FALANDO SÉRIO

Triângulo Sul tem um dos piores índices de violência sexual

Wellington Cardoso
Publicado em 08/09/2019 às 07:48Atualizado em 18/12/2022 às 00:04
Compartilhar

Troca de carro

Pedido de Narcio Rodrigues à Justiça de Frutal, para trocar veículo bloqueado (com outros bens) por outro mais caro, teve parecer favorável da promotora Daniela Campos.

Sem prejuízos

No entendimento dela, não haverá prejuízo para o interesse público, mas benefício, no contexto dos processos da HidroEx.

Bom humor

Ao estacionar veículo em área do sistema rotativo, sem pagar, motorista deixou bilhete no para-brisa: “Desculpe, não me multe. Precisei correr ao banheiro”.

Violência sexual

O Triângulo Sul tem um dos piores índices de violência sexual, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Defesa Social.

O pior

Das três áreas integradas de segurança pública no Triângulo, o pior resultado está na 5ª Região, liderada por Uberaba. As outras são Uberlândia e Patos de Minas.

Em queda

O índice está entre os sete piores do Estado, mas apresenta queda em relação ao ano passado, registrando 7,07 vítimas por 100 mil habitantes contra 10,85 em 2018.

Agressões

O crime mais comum contra mulheres no Triângulo Sul é a agressão com 180,94 vítimas por grupo de 100 mil. A violência psicológica aparece em segundo com 141,19.

Patrimônio

Muitas delas são também exploradas em relação ao patrimônio, diz o levantamento.

Veículos

No ano passado, 2 mil 943 veículos foram roubados (em assalto) ou furtados nos trinta municípios que integram o Triângulo Sul. O maior índice foi em Uberaba.

Este ano

De janeiro a julho deste ano foram 1 mil 469 os veículos “arrastados” por bandidos.

Na disputa

Tenista João Menezes confirmou sua participação no Challenger de Campinas, que terá início no dia 30 deste mês.

Destaque

Medalha de Ouro do Pan e vitórias na fase de classificação do US Open aumentaram o prestígio do uberabense, considerado presença de destaque do torneio.

Ranking

No último ranking divulgado pela ATP, João perdeu uma posição e está em 233º lugar.

Fundão

Franco Cartafina tem se empenhado em difundir suas posições em relação ao Fundão, manifestadas no Congresso ao longo da semana.

Contra

Entre outros pontos, o deputado explica que é contra qualquer aumento no fundo e votou “não” quanto a redistribuição de recursos recusados por partidos.

Monitorados

Pouco mais de mil uberabenses acusados de crimes e considerados “reeducandos” são monitorados pela Central de Fiscalização de Penas Alternativas.

Presente

Todos eles comparecem mensalmente à Central, instalada dentro do Fórum Melo Viana, assinam livro de presença e atualizam endereço residencial, quando há alteração.

Municipal

A Cefipa é órgão municipal colocado a serviço do Judiciário, sob a chefia da educadora Vanilda Guimarães.

Sem sustos

Delegado da PF diz não ter a menor preocupação com a Lei do Abuso de Autoridade: “Para policiais, agir com responsabilidade, sob pena de punição, não é novidade”.

Vetado

Entre os textos vetados por Bolsonaro na Lei do Abuso de Autoridade está o que obrigava o policial a se identificar para o preso. Pena prevista era de 6 meses a 2 anos.

Fique esperto

Empresa que aceita cartão como forma de pagamento com uso de senha não é obrigada a exigir a identificação do cliente, decide o STJ.

Indenização

Decisão foi dada em processo em que pessoa vítima do furto do cartão acusava a loja de má-fé e pedia indenização.

Dever

Para o STJ, a vítima falhou no seu dever de guarda (do cartão e da senha).

Cortando o gás

Entidades acusam o golpe e reclamam da Carteirinha de Estudante (digital) anunciada pelo presidente Bolsonaro. Expedição do documento é fonte de renda para elas.

Quando

A carteirinha digital começará a ser expedida em dezembro para os estudantes do ensino superior. Para os demais, em seis meses.

Candidatura

Partido Novo deve abrir já na semana que vem o seu processo seletivo para eventuais candidatos a prefeito em 2020, prevê Daniel Angotti, uma das lideranças da sigla.

Aprovado

A constituição de diretório em Uberaba já havia sido aprovada pelo comando nacional, por ter ultrapassado em muito (239) o número mínimo de 150 filiados.

Inadimplência

Mas a inadimplência da contribuição mensal de R$28 vem preocupando a coordenação do Novo, pois na semana passada apenas 141 filiados estavam em dia.

Exceção

A exigência de 300 mil habitantes para o lançamento de candidato a prefeito pelo partido poderá ter em Araxá uma das exceções, motivada pela votação de Zema na cidade.

“Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.” (William Shakespeare)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por