da manhã seguinte diante da Assembléia.

Perdas

Vão mostrar aos deputados o quanto estão insatisfeitos com as reformas de Zema para o funcionalismo, retirando direitos e conquistas de décadas.

Sintomático

Com a pandemia e a proibição de visitas, aumentaram as tentativas de entrada de drogas na penitenciária com arremessos de pacotes desde o lado de fora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por