ALTERNATIVA

Sindicato Rural lança carta de princípios para eleição

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 04/08/2022 às 22:21Atualizado em 18/12/2022 às 21:27
Compartilhar

Sindicato Rural de Uberaba elaborou uma carta de princípios para as eleições 2022, que começa com declaração de apoio explícito à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Tem mais: a carta determina que os candidatos interessados em ser recebidos pelo Sindicato deverão assinar o documento, autorizando expressamente a sua divulgação para toda a população, “mostrando o compromisso com a boa política”.

Não é só: a carta de princípios estabelece a obrigatoriedade dos candidatos ao “reconhecimento público da atividade rural como atividade propulsora da economia nacional, que deve ser exaltada e defendida”.

NOVOS PRINCÍPIOS

“Defesa irrestrita da propriedade privada, combatendo de forma incisiva movimentos e ações que visem a invasão de terras, bem como àqueles que as incentivem” - diz a Carta de Princípios do Sindicato Rural. Na mesma linha, o documento estabelece a defesa irrestrita da livre iniciativa e da desburocratização, combatendo exageros de normas e regulamentos excessivos”.

VAI ASSINAR?

Nos grupos de associados do Sindicato Rural de Uberaba a aprovação à Carta de Princípios tem surtido um efeito muito positivo. Mas também gera comentários sobre quais candidatos a deputado federal terão coragem de assinar o documento. No próprio meio do agronegócio é bem provável que pelo menos um ou dois candidatos saiam “de fininho”...

SEGUNDA OPÇÃO

Dizendo-se confortável com o apoio explícito da prefeita Elisa à reeleição do deputado federal Zé Silva, o presidente da Câmara, Ismar Marão, espera ser o segundo nome a merecer a atenção do governo municipal. Segundo ele, se a prefeita abrir as portas da Prefeitura para ele trabalhar já estará de bom tamanho.

FORA DO PÁREO

Alguém duvidava que o deputado André Janones estava blefando com sua pré-candidatura a Presidente da República? Eu não. Nesta quinta-feira Janones anunciou oficialmente sua desistência para apoiar Lula já no 1º turno.

PENSANDO BEM…

Outra desistência esperada era a do deputado federal Aécio Neves, cotado para ser candidato ao Senado pelo PSDB. Aécio não topou trocar uma reeleição praticamente certa por uma aventura, ainda mais agora que Cleitinho Azevedo passou a contar com as bênçãos de Bolsonaro na corrida pela cadeira de senador.

ÚLTIMO DIA

Termina hoje o prazo para os indecisos e para os partidos sacramentarem as chapas de candidatos às eleições de outubro. Até o fechamento da coluna, o PDT e Lerim não haviam se manifestado para confirmar (ou descartar) a candidatura do ex-vereador a deputado este ano.

PRA QUE?

Em entrevista ao programa “O Pingo do Jota” desta quinta-feira, Marão não criticou abertamente o lançamento da candidatura de Maria Abadia da Cruz para fazer dobradinha com Zé Silva no Solidariedade. Deixou claro, porém, que Uberaba tem candidatos demais, para eleitores de menos. Arrematou dizendo que o seu partido, o PSD, não vai lançar candidato a deputado estadual em Uberaba para formar dobradinha com o candidato a federal. Não precisa.

CABO ELEITORAL Nº 1

Ainda na entrevista, Marão revelou que em algumas cidades o “peso” do apoio do ministro Marcos Montes à sua candidatura pode ser sentido à distância. Prefeitos e outras lideranças políticas em diversos municípios do Estado têm assegurado votos a Marão, independente da ida dele a essas cidades.

FUJÕES

Secretaria municipal de Educação conseguiu levar de volta pra a escola cerca de 350 alunos do ensino fundamental, apenas no primeiro semestre deste ano. As escolas com maior índice de evasão escolar foram a E.M.Profª Ester Brigagão, no residencial 2.000, e a E.M. Niza Marquez Guaritá. A primeira registrou 115 alunos que desapareceram das salas de aula, enquanto a segunda, 99. A secretária Sidneia Zafalon lamenta que 33 alunos não tenham voltado para a escola, principalmente porque não foram localizados pelo serviço de Busca Ativa da Semed.

RECUPERAÇÃO DIFÍCIL

Não menos difícil tem sido o trabalho dos servidores encarregados de localizar alunos “sumidos” e levá-los de volta para as escolas de educação infantil. No primeiro semestre de 2022 foram recuperados mais de 200 alunos “fujões”. Por incrível que pareça, as campeãs de alunos perdidos foram os CEMEIs Aparecida Conceição Ferreira e Cláudia Vilela Mesquita. Outros tantos CEMEIs registraram número elevado de evasão escolar, de janeiro a junho.

É HOJE

Lançamento oficial da 10ª edição da ExpoCrigra será nesta sexta-feira, às 19h, no Centro de Cultura José Maria Barra. Na oportunidade, a nova diretoria da Fiemg também tomará posse, tendo na presidência o líder empresarial José Flavio Zago e diretores Luciano Veludo (Sinduscon) e Luiz Alberto Balieiro, o Ziza, de Araxá.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por