ALTERNATIVA

Vigilância identifica mais de 40 surtos de Covid em empresas locais

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 20/01/2022 às 21:21Atualizado em 18/12/2022 às 17:59
Compartilhar

SURTOS DE COVID

Nesses primeiros 20 dias de janeiro, a Saúde já notificou mais de 40 empresas por causa de surtos de Covid, segundo a chefe da Seção de Vigilância de Agravos, Isabela Lacerda. As quatro duplas da Vigilância estão trabalhando num ritmo frenético, visitando empresas que informam via e-mail a ocorrência de três ou mais casos de Covid, assim como checando denúncias de surtos, como aconteceu esta semana com a loja das Casas Bahia, no Calçadão, e com a concessionária Autus, revenda Chevrolet em Uberaba. Não foram só essas que sofreram processo de interdição. E, pelo visto, não serão as únicas.

ASSIM NÃO!

Mais três estabelecimentos comerciais foram fechados pela Vigilância Sanitária nesta quinta-feira, em Uberaba. Temendo perdas salariais, os funcionários trabalhavam normalmente, atendendo à clientela, apesar de visíveis sintomas de síndrome gripal.

SURTO ATÉ EM FARMÁCIA

Drogaria São Paulo da avenida Santos Dumont teve de fechar as portas nesta quinta-feira, por conta de surto de Covid. Funcionários que não estavam positivados tiveram contato com os colegas contaminados. A solução foi fechar a farmácia.

CANCELAMENTO

Em praticamente todos os hospitais da cidade as cirurgias não-urgentes estão sendo canceladas por falta de profissionais para realizá-las. Em alguns casos os pacientes agendados são avisados em cima da hora!

ORIENTAÇÃO NECESSÁRIA

Embora muita gente tenha receio de comunicar casos de Covid na empresa, vale destacar o excelente trabalho de esclarecimento que as equipes da Vigilância em Agravo vem fazendo nas empresas. Além de orientar sobre medidas a serem adotadas para evitar a proliferação do vírus, o pessoal da Vigilância tira dúvidas dos colaboradores sobre rotinas preventivas importantes nesse momento.

MELHOROU

Depois do susto com os quase 1.500 casos novos de Covid registrados na quarta-feira, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira mostra números menores, embora ainda muito altos. Foram 956 casos novos em 24 horas, segundo o boletim, o que elevou o total de casos ativos para 9.373.

EM ALTA

Em compensação, a ocupação de leitos hospitalares continua alta, mas sem esgotamento da capacidade de internação. Para se ter uma ideia, 66 dos 105 leitos de enfermaria Covid para adultos em Uberaba estavam ocupados com pacientes nesta quinta-feira. Na UTI eram 23 pacientes internados, num total de 87 leitos disponíveis, sendo que na rede privada o número de leitos ocupados representava quase a metade do total.

COVID NA SAÚDE

Hospital da Beneficência Portuguesa teria cerca de 20 profissionais da saúde afastados do trabalho por Covid.

CHEGOU CHEGANDO

Apenas as vereadoras Rochelle Bazaga e Lu Faquinelli participaram da reunião promovida nesta quinta-feira pela Secretaria de Educação para apresentar a nova contratada para fornecimento da merenda escolar este ano, a Soluções Serviços Terceirizados. Apontado como responsável pela administração de contratos da Soluções, Leonardo Augusto da Silva veio acompanhado de outros representantes da empresa, como Renata Maluly e Antônio Carlos Vacilotto. A certa altura, um deles disse ter sido procurado por uma certa “Lídia”, com oferta de locação de um galpão para instalar a empresa em Uberaba. A Lídia, no caso, não é esta colunista. Mas a intenção da citação do nome ficou muito clara.

CADÊ O “AURÉLIO”?

Ainda na reunião desta tarde, a secretária de Educação pediu “respeito com o dinheiro público e com os alunos”. E ouviu de Renata Maluly, diretora operacional, que a Soluções é uma “empresa séria”. Ok. Se fosse realmente séria não estaria envolvida em tantos escândalos, como o da infestação de ratos no local de preparo dos alimentos, nem responderia a cerca de 2.500 processos judiciais, especialmente na Justiça do Trabalho. E mais: não estaria envolvida em operações da Polícia Federal, como se viu no interior de São Paulo. No dicionário “Aurélio”, seriedade tem um significado bem diferente.

CONCORRÊNCIA

Vai girar em torno de R$ 9 milhões a obra de implantação de infraestrutura no Distrito Industrial IV. Concorrência está marcada para o dia 23 de fevereiro. Esta será uma das principais obras do governo municipal neste primeiro trimestre e deve atrair o interesse de empreiteiras de todo o país pelo valor do serviço a ser executado.

MAIS OBRAS

Está no Porta Voz desta quarta-feira o edital de concorrência de outra obra vistosa. Trata-se da construção do Centro de Educação Infantil no bairro Antônia Cândida, cujo preço está estimado em pouco mais de R$ 2 milhões.

SOCORRO!!!

Empresas localizadas no Parque Bom Retiro têm experimentado sucessivos prejuízos com furtos de hidrômetros e fiação elétrica. A agência do Bradesco, na avenida Fernando Costa, foi furtada por duas vezes seguidas, de onde os ladrões levaram a fiação. Em todos os estabelecimentos comerciais da avenida Cel. Joaquim de Oliveira Prata os proprietários têm histórias a contar sobre furtos de que foram vítimas. Em todos, sem exceção, o alvo dos ladrões é o mesm fiação elétrica e hidrômetros. Polícia Militar precisa intensificar a ronda por aquela região da cidade, com urgência.

À LUZ DO DIA

Já nas proximidades do Bretas do Piscinão a ação dos ladrões tem feito vítimas à luz do dia. Os marginais invadem as casas para furtar o que acham pela frente. O alvo preferencial são imóveis onde residem apenas mulheres. Todos sabem quem são os bandidos, mas têm medo de denunciá-los, por razões óbvias. Afinal, a Polícia prende hoje, mas amanhã os bandidos estão de volta às ruas…

POSSE CONFIRMADA

Está mantida a data de 31 de janeiro para a posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, a Aciu. Presidente reeleito, Anderson Cadima pretende realizar uma solenidade restrita, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pelo atual momento que vivemos.

NA SURDINA

Cantor sertanejo Leonardo passou pela cervejaria Petrópolis nesta quinta-feira, sem alarde. Mas posou para fotos postadas pelos funcionários da empresa nas redes sociais.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por