FALANDO SÉRIO

Acidentes provocam 320 casos de invalidez permanente em um ano

Wellington Cardoso
Publicado em 24/01/2020 às 07:26Atualizado em 18/12/2022 às 03:45
Compartilhar

Maus-tratos

Surgem as primeiras consequências no Judiciário da exploração de rinha de galo flagrada pela PM em fazenda de Perdizes.

Brigando

No local, em setembro do ano passado, foram encontradas mais de 80 aves, quatro arenas e dois galos brigando sob os olhares e a torcida de mais de 60 pessoas.

Identificados

Quarenta e oito pessoas foram identificadas e estão sendo processadas pelos promotores Carlos Valera e Monique Mosca, de Uberaba, e colega de Perdizes.

Denúncia

A denúncia foi aceita pelo juiz Cláudio Henrique Cardoso, que decretou a requerida indisponibilidade da fazenda.

Restrições

Os acusados, que responderão pelo crime em liberdade, não podem frequentar bares e devem comunicar imediatamente qualquer alteração de endereço.

Tempo

Coronel Lupércio Peres está completando seu tempo na Polícia Militar e terá de se transferir para a reserva, se não houver decisão judicial em contrário.

Nota técnica

Diante das interpretações dadas à lei que trata do sistema de proteção social dos militares, publicada em dezembro, a PM produziu Memorando Técnico esta semana.

Trinta anos

Destinado aos comandantes, diretores e chefes, o documento diz que continua prevalecendo a aposentadoria aos 30 anos de serviço para quem já estava na corporação.

Saidinhas

Desde ontem o condenado por crime hediondo com morte da vítima não pode se beneficiar das “saidinhas” do presídio em épocas especiais.

Há ressalva

A medida não alcança os condenados no passado, pois lei penal não retroage em prejuízo do acusado.

Controvérsia

Mas tem quem discorde. Para alguns juristas, o que estaria em discussão não seria a pena, mas a execução. Sinal de que a divergência chegará ao STF em algum momento.

Condenação

A morte de paciente (mulher) por falha médica, segundo a denúncia acolhida pela Justiça, resulta em condenação do Hospital Pro-Mater de Araxá.

Indenização

Morte ocorreu em 2007, motivada por um AVC, e a indenização foi fixada em R$200 mil, em sentença confirmada pelo Tribunal de Justiça. Ainda cabe recurso.

Seguro

Em 2018, Uberaba ficou entre os municípios do Sudeste com maior número de sinistros indenizados pelo Dpvat, segundo a seguradora Líder.

Proporção

As novecentas e quarenta e duas indenizações pagas representaram 1% do montante registrado em toda a região, considerada a mais rica e populosa do país.

Superada

Entre as maiores cidades de Minas, Uberaba foi superada em número de sinistros pagos por Belo Horizonte, Uberlândia (2.888) e Montes Claros (1.209).

Invalidez

Foram trezentos e vinte casos de invalidez permanente em decorrência de acidentes de trânsito, contra quatrocentos e cinquenta e dois do ano anterior.

Mortes

De acordo com o relatório, houve trinta e seis mortes indenizadas em 2018 e sessenta e quatro em 2017.

Assustadores

O Brasil registra, por ano, cerca de quarenta e uma mil mortes, enquanto mais de duzentos e oitenta e quatro cidadãos ficam com algum tipo de invalidez permanente.

Jovens

Em sua maioria, jovens e acidentados com motocicletas.

Processo

Newton Cardoso pai e seu filho deputado e presidente do MDB/MG foram formalmente denunciados à Justiça por improbidade pelo Ministério Público Federal.

Domésticos

Diz a denúncia que cinco pessoas foram nomeadas por ambos, em épocas distintas, como assessores, mas sempre atuaram como domésticos na casa de Newtão.

Devolução

Os “assessores” confirmaram o desvio de função e o MPF quer que os acusados restituam R$2,8 milhões à União.

Dor de cabeça

Diretores de quatro empresas instaladas no DI-3 deixaram de atender pedido de informações do MP.

Oportunidade

Requisição está sendo reiterada pelo promotor Carlos Valera, lembrando que a omissão poderá resultar em pena de um a três anos de reclusão e multa.

Atentas

Outras vinte e seis empresas responderam aos questionamentos feitos.

No flagra

Estagiário de escritório de advocacia de BH foi flagrado ontem tentando introduzir drogas na penitenciária.

Aprovada

Bacharela Alessa Lemp, ontem citada na coluna pelo TCC sobre Núcleo de Práticas Jurídicas, colou grau nesta 5ª-feira e já está aprovada no Exame de Ordem.

Banca

Da banca a que foi submetida no encerramento do curso de Direito da Uniube participaram os professores Rodrigo Vaz, Leuces Teixeira e Viviane Cristina.

Sem reação

Projeto em tramitação na Câmara estabelece regras para o cidadão em abordagem policial. Entre elas, deixar as mãos visíveis, sem movimentos bruscos, e não tocar no agente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por