ALTERNATIVA

Elisa descarta uso de linguagem neutra durante seu mandato

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 10/08/2022 às 19:41Atualizado em 18/12/2022 às 21:16
Compartilhar

Enquanto Elisa for prefeita, linguagem neutra não será adotada nas escolas do município. Foi o que ela assegurou em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira. No entanto, ela não confirmou se irá sancionar o projeto de lei de autoria do vereador Pastor Eloísio, que foi aprovado esta semana pela Câmara. Disse que vai aguardar o parecer de sua assessoria jurídica sobre a matéria.

INDEPENDÊNCIA SIM!

Prefeita também confirmou desfile da Independência, no dia 7 de setembro. Desta vez, o evento cívico acontecerá na Praça da Mogiana, com direito não apenas ao desfile das forças de segurança, como também programação específica para as famílias, logo em seguida. Haverá uma série de atividades de lazer para as crianças, shows musicais, dentre outras novidades. Por outro lado, Elisa deixou claro que dará todo o apoio necessário para garantir a segurança e a ordem na manifestação que apoiadores do Presidente Bolsonaro estão organizando para o dia 7 de setembro também.

ALINHAMENTO COM MARÃO

Indagada sobre a possibilidade de declarar publicamente seu apoio à pré-candidatura do vereador Ismar Marão a deputado federal, a prefeita não titubeou em reafirmar que seu candidato é o deputado Zé Silva. Mas confirmou um certo alinhamento com o presidente da Câmara, a quem ela atribui em grande parte a melhora no relacionamento entre Executivo e Legislativo. “Marão sempre apresentou uma postura honesta, leal e ajudou muito no amadurecimento dessa relação” - frisou a prefeita.

OUTRA VISÃO

Elisa tem uma visão diferente sobre a escolha dos candidatos. Ela não vê problemas, por exemplo, em defender candidatos de fora, os chamados “paraquedistas”. Certidão de nascimento não significa amor pela terra natal, e, segundo a prefeita, tem gente que não nasceu em Uberaba e ama a cidade mais do que muita gente que nasceu aqui. Citou o caso dela própria como exemplo.

OTIMISMO EM ALTA

A propósito, apesar do número excessivo de candidatos a federal e a estadual, a prefeita disse ter certeza que Uberaba vai eleger deputados em outubro. Só não disse quantos.

PLANO DIRETOR

Prefeitura não vai recorrer da decisão judicial que suspendeu os efeitos da licitação para contratação de empresa para revisar e atualizar o Plano Diretor da cidade. Segundo a prefeita, a própria equipe da Secretaria de Planejamento cuidará dessa tarefa, com apoio de um grupo de pessoas da sociedade civil convidadas para compor a equipe. Dois dias da semana serão dedicados exclusivamente pela secretária Isabella Nascimento e equipe para trabalhar na adequação das normas. Elisa também adiantou que pretende aproveitar o trabalho feito pelo governo passado, assim como contratar algumas consultorias pontuais. Por último, disse que pelo menos duas audiências públicas serão realizadas para discussão das mudanças a serem propostas para o Plano Diretor. Afinal, esse projeto mexe com a vida de todas as pessoas, direta ou indiretamente, mais dia, menos dia. Mas mexe!

PACIÊNCIA, JÓ!

Contribuintes que andam ansiosos ante a demora na obtenção de documentos emitidos pela Prefeitura vão ter de redobrar a paciência. Pelo menos os documentos expedidos pela Seplan. De acordo com Elisa, enquanto tudo continuar sendo feito de forma manual, não há como acelerar o processo. Só a digitalização poderá mudar essa situação. Oremos!!!

DEVAGAR, DEVAGARINHO…

Outra expectativa que continua demandando muita paciência é a operacionalização do Centro de Inovação. Passados 19 meses da troca de governo, até hoje tudo parece estagnado. Elisa, no entanto, argumenta que só agora conseguiu efetivamente concluir a obra que, aliás, já tem até mobiliário comprado pelo governo passado. “Para funcionar é preciso ter um plano. Estamos construindo uma parceria com a iniciativa privada para reduzir o custo de manutenção do Centro de Inovação, que está estimado em R$ 600 mil por ano” - disse. Ainda segundo a prefeita, o prédio vai abrigar a superintendência do Parque Tecnológico, espaço para coworking e foco na geração de soluções para as dores de cabeça dos empresários. Ela acredita que até o fim do ano o Centro de Inovação possa estar funcionando.

CONCESSÃO

Para resolver ou pelo menos minimizar os problemas com a manutenção dos espaços públicos na cidade, especialmente as praças, a prefeita adianta que está no forno um decreto para respaldar a concessão desses locais para exploração pela iniciativa privada. Uma das ideias é entregar a limpeza e conservação das praças a quem se interessar em explorar alguma atividade ou comércio no local.

Hoje a Prefeitura lida com dois extremos. O parque das Barrigudas, sob gestão da Codau, é um exemplo de eficiência na oferta de lazer à comunidade. Já o Piscinão, sob responsabilidade da Funel, é uma sujeira danada…

A CAMINHO

Ordem de serviço para revitalização da avenida Filomena Cartafina deve ser assinada em Uberaba pelo secretário Fernando Marcato, no final deste mês. As obras devem começar já na primeira semana de setembro, Aleluia!! Aleluia!!!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por