JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 14/01/2020


Gê Alves – redatora interina
gealves13@gmail.com

1X3 Cada Real investido em construção civil representa R$3 em movimentação. A afirmação é do delegado do Sinduscom na Fiemg, Roberto Veludo. Não à toa, o segmento é considerado o supertermômetro da economia.

Nada, nada, nada. Piau, com sala de reuniões lotada, após assinar as ordens de serviços da ordem de R$13 milhões, foi simpático aos vereadores presentes, liberando para que elegessem as que eles gostariam de avalizar, tipo um carimbo imaginário. Dos presentes, apenas Samuel Pereira não apôs assinatura em nenhuma. Apontado para falar em nome do Legislativo, ele cedeu a palavra ao líder do prefeito, vereador Rubério Santos – que agradeceu ao colega.

SOS. Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Toninho Oliveira, manifestou ao empresário da rede Supermaxi de Supermercados, Vicente Oliveira, solidariedade ante a invasão de chuva em sua loja, na rua Prudente de Morais. Obra de drenagem ali visa a sanar o problema.

Agora vai. Sobre a adequação da travessia urbana nas BRs 262/050, Toninho falou olhando nos olhos do responsável pela empresa Concrepoxi, Luiz Eduardo Pessoa, que vai executar a obra. Querem solução para um problema que não é só de Uberaba, é responsabilidade federal, lembrando o pepinoso projeto Travessia, que arrastou a solução para o macroproblema. Piau, em tom de ironia, tranquilizou o empresário: “apesar de a BR-050 ser federal, o dinheiro já está no caixa da Prefeitura”.

Angu pronto. O vereador Rubério Santos falava que demanda do Governo a macrodrenagem contra enchentes, que se repetem há 15 anos, no Jardim Maracanã. No momento foi interrompido por Toninho Oliveira, que anunciou para o dia 2 de fevereiro a assinatura da ordem de serviço, o que, naturalmente, foi comemorado pelo vereador.

Tenho dito. Separei duas frases ditas ontem por Paulo Piau. “Prefeito não tem que agradecer, mas reconhecer e parabenizar a Câmara de Vereadores pelo entendimento das necessidades da cidade, que permite respaldar projetos do Executivo” e “Os políticos e o poder público brasileiros são muito mal vistos pelos males feitos por aí. Todos pagam o preço. Mas o Brasil toma nova dinâmica e estamos fazendo a nossa parte”.

Tomara! Piau dá sinais de que o Governo está de olho e vai tomar medidas para expulsar bandalheiros/vândalos/marginais que danificam/lesam espaços públicos, como a Mata do Carrinho, no Volta Grande.

Apelo. Aos representantes das empresas que vão responder por novas obras em Uberaba, o prefeito Paulo Piau foi claro: o dinheiro está no caixa e os cronogramas precisam ser cumpridos. “É fazer, medir, receber” e ponto.

Economia. Piau destacou redução média entre 15% e 25% nos preços das obras e lembrou que, no seu governo, passaram a ser três (era só uma) Comissões de Licitação: uma específica para saúde e outra para obras.

Marketing. Uma das ordens de serviço foi a reforma do antigo prédio do Fórum Melo Viana para abrigar a Seds. O secretário Marco Túlio Cury, defensor da ocupação desde a fase embrionária da cessão do prédio, agradeceu, dizendo que a Secretaria que acolhe está sendo acolhida. “Um marco na assistência; um Marco Túlio”, disse num tom de descontração.

E eu? Outro que deu o tom de descontração foi o presidente da Funel, Luiz Medina. É que, enquanto José Renato foi chamado a assinar simbolicamente ordem de serviço de Construção do Centro de Inovação do Parque Tecnológico, a dele, uma das primeiras, passou batido. Falando da importância da área de lazer, a do Parque do Paço, tascou: “Não fui chamado para assinar, mas sei que somos nós quem vamos tocar ...”. Piau trouxe a resposta na ponta da língua: “Zé Renato fez o lobby dele”.

Resposta. Secretário de Governo, Luiz Dutra, colocou pitada de pimenta em sua fala: “É com trabalho que se combatem críticas, muitas vezes colocadas por quem nem sabe o que diz, na Internet”.


Juntos. Na sexta-feira (10), o presidente do Codau e do DEM, Luiz Guaritá Neto, nome mais em evidência para sucessão pelo seu grupo, marcou presença na assembleia do PTB. O partido elegeu o primeiro diretório após longos anos funcionando apenas como Comissão Provisória.

Em paz. Foi uma eleição sem surpresas no PTB. O comando se manteve com o empresário J. Júnior e a vice-presidência ficou com o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati. A executiva abraçou, também, os vereadores Ronaldo Amâncio (licenciado), Fernando Mendes e Varciel Rodrigues. Ou seja, a calmaria parece reinar por lá neste momento, não tendo sido concretizadas possibilidades especuladas.

Com nome. O presidente do PTB, J. Júnior, reforça que o partido lançará nome para prefeito, numa aliança que já tem adesão do PMN, DC e PRTB.

Decidida. Sempre com o nome em evidência para disputar eleições, a advogada e servidora pública Eclair Gonçalves Gomes garante não ter pretensão eleitoral. Ela integra a executiva do DEM e diz que seu foco é fortalecer a ala feminina do partido.

Do outro lado. O PT, também na sexta-feira (10), reuniu sua executiva para discutir o pleito e três pré-candidaturas foram estabelecidas. Uma do vice-presidente, Ivan José da Silva, ex-superintendente regional de Saúde no Governo de Pimentel. Outra do secretário de comunicação da legenda, economista José Paulo Kefalás. Uma mulher entra no páreo: a professora Ana Luz Flores Silva, secretária de formação do partido por aqui.

Sem disputa. Na lista tríplice petista os nomes são de integrantes da administração partidária e novos nas urnas, apesar de militantes históricos. A presidência do partido reconhece os três pré-candidatos, mas diz que não haverá disputa entre eles, sem relacionar os critérios.

Eleitos. A Academia de Letras do Triângulo Mineiro elegeu dois novos imortais: Ani Arantes e Luiz Gonzaga de Oliveira. Segundo o presidente da ALTM, além de Uberaba, houve votos de Uberlândia, Araguari, Araxá, Patos de Minas Montes Claros e Belo Horizonte. Abraço aos dois eleitos.

Boa notícia. A secretária de Educação, Silvana Elias, foi oficialmente comunicada pela Capes de que está autorizado Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD para o Polo de Uberaba da Universidade Aberta do Brasil. Gratuito, o curso deverá ser oferecido no próximo semestre pela UFTM.

Online. Emater Minas, presidida pelo uberabense Gustavo Laterza, adere à tecnologia para disseminar suas informações: WhatsApp 31- 9 8453 6231.

“Erra quem não vê diferença entre a Internet e a vida real. O uso da Internet está subordinado às leis que regem as relações fora dela. (Alexandre Atheniense – advogado especialista em Direito Digital)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia