ALTERNATIVA

Presidente da Codau garante água nas torneiras durante a seca

Lídia Prata
Publicado em 22/06/2022 às 22:26Atualizado em 18/12/2022 às 22:06
Compartilhar

“Sem água a gente não fica”. Foi o que garantiu o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho, em entrevista ao programa o Pingo do Jota, da Rádio JM, nesta quarta-feira. Mesmo que a seca se intensifique em agosto e setembro, como no ano passado, a Codau está preparada para fazer as manobras necessárias visando a garantir água para todos, pelo menos uma vez por dia.

SOB CONTROLE

Ainda de acordo com José Waldir, a vazão do Rio Uberaba ainda está sob controle, registrando um volume que é 23% maior do que o de 2021, nesta mesma época do ano. Além disso, ele destaca que houve um aumento em torno de 15% no volume de chuvas no verão.

CUIDADO COM A MULTA!

Em que pese o abastecimento d´água ainda estar relativamente tranquilo em Uberaba, o presidente da Codau reforçou o pedido para que a população economize água, evitando banhos demorados, e, principalmente, lavar terreiros e calçadas com água. “Use a vassoura” - frisa José Waldir. Ele não descarta, inclusive, autuar aqueles que venham a ser flagrados desperdiçando água. “Mas esta será a última alternativa. Vamos continuar priorizando o diálogo e apostando na conscientização das pessoas. Isso é mais importante”.

AÇÃO NECESSÁRIA

Mesmo reconhecendo o desconforto que as obras causam à população, José Waldir ressalta que a Codau já trocou mais de 7.300 metros de redes pluviais neste um ano e meio do governo Elisa, somando-se aos 4.300 metros de microdrenagem feitos pela gestão passada entre 2019 e 2020. Destacou também os 11,2 km de redes de esgoto implantados desde janeiro de 2021. Mas uma das realizações pessoais do presidente da Codau foi ter conseguido acabar com as inundações pontuais registradas todos os anos na Vila Paulista, naquela região do Bahamas Mix da Marcus Cherém, assim como na rua Guia Lopes, com avenida Orlando Rodrigues da Cunha. neste local, especificamente, os moradores eram acordados com a água da enxurrada batendo nas suas canelas. Um horror!

NA MESA

Conclusões parciais dos estudos que estão sendo feitos por equipe especializada da USP São Carlos devem ser conhecidas no mês que vem sobre os custos para captação de água no Rio Grande. O projeto completo inclui outras alternativas, como o Rio Araguari e perfuração de poços profundos, e deve ser entregue até outubro. Mas, segundo José Waldir, já se sabe que a qualidade da água do Rio Grande é tão boa quanto a do Rio Uberaba. Depois que tudo estiver concluído, deve será realizada audiência pública para discutir o assunto e fazer a contratação do projeto que dará segurança hídrica a Uberaba nas próximas décadas.

VITÓRIA SUADA

Quarta-feira histórica na trajetória política do deputado Delegado Heli Grilo. Ele conseguiu que a PEC 53/20 fosse aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com 64 dos 67 deputados presentes. Com essa vitória, Grilo se torna o primeiro e único deputado estadual eleito por Uberaba a conseguir aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição, e que conseguiu isso em seu primeiro mandato de deputado. A PEC 53 transforma os cargos de agentes penitenciários em policiais penais de Minas Gerais.

QUE TRISTEZA!

Dá dó ver aqueles tocos de árvores na avenida Alexandre Barbosa, no canteiro próximo ao Hospital Regional. A supressão das árvores começou a ser feita no dia 9. Segundo explicação da Sesurb, a secretaria de Meio Ambiente constatou que uma das árvores sete copas havia morrido em decorrência de sucessivas podas inadequadas realizadas ao longo dos anos para desobstruir a rede elétrica.

TEM MAIS

Mas não foi só essa árvore que veio ao chão. Ao todo foram 7 árvores, algumas das quais condenadas irremediavelmente pelos cupins, segundo atestaram biólogos da Secretaria de Meio Ambiente!

ADEUS A WALTINHO

Ele era um cara bacana, alegre, dinâmico, sempre pronto a enfrentar desafios e a participar de ações em prol do desenvolvimento de Uberaba. Como presidente da Aciu, Pedro Walter Barbosa marcou época, com seu dinamismo e visão de futuro. Amava o Uberaba Sport, seu clube do coração. Na política, sempre teve lado e assumiu sua posição, com coragem e convicção. Nesta quarta-feira Pedro Walter Barbosa, o Waltinho, nos deixou, depois de cumprir (muito bem, por sinal) a sua missão entre nós. Mas nos deixou um enorme legado de ética, trabalho e compromisso com a cidade e o futuro do país. Foi um sujeito extraordinário.

HOMENAGEM

“Waltinho Barbosa foi um grande cidadão uberabense. Como empresário, no esporte, na política…Diziam que o Luiz Neto, o Marcos Montes e eu éramos os “Menudos” do Dr.Hugo Rodrigues da Cunha. É justo dizer que fomos “Menudos” do Waltinho também, pois ele sempre foi um esteio do Partido da Frente Liberal-PFL. Sua casa,sua loja, sua chácara sempre estiveram à disposição do Grupo Político liderado pelo Dr.Hugo. Pedro Walter Barbosa tem o respeito, a gratidão e a admiração de toda Uberaba”. Manifestação é do ex-prefeito Paulo Piau, de quem Waltinho Barbosa foi um grande amigo e conselheiro.

CHÁ DOS BONS!

Chá das madrinhas abriu oficialmente nesta quarta-feira as comemorações dos 50 anos do Jornal da Manhã. Elas serão as responsáveis pela viabilização do grande evento marcado para o dia 23 de julho, às 20h30min, no Centro de Eventos da ABCZ. Todos os detalhes da programação foram passados às madrinhas pela presidente do Grupo JM de Comunicação, Lídia Prata Ciabotti, que ressaltou a gratidão pela parceria das madrinhas. São elas: Maria de Lourdes Fernandes, Thais Cury, Marcela Pires, Eliane Portelinha, Michele Delfino, Hanne Whebe, Fabiana Faquim, Esmê Nasser, Joanna Prata, Érika Abdalla, Kátia Santiago, Adriana Treme, Alessandra Camargos, Nilda Santos, Bruna Andrade, Nair Machado e Elaine Escoura. "Venha celebrar conosco os 50 anos do JM". Esse é o nosso convite a você.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por