JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 22 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 19/06/2019

Ampliação
Eurípedes Higino ampliou o museu de memórias de Chico Xavier, ocupando com mensagens e fotos espaço antes usado pelo médium para dar passes, em sua residência.

Visitação
No ano passado, mais de 22 mil pessoas passaram pelo museu, que tem na entrada livraria em que se destacam obras doutrinárias.

Acumulado
Em dois anos, mais de 43 mil simpatizantes do médium de todo o país passaram pelo museu.

Dividida
Nomeação de Luiz Fernando Resende como reitor não pacifica a UFTM, pois muitos médicos e professores preferiam a manutenção de Ana Lúcia como pro tempore.

Desafio
Um dos maiores desafios para o nomeado será serenar os ânimos internos para ter governabilidade.

Irregularidades
Terá também de se posicionar em relação às várias denúncias de irregularidades na UFTM levadas por funcionários ao deputado Franco Cartafina.

Resistência
A nomeação de Luiz Fernando, mesmo dentro da legalidade, rasga todas as regras democráticas tão duramente conquistadas – diz Rolando Malvázio.

De fora
Pesa contra essa nomeação o fato de Luiz não ter submetido seu nome ao voto informal, entrando direto na lista tríplice, analisa o sindicalista.

Sem surpresa
Desde o início do mandato Bolsonaro, o governo deixou claro sua indisposição em relação a Fábio Fonseca, que encabeçava a lista tríplice eleita há quase um ano.

Esquerda
Pesava contra o professor o fato de ter sido filiado do Psol e, internamente, ser apontado por colegas de direita como “incentivador” de protestos de universitários.

Inédito
Luiz Fernando é o primeiro reitor titular nomeado para a UFTM sem ter participado da eleição informal.

Atrasado
Nomeação acontece com quase um ano de atraso em relação ao término do mandato regular de sua antecessora, o que deixa a UFTM cinco anos sem eleição.

Golpe
Fórum dos Trabalhadores de Uberaba considera golpe Bolsonaro não ter nomeado Fábio Fonseca e convoca plenária unificada para esta 4ª-feira, no Sinpro.

Na bronca
Grupo de professores contratados para o fornecimento de apostilas e aulas em vídeo à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade estaria sem receber.

Atrasado
O atraso variaria de 30 a 60 dias e sem qualquer informação precisa sobre o pagamento – disse informante da coluna.

Silêncio
FALANDO SÉRIO tentou falar com integrantes da administração da Cenec instalados no Colégio José Ferreira, mas o silêncio foi a resposta até as 21h.

Sem voz
Funcionária que atendeu à coluna disse que não tinha autorização para falar sobre o assunto e indicou outra, que não retornou a ligação.

Superior
Material fornecido pelos professores destina-se a alunos de cursos a distância de graduação e pós-graduação.

Operado
Depois de passar por cirurgia em Belo Horizonte, na semana passada, promotor José Carlos Fernandes terá período de recuperação em Uberaba.

Viagem
Sua viagem da capital para Uberaba acontece hoje.

Festa da Abadia
Programação terá início no dia 30 de julho com missa para os voluntários da festa e encerramento no dia 15 de agosto.

Meio ambiente
Ministério Público abre procedimento para apurar denúncia de poluição ambiental provocada por panificadora da Vila Maria Helena.

Fumaça
Segundo a denúncia formalizada à promotora Monique Mosca, fumaça provocada pela queima de lenha causa incômodo aos vizinhos.

Ditador
Entre os comentários que fez sobre a nomeação de segunda-feira na UFTM, o sindicalista Rolando Malvázio rotulou Bolsonaro de ditador, que “odeia a democracia”.

Previsão
Já o PT, em nota distribuída, diz que a escolha tornará a convivência na UFTM prejudicial à educação e àqueles que precisam dos seus serviços.

No ataque
Em outras palavras, o PT afirma que a nomeação de Luiz Fernando atende aos interesses do poder econômico.

Troco
As manifestações sindicais e petistas certamente provocarão reações nesta 4ª-feira.

Drogas
Denúncias anônimas lavaram a PM a apreender o que seriam cigarros de maconha em poder de três estudantes (um deles menor de idade) em instalações do IFTM.

Evasão
Um deles tentou fugir no próprio carro, mas foi interceptado e com ele encontrados dois potes com drogas.

Testemunhas
A ação dos PMs foi acompanhada por funcionários do Instituto Federal e pela mãe do menor apreendido, diz o Registro de Eventos de Defesa Social.

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia