FALANDO SÉRIO

Servidores da segurança pública estão doentes e sem assistência

Wellington Cardoso
Publicado em 16/08/2019 às 19:39Atualizado em 17/12/2022 às 23:27
Compartilhar

É grave

Nos sete primeiros meses do ano, vinte e nove servidores da segurança pública de Minas tiraram a própria vida.

Depressão

Atualmente, somente na Polícia Civil, oitenta e dois servidores estão afastados por problemas mentais.

Causas

Alta carga de trabalho, baixos salários e atividades perigosas estão entre as principais causas.

Assistência

Doentes, os profissionais armados que lidam diariamente com a violência não contam com assistência psicológica e psiquiátrica adequada.

Confronto

Ontem, o tenente-coronel aposentado Domingos Mendonça voltou a advertir Romeu Zema para a gravidade do quadro e dos sinais que cercam o protesto do dia 22 em BH.

Vai render

Lei do Abuso de Autoridade poderá complicar a vida de muitas autoridades em Uberaba, das que atuam na rua às de gabinete – avaliam criminalistas ouvidos pela coluna.

Imagem

A exposição de presos em rede social tem proliferado e o texto aprovado pune a prática com até quatro anos de detenção. Um dos exemplos inibidores das medidas.

Invasão

O projeto aprovado e dependendo da sanção de Bolsonaro poderá também facilitar a vida dos traficantes, inibindo ações da polícia em suas residências.

Pé atrás

A maioria das entradas em imóveis ocorre sem mandado judicial, no calor da ação policial iniciada na rua, e isso sujeita o autor a pena também de até quatro anos.

Fundamentação

Diz o criminalista Odilon dos Santos que o conjunto de medidas tem dispositivos de proteção ao cidadão comum, muitas vezes vítima de denúncias sem fundamentação.

Rotina

Segundo ele, pelo Brasil afora isso ocorre.

Antecipação

E não é incomum atribuir culpa ao investigado antes mesmo de concluída a apuração e formalizada a acusação. E isso poderá ser punido com até dois anos de detenção.

Retrocesso

Mas, para o criminalista, em alguns pontos a lei representa retrocesso e beneficiará criminosos perigosos.

Causa própria

Experiente delegado de polícia uberabense também foi ouvido pela coluna e sentenciou: “Muitos congressistas votaram a favor dessa lei pensando no próprio futuro”.

Protesto

Os sindicatos dos delegados federais e dos delegados estaduais de São Paulo consideram a lei aprovada um “estatuto da criminalidade”.

Negado

STJ nega prosseguimento de mais um recurso com que o ex-prefeito Reinaldo Sebastião, de Veríssimo, pretendia anular condenação por improbidade administrativa.

Restituição

Ele e ex-servidor foram condenados a restituir à Prefeitura o dinheiro gasto com contratação de assessor considerada irregular.

Seguro

A contratação de seguro por empresas aumentou 23% no primeiro semestre deste ano, no Triângulo, enquanto na área rural especificamente o crescimento foi de 21%.

Meio século

Fundada por Chico Xavier, a Casa Espírita de Sheila (Fabrício) comemora na 2ª-feira (19h30) o seu 49º aniversário.

Palestra

O palestrante especial da noite será o psiquiatra Jorge Bichuetti, estudioso e praticante da doutrina.

Muito justo

Na 4ª-feira, advogados criminalistas renderam homenagens ao escrivão Luiz Antônio Bizinoto, que está se aposentando depois de décadas de bons serviços prestados à Justiça.

Consenso

Eleição no PT de Uberaba ficará restrita ao posto de presidente. Houve consenso entre os grupos e formada chapa única para a composição do diretório.

No páreo

No dia 8 de setembro, o médico Ivan José, militante histórico, e o educador Germano Fernandes, filho de fundadores do partido, estarão disputando a presidência.

Livro

Depois de Zé Dirceu, também o petista histórico Nilmário Miranda vem a Uberaba para lançar livro. Será na quarta-feira.

História vivida

Na obra, Nilmário, ativista dos Direitos Humanos, narra sua própria trajetória política e detalhes ao período revolucionário, em que viveu período na clandestinidade.

Filantropia

Com 1kg de alimento valendo como ingresso, o filme “Ele e as três noviças”, com Elvis Presley, será exibido neste domingo, 14h, no Vera Cruz.

Simples assim

Fruto de acordo, Bolsonaro vetará parcialmente a Lei do Abuso de Autoridade e a mesma Câmara que a aprovou manterá os vetos.

Bastidores

Para evitar alterações em plenário que fizessem o projeto retornar ao Senado, a bancada da segurança pública foi convencida a concordar com a estratégia.

Vai mudar

Loja do Walmart em Uberaba seguirá o que ficou decidido para todo o país, em novo pacote de investimentos do grup passará a ser Big.

Atacarejo

E, provavelmente, passará a ser atacarejo para enfrentar a concorrência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por