ALTERNATIVA

Eco 050 pode assumir obra do anel viário, acredita Elisa

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 30/11/2021 às 21:35Atualizado em 18/12/2022 às 17:16
Compartilhar

São reais as chances da concessionária ECO 050 assumir a conclusão da obra do Anel Viário, com acesso ao Jardim Maracanã. Informação foi dada pela prefeita Elisa a mais de 30 representantes de entidades de classe associadas à Sociedade Civil Organizada, durante evento realizado na UFTM, na tarde desta terça-feira. Ainda durante o encontro, a prefeita prestou contas de sua recente viagem a Dubai e anunciou a vinda a Uberaba do ministro Tarcísio Freitas, em janeiro, para participar de um Fórum sobre Infraestrutura Regional.

FORA DO LEILÃO

Prefeita também garantiu que o governo do Estado vai retirar de pauta, mais uma vez, o terreno da finada planta de amônia, no Distrito Industrial 3. Enquanto a prefeita estava em Dubai, o terreno foi anunciado à venda pela segunda vez neste ano, pela modalidade de leilão. Mas, segundo Elisa, ela tem o compromisso do governador de cancelar também este leilão.

FAZER O QUÊ?

Por outro lado, a prefeita adiantou que há intenção do governador Zema de discutir com a SCO - Sociedade Civil Organizada - o futuro daquela imóvel que abrigaria a sonhada planta de amônia da Petrobras. Elisa disse estar convencida de que essa fábrica não sairá do papel tão cedo, nem mesmo por obra e graça da iniciativa privada. E, na outra ponta, o Estado precisa vender seus ativos para quitar as dívidas milionárias que tem. Assim sendo, não será surpresa se o governador provocar o diálogo com as lideranças locais, no sentido de encontrar alternativas viáveis para a área do DI-3 e talvez até buscar um compromisso da comunidade para o aproveitamento do imóvel a curto prazo.

CADA UM NA SUA

Na segunda-feira a prefeita esteve em São Paulo, para reunião com o governador em exercício, Rodrigo Garcia, tendo na pauta a implantação de um ramal do gasoduto até Uberaba. No encontro pilotado pela SCO, Elisa frisou que está claro para ela que a vinda do gás não depende mais da viabilização da fábrica de amônia. E disse que a vinda do gasoduto é uma questão de tempo, sendo que o próximo passo será avançar nas tratativas com os governos de Goiás e do Distrito Federal. Mas não deixou claro se está lutando pelo ramal vindo de Paulínia ou de São Carlos. Explicou apenas que as equipes técnicas do governo de São Paulo e as de Uberaba vão desenvolver estudos conjuntos para definir qual deles será o mais viável.

SUMIU???

Por que Elisa não apresentou aos investidores em Dubai o projeto do aeroporto internacional de cargas e passageiros? Ela explicou que não localizou na famosa “pasta azul” entregue pelo ex-prefeito Paulo Piau o contato do grupo estrangeiro interessado em construir e administrar esse aeroporto. Disse também que teve acesso aos estudos de viabilidade do projeto, mas, pessoalmente, não se convenceu sobre a pertinência do assunto. “Preciso estudar mais essa questão” - admitiu a prefeita.

SEM VAIDADE

Ainda sobre os documentos sigilosos que estavam na tal “pasta azul”, Elisa disse que havia várias empresas citadas como interessadas em investir em Uberaba. Alguns contatos avançaram, outros recuaram. “Não tenho vaidade alguma de dizer que o projeto é deste governo, nem problema algum em levar adiante projeto de outro governo” - frisou a prefeita.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Uberaba está preparada para enfrentar uma nova onda de Covid. Foi o que garantiu a secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira. Plano de contingência deve ser apresentado à prefeita até sexta-feira, no mais tardar, envolvendo a estrutura do Hospital Regional como referência para o tratamento dos pacientes, e retaguarda dos hospitais São Domingos, Mário Palmério e Clínicas.Valdilene destacou que a Secretaria de Saúde manteve as equipes da linha de frente do enfrentamento à pandemia, o que deverá ser bastante positivo em caso de uma nova onda da doença, com a eventual chegada da nova cepa, a tal Ômicron.

MUTIRÃO DE FIM DE ANO

O mutirão de exames de imagem (radiografias, ultrassom, tomografias etc) para zerar a fila de pacientes ainda não está definido, segundo Valdilene. Mas é certo que haverá mutirão de vacinação contra Covid, antecipando as doses para quem está agendado para os dias de Natal e Ano Novo, por exemplo.

SIMMMMMM!

O passe sanitário será obrigatório em Uberaba. Pelo menos se depender da opinião da secretária adjunta, da coordenadora de vacinação, Ana Vera Abdanur, e da coordenadora da Atenção Básica, Aline Tristão. Claro que a decisão final será da prefeita Elisa, depois de ouvir o Comitê Técnico. Mas, as três comandantes da Saúde já se manifestaram plenamente favoráveis à exigência do comprovante de vacinação para o acesso das pessoas a eventos em geral, como acontece nos países europeus.

PURA ROTINA

A vacina contra Covid terá de ser incorporada à nossa rotina. É o que prega Ana Vera Abdanur, alertando os uberabenses para a necessidade de levarem comprovante de residência, documento com foto e o cartão de vacina quando forem tomar a segunda ou a terceira dose nas unidades básicas. Aliás, está totalmente descartada a hipótese de reativação dos drives de vacinação. Quando muito os postinhos poderão fazer um agendamento para evitar as filas que se formaram nesses dois primeiros dias sem drives…

VAI SAIR

Unidade Básica do São Benedito vai sair do papel em 2022. Segundo a adjunta Valdilene Rocha, os trâmites para a licitação já estão em curso, para início das obras o quanto antes. A UBS será construída na avenida Apolônio Sales, pertinho da Fernando Costa.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por