ALTERNATIVA

Secretário de Saúde descarta novo lockdown em Uberaba, por enquanto

Lídia Prata
Publicado em 06/01/2022 às 19:00Atualizado em 18/12/2022 às 17:34
Compartilhar

Pelo menos por enquanto está descartado novo lockdown em Uberaba. Foi o que afirmou o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira. Ele explicou que no ano passado essa medida extrema foi adotada para evitar o colapso na rede hospitalar,no momento mais crítico da pandemia. Mas, agora, o quadro é outro. Embora os casos de Covid estejam aumentando numa velocidade recorde, os pacientes não chegam a desenvolver a doença com a mesma gravidade observada em 2020 e 2021. Além disso, ele lembrou que a variante ômicron não é tão agressiva quanto as anteriores, e, por outro lado, a vacinação tem se mostrado bastante eficiente para evitar o agravamento dos sintomas.

FILA QUILOMÉTRICA

Centro de Referência Covid no São Cristóvão esteve lotado nesta quinta-feira, desde as primeiras horas da manhã. Idem idem as UPAs Mirante, São Benedito e Infantil, no Hospital da Criança. Os serviços de pronto atendimento dos hospitais São Domingos e Mário Palmério igualmente receberam uma multidão de pacientes com síndrome gripal. Filas quilométricas também nos laboratórios da cidade, tanto Lamel quanto Sabin. Diante da falta de kits nas farmácias, a Prefeitura aumentou o número de postinhos aptos a testar a população, mas essa informação não chegou a tempo àqueles que buscaram atendimento com sintomas de gripe. Mesmo com as dificuldades para a testagem, o boletim Covid desta quinta-feira registrou 622 novos casos confirmados em 24 horas.

SURPRESA!

Apesar das previsões de chegada de uma quarta onda da pandemia neste começo do ano, o secretário de Saúde disse que o município foi pego de surpresa com a explosão dos casos de Covid simultaneamente aos de gripe. “A gripe este ano chegou mais cedo” - disse Sétimo Bóscolo Neto. Na avaliação dele, a população esmoreceu nos cuidados fundamentais para evitar a contaminação, especialmente o uso de máscara, que é indispensável para evitar tanto a Covid quanto a gripe. Por outro lado, o secretário garantiu que um plano de contingenciamento já está formatado e em fase de discussão com hospitais e equipes de saúde.

MAIS UM

Uma das medidas que a Secretaria de Saúde deve implementar nas próximas horas é a disponibilização da estrutura da Funel para um posto de testagem. O local já serviu como drive para vacinação e agora será usado para atender à população com sintomas de gripe. Foram suspensas todas as atividades esportivas previstas para acontecer neste mês na Funel. Paralelamente, a Secretaria determinou a redução das consultas eletivas na rede pública e está convocando mais profissionais aprovados no processo seletivo para início imediato de trabalho. Já as cirurgias eletivas não serão suspensas, até porque a rede hospitalar não está colapsada com essa nova onda de Covid.

DESCARTADO

Por outro lado, o secretário Sétimo Bóscolo descartou a possibilidade de adaptação do antigo prédio do Jockey, na Praça Rui Barbosa, para atendimento Covid. Segundo ele, seria necessário mobilizar uma estrutura muito grande para colocar o imóvel em condições de uso imediato.

DIA D

Nesta sexta-feira o secretário de Saúde vai se reunir com a direção do Hospital da Criança para discutir quais providências deverão ser tomadas para minimizar os problemas da demora no atendimento na UPA infantil. Com o aumento dos casos de síndrome gripal também entre os baixinhos, a estrutura da UPA tem se mostrado insuficiente para atender à demanda, gerando uma série de reclamações. Vice-prefeito Moacyr Lopes, que esteve no Hospital da Criança esta semana verificando in loco os problemas, deve participar da reunião.

PONTO ALTERNATIVO

A princípio, o secretário Sétimo Bóscolo avalia que o Hospital da Criança não tem espaço físico para ampliar a UPA Infantil. Por essa razão, ele não descarta a possibilidade de implantar uma segunda unidade para atendimento imediato à população, ainda que temporário. Outra medida em estudo é o aproveitamento dos médicos residentes da Uniube para atuarem na retaguarda do atendimento à população. Nos bastidores, comentou-se no fim da tarde desta quinta-feira que a Prefeitura iniciou tratativas com o Hospital Mário Palmério visando a reativação do Pronto Atendimento Pediátrico, nesta fase crítica da incidência de Covid em Uberaba.

MAIS PERTO

Por falar no Hospital da Criança, é recorrente a queixa das mães que precisam levar filhos à UPA Infantil. A maioria usa o transporte coletivo para chegar ao HC, desce na estação em frente ao Mercado Municipal, e dali tem de subir o morro com a criança no colo. Quem sabe a Prefeitura restabelece o ponto de ônibus que havia na Praça Comendador Quintino, a praça do Grupo Brasil, facilitando o acesso das mães ao Hospital da Criança?

AINDA NÃO

Pelo menos por enquanto não há caso de H3N2 oficialmente conhecido em Uberaba, segundo Ana Maria Bernardes, diretora de Vigilância em Saúde. Ela explica que o material colhido de alguns pacientes tem sido enviado regularmente a BH para análise, mas até o momento nenhuma confirmação. É bem verdade que por enquanto a rede pública só dispõe de kits para testes Covid. Somente na tarde desta quinta-feira é que o Governo de Minas anunciou que vai destinar um milhão de testes aos municípios para detectar Influenza.

VACINA JÁ

Neste fim de semana haverá mutirão de vacinação contra Covid e Influenza. No sábado a vacinação será feita no drive do Shopping Uberaba e no Calçadão. No domingo as equipes de vacinação estarão na Feira da Abadia e no Mercado Municipal. Se você ainda não se vacinou, aproveite esta oportunidade. Tanto a Covid, quanto a Influenza matam. Aliás, Goiás confirmou nesta quinta-feira a primeira morte de brasileiro, vítima da variante ômicron.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por