JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 04 de julho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 13/06/2022



Elisa descarta novas mudanças no secretariado

“Por enquanto não”. Foi esta a resposta da prefeita Elisa Araújo, quando questionada sobre novas mudanças no secretariado municipal. Nos últimos meses, Elisa fez uma espécie de minirreforma no primeiro escalão, trocando os secretários de Obras, Planejamento, Comunicação, Agricultura, Meio Ambiente, Governo e Administração. Sem contar o comando do Esporte, que também mudou. E a Saúde, que mudou de secretário no começo do governo. Praticamente metade do time inicial foi trocado por Elisa.
Já as secretarias de Fazenda, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Defesa Social, assim como a Procuradoria Geral e a Controladoria, permanecem com os respectivos titulares. Idem Codau, Fundação Cultural e Cohagra.

FAKE NEWS
Diante da garantia da prefeita de que não pretende promover novas mudanças, está descartado o papo sobre a troca no comando da Secretaria de Educação. Sidnéia permanece firme no cargo.

CORRENDO CONTRA O TEMPO
Por falar em Educação, a prefeita Elisa garante que não será necessário aditivar o contrato com a atual fornecedora de merenda para as escolas municipais. Ela acredita que há tempo suficiente para finalizar a licitação e assinar o contrato com a vencedora da concorrência, antes do término do contrato emergencial firmado com a Soluções, que é 25 de agosto.

ZUNZUNZUM
Nos bastidores, há quem esteja prometendo vender um rim por R$ 1,99 e até desfilar nu pelas ruas centrais da cidade, caso essa milionária licitação da merenda escolar seja concluída antes de 25 de agosto. Consta que escritórios de advocacia já estão preparados para entrar com recursos contra a decisão, seja ela qual for… Será?

PAPO FURADO
“Pinóquios” de plantão esparramaram em grupos de whatsapp que as câmeras do programa Cidade Vigiada (Uberaba Segura) foram ligadas neste domingo para flagrar quem fuma ao volante, dirige com o braço para fora da janela, muda de faixa sem sinalizar mesmo quando for desviar de buraco na rua. O áudio que circulou é mais uma fake news dentre as muitas da temporada.

LOCAL INDEFINIDO




Continua depois da publicidade


Centro Especializado em Pediatria talvez não seja instalado no atual prédio da Secretaria municipal de Saúde. Embora esta seja a primeira opção da prefeita Elisa, ela própria revela que há um plano B em estudo, que é um prédio ao lado do Centro Médico da Abadia. A definição do local dependerá do custo de adequação dos dois imóveis para verificar a viabilidade técnica e financeira da obra.
O imóvel da avenida Guilherme Ferreira tem incontáveis problemas, especialmente em relação à acessibilidade. A seu favor conta a localização central, próxima a uma estação do BRT, e a facilidade de acesso e de traslado aos hospitais de Clínicas e das Crianças. Mas, só esses predicados não são suficientes. E, pelo visto, tão cedo essa unidade especializada em pediatria sairá do papel.

SOLUÇÃO EMERGENCIAL
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota de sexta-feira, a prefeita adiantou que uma unidade de saúde deverá ser destacada para atender emergencialmente a pediatria, de modo a desafogar o Hospital da Criança. A UBS, neste caso, funcionará até 22h. Isso porque o pico da demanda por atendimento no Hospital da Criança está concentrado entre 17h e 22h, segundo dados levantados pela Secretaria de Saúde.

INDEFINIDA
Indefinida também está a data para o início efetivo das operações no Centro de Inovações do Parque Tecnológico. Embora tenha sido inaugurado no final do governo Paulo Piau, Elisa afirma que a obra não estava totalmente pronta e até hoje não conseguiu terminar o que que ficou faltando…

DOA A QUEM DOER
Prejuízo de R$ 114 mil ao Ipserv não vai ficar impune. Segundo Elisa, “esse tipo de erro não pode acontecer.” Ela já determinou apuração das responsabilidades e consequente busca pelo ressarcimento aos cofres públicos. “Não tem compromisso com erro” - voltou a afirmar a prefeita.

A SETE CHAVES
Prefeita Elisa está guardando a sete chaves uma solução para a manutenção e revitalização do estádio Uberabão. Ao que tudo indica, a solução virá através de parceria com a iniciativa privada.

VARÍOLA DOS MACACOS
Secretaria de Saúde de Minas confirmou neste fim de semana a morte de uma pessoa por suspeita de varíola dos macacos no estado. Detalhes sobre idade e sexo da vítima não foram revelados, mas sabe-se que ele residia em Uberlândia e trabalhava em Araguari. Esse foi o primeiro caso suspeito da doença no Estado e os contactantes da vítima estão sendo monitorados. Por enquanto, a Secretaria afirma que não há nenhum outro sintomático.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar