FALANDO SÉRIO

Aumentam notificações de Síndromes Gripais em UBSs

Wellington Cardoso
Publicado em 02/04/2020 às 12:02Atualizado em 18/12/2022 às 05:22
Compartilhar

Atualizada às 22h15 do dia 02 de abril de 2020

Síndrome gripal em boletim

Nos últimos boletins diários divulgados pela Secretaria de Saúde sobre o coronavírus surgiram também dados sobre casos de síndrome gripal. Secretário Iraci Neto explica que já começou o período de sazonalidade para síndromes gripais como Influenza e H1N1.

Aumentam as notificações

Têm aumentado nas Unidades Básicas de Saúde as notificações de pacientes com algum sintoma de síndrome gripal. Elas saltaram de 268 no boletim das 12h10 para 284 no das 18h10.

Os sintomas

Entre os sintomas que podem ser apresentados pelos pacientes estão febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e outros.

De olho no adversário

As próximas 48h serão de muita tensão nos partidos políticos e, provavelmente, de traições. Quem hoje está certo como pré-candidato a vereador por uma sigla poderá aparecer na lista de outra já no domingo.

O prazo de filiação se encerra no sábado e até lá muitos dirigentes partidários ficarão sem dormir.

Um candidato a vice com estrelas

Coronel Lupércio Peres negou a FALANDO SÉRIO, no fim de semana, que estivesse se filiando no Avante. Mas a coluna apurou que ele é o sonho de consumo de pré-candidato a prefeito já anunciado, para quem “um vice com estrelas no ombro poderá ajudar muito”. Ainda acredita no efeito positivo da eleição de Bolsonaro.

Proibido usar máscara

Por mais absurda que possa parecer a ordem, tem supermercado e banco proibindo que seus funcionários usem máscara como prevenção ao contágio do coronavírus.

Acham que é uma imagem ruim aos olhos dos clientes.

Quem contou as ordens recebidas, nunca por escrito, foram funcionários que estão entre o medo de perder o emprego e o da contaminação.

Sem comentário.

Máscara é importante, mas...

O alerta é da UFTM, após trabalho revisado pelo professor Rodrigo Molina, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia: “as máscaras só protegem parcialmente” (podem ser atravessadas pelo vírus).

Comentário não é contra o uso delas, mas para ressaltar: “Não se exponha mais só porque está usando uma máscara”.

“Não sei nada disso”

Frase é do secretário-executivo do PSDB, Luiz Cláudio Souza Campos, negando que o partido esteja em negociação com o PTB para as eleições deste ano.

“Esse assunto não chegou até a mim”, acrescentou, para finalizar: “Essa hora tem gente de fora do partido querendo falar em nome dele, creio”.

Manifestação pela vida mantida

Mesmo depois de o prefeito de Patos de Minas liberar o funcionamento do comércio lojista das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, o chefe do Departamento da Polícia Civil mantém o conselho dado aos cidadãos em vídeo postado na rede social.

O delegado Cézar Columbari apela para que evitem sair às ruas e observem as regras sanitárias.

Mais de mil casos suspeitos

Uberlândia está com 1 mil 368 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o último boletim desta quinta-feira. Há uma morte confirmada, de mulher de 61 anos, e seis outros sob investigação. Os internados são 64.

 

MP investiga preço de combustível

Citando publicação de FALANDO SÉRIO sobre a queda nos preços da gasolina e do etanol em Uberaba, o promotor Rodrigo Lionel Falaschi instaurou procedimento para investigar o comércio de combustíveis em Conceição das Alagoas.

Promotor constatou que, naquela cidade, a queda nos preços ao consumidor não acompanharam a tendência e, por isso, abriu investigação preliminar.

TV Universitária retarda planos

A alta do dólar, moeda de referência para a aquisição de cabos e equipamentos de transmissão, retarda o projeto da TV Universitária de colocar no ar a sua programação local. Por enquanto, permanece apenas retransmitindo a TV Cultura.

Diz o superintendente Cesar Antônio, que os testes de satélite para a geração e distribuição de imagens próprias foram amplamente satisfatórios. “Um belo sinal no ar” – assegura o jornalista.

Muita gente sem juízo

Fiscais de Posturas e Guarda Municipal foram acionados na noite desta 4ª feira por populares incomodados com ruídos de festa no Jardim Maracanã. E no bairro eles efetivamente encontraram várias pessoas em uma casa de eventos.

Pelo desrespeito ao decreto municipal de restrições decorrentes do enfrentamento ao Covid-19, a casa foi esvaziada e o proprietário multado.

Cemig ajusta tarifas da zona rural

Ressarcidos produtores rurais prejudicados com o corte do desconto de 30% na conta de energia elétrica que a CEMIG considerou utilizada em residência, e não na produção.

A classificação de muitos deles em Uberaba havia sido equivocadamente alterada de “agropecuária rural” para “residencial”, e as diferenças cobradas a mais em janeiro a fevereiro começam a ser restituídas na forma de crédito.

PDT acolhe empreiteiros

Além da pré-candidatura de Roberto Veludo a prefeito, o PDT acolheu vários outros empresários do ramo da construção civil de Uberaba, antes filiados ou simpatizantes do antigo PR.

Números normais de sepultamentos

Sepultamentos nos cemitérios administrados pela Prefeitura em Uberaba e Ponte Alta somaram 167 em fevereiro (mês com menos dias) e 173 em março.

Ex-PCdoB agora no PDT

A ex-presidente do PCdoB e da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, anunciou pela rede social sua adesão ao PDT. Justificou a escolha referindo-se à história do PDT de Leonel Brizola. Só não disse se será candidata às eleições deste ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por