CHECKLIST MUNDO

Três passos para viajar mais em 2019

Gisele Barcelos
Publicado em 04/02/2019 às 05:47Atualizado em 17/12/2022 às 17:51
Compartilhar

O mês de férias oficialmente acabou, mas isso não significa que você precisa esperar até julho deste ano ou só janeiro de 2020 para ter a oportunidade de viajar de novo. Esse espaço sobre turismo e viagens estreia justamente agora para te mostrar que, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível aproveitar os feriados para dar uma escapadinha da rotina e conhecer mais lugares ao longo do ano. Faça listas

Para começar, você, caro leitor, já parou para olhar quando são os feriados em 2019? Esse é o primeiro passo para organizar as ideias (e as finanças, claro!) e conseguir viajar mais. Se ainda não fez a consulta, anota aí: Aniversário de Uberaba e Carnaval - 2 a 5 de março (sábado a terça-feira) Semana Santa – 19 a 21 de abril (sexta-feira a domingo) Dia do Trabalho – 1º de maio (quarta-feira) Corpus Christ – 20 de junho (quinta-feira) Padroeira de Uberaba – 15 de agosto (quinta-feira) Independência do Brasil – 7 de setembro (sábado) Padroeira do Brasil – 12 outubro (sábado) Finados – 2 de novembro (sábado) Proclamação da República – 15 de novembro (sexta-feira) Consciência Negra – 20 de novembro (quarta-feira)

Para tirar viagens do papel nessas datas, tenha uma lista de desejos com destinos para visitar e que se encaixam em escapadinhas de curta duração de três a quatro dias. Assim, fica mais fácil planejar uma aventura de acordo com o orçamento que tiver disponível no momento. Além disso, esse brainstorm feito com antecedência evita de, em cima da hora, fazer sempre o mesmo roteiro (alô, litoral paulista pela quinta vez consecutiva?)

Se precisar de ideias, compartilho algumas das minhas opções: Foz do Iguaçu, Pirenópolis, São Thomé das Letras e, em quatro dias, me arriscaria por Salvador, Bonito ou até ousaria algo internacional como Argentina (Buenos Aires e Mendonça), Chile (Santiago) ou Uruguai (Montevidéu).

Salvador (BA) - Foto/Divulgação Olhe ao redor

Agora e os feriados no sábado? À primeira vista, podem parecer inúteis porque não dá tempo de ir muito longe, mas são uma chance para quem trabalha no fim de semana assegurar uma folga de dois dias e desbravar destinos relativamente perto de casa. Se você já não trabalha nos fins de semana, está esperando o que para organizar um passeio? Entenda: viagem não precisa ser sempre para outro país ou lugares muito distantes. Acabar com esse conceito é o segundo passo para viajar mais. Capitólio

Com dois dias livres, dá tranquilamente para explorar as belezas naturais em Capitólio, se aventurar por Brotas, curtir as flores em Holambra, relaxar nas águas termais em Caldas Novas ou aproveitar que temos voos diretos para Belo Horizonte para conhecer o parque de Inhotim e até cavernas que ficam próximas à capital mineira (tome nota: Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas, Gruta do Maquiné em Cordisburgo e Gruta da Lapinha em Lagoa Santa).

Cordisburgo - Foto/Divulgação Diga não à rotina

Firme na proposta de não precisar ir longe, até mesmo os feriados de um dia no meio da semana são chances para tornar o seu 2019 em um ano cheio de aventuras. Afinal, um dia dá para o bate-volta até Araxá, onde pode fazer um tour pelo interior do prédio histórico do Barreiro e depois andar a cavalo no parque localizado no entorno do hotel. Também é tempo suficiente para chegar a Peirópolis e não apenas ficar no programa basicão de tirar fotos nas réplicas de dinossauros, mas praticar esportes radicais nas cachoeiras da região. Gosta de arte? Um dia é tudo que você precisa para conferir o Museu Casa de Portinari ali pertinho em Brodowski, no interior de São Paulo, e tomar um chopp gelado em Ribeirão Preto antes de voltar à rotina de trabalho no restante da semana.

Todas são atrações que estão no nosso quintal. Basta trocar um dia deitado no sofá de casa por mais diversão. Esse inclusive é o último passo para viajar mais: não diga que não tem tempo... Aproveite oportunidades para substituir a rotina por roteiros! Não me arrependi de todas as vezes que fiz essas escolhas. O corpo pode até voltar cansado, mas a cabeça estará super descansada e - o melhor - cheia de histórias para contar.

Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, que adora pesquisar e montar roteiros para aventuras pelo Brasil e exterior. Além de escrever sobre política no Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo, onde compartilha suas andanças e experiências pelo mundo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por