ALTERNATIVA

Infectologista diz que não é hora para festas de reveillon

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 25/11/2021 às 22:09Atualizado em 18/12/2022 às 17:06
Compartilhar

NÃO É HORA!

Mesmo considerando pouco provável que o Brasil venha a enfrentar uma quarta onda da Covid, a infectologista Cristina Hueb Barata é taxativa: ainda não é hora de fazer reveillon, nem carnaval. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira, Cristina explicou que novos casos de Covid deverão continuar aparecendo, mas não na forma pandêmica. Mesmo assim, ela reforça que as aglomerações poderão acelerar a transmissão, porque não há meios de obrigar as pessoas ao distanciamento, nem exigir o uso de máscara nesses grandes eventos. E mais: ela alerta que o uso correto da máscara continua sendo a melhor proteção que podemos ter nesse momento.

E DEPOIS?

Cristina Barata pondera, também, que seria até incoerente liberar festas de réveillon e carnaval nesse momento, e depois exigir o uso de máscara e distanciamento entre as pessoas. “Os prefeitos precisam pensar se compensa liberar essas festas de réveillon e carnaval, que são lucrativas, e depois gastar fortunas com a saúde” - adverte a infectologista.

FOCO NO NATAL

Se carnaval e réveillon estão à beira do abismo, o Natal em Uberaba tem tudo para ser muito interessante. Presidente da Fundação Cultural revela que a programação está recheada de presentes para a população, especialmente nos bairros. Papai Noel vai percorrer a cidade em seu trenó, levando música boa e distribuindo presentes às crianças. O “bom velhinho” chegará à cidade no dia 1º de dezembro, com apresentação da Orquestra Municipal na Praça Rui Barbosa, abrindo as comemorações natalinas.

PRESÉPIO

Tradicional presépio natalino será montado no Hall do Cine Teatro Vera Cruz, que será aberto à visitação pública durante o dia. À noite, ficará iluminado. Outro ponto para visitação será o Museu de Arte Sacra, que funciona na igrejinha Santa Rita. Lá também será montado presépio, porém com a arte em cerâmica da inesquecível Lusa Andrade.

PONTO ALTO

Outro ponto alto da programação definida pela Fundação Cultural será a apresentação musical nos quatro terminais do BRT, entre 17 e 19h. Esse é o tipo de projeto que deve ser mantido ao longo do ano, e não apenas no Natal. Já pensou que bacana?

NATAL DE LUZES

Luzes de Natal serão acesas no Parque Fernando Costa no dia 9 de dezembro.

SEGURANÇA

Por outro lado, lideranças empresariais locais estiveram reunidas com o secretário Glorivan Bernardes e representantes da Polícia Militar para pedir maior segurança ao comércio durante o período natalino. Por incrível que pareça, esse projeto sequer foi formatado até agora. O titular da Sedest pediu que a CDL indique os locais para só depois a secretaria fazer o planejamento das ações. Da forma como tudo é moroso no Poder Público, resta saber se vai dar tempo de planejar e executar as ações de segurança antes do Natal deste ano.

NOVO HORÁRIO

Outra reivindicação feita pelos líderes lojistas ao titular da Sedest foi para ele autorizar a ampliação do horário do transporte público nas semanas que antecedem o Natal, de modo a possibilitar que os comerciários voltem para casa, em segurança, após a jornada de trabalho. Mas ainda não há definição sobre esse assunto, também.

DESTINO CERTO

Os R$ 15 milhões que Uberaba vai receber daquela verba indenizatória da Vale por Brumadinho serão carreados para reforma e ampliação das unidades básicas de saúde e dos CRAS. Foi o que revelou a prefeita Elisa em entrevista à Rádio JM esta semana. Disse mais: vai convidar os vereadores para serem os fiscais das obras. Se eles toparem, ótimo!

QUE BOLO!

Decepção. Esse foi o sentimento dominante entre os convidados para a inauguração da Delegacia Rural, nesta quinta-feira, em Uberaba. Esperado por mais de uma hora no Sindicato Rural, o governador Romeu Zema não apareceu. Inicialmente foi comunicado que ele se atrasaria, mas em 20 minutos chegaria ao local. Porém, ao final, coube à prefeita Elisa dar as explicações. Zema desembarcou no aeroporto de Uberaba, mas dali seguiu diretamente para Sacramento, onde inaugurou o batalhão de bombeiros militar. Não teve tempo suficiente para participar das duas solenidades…

ATRASO

A princípio, Zema chegaria a Uberaba por volta de 14h30, para inaugurar a Delegacia Rural, e dali seguiria até Sacramento, onde a solenidade estava prevista para às 17h. Consta que o atraso no desembarque no aeroporto local decorreu de almoço oferecido a Zema pelo governador do Espírito Santo, onde ele estava. Reunião com Renato Casagrande teria demorado mais do que o previsto.

O que será que eles tanto conversaram???

VAI MAL

Vereadores reclamam que os projetos do Executivo sobem incompletos para a Câmara e agora o governo municipal enfrenta outro problema: o cancelamento de pregões eletrônicos por falhas ou lacunas no edital. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Pregão nº 199, destinado à contratação de empresa para prestação de serviços de limpeza, conservação, recepção, zeladoria e jardinagem para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O certame estava previsto para o dia 23, mas teve de ser suspenso devido à apresentação de incontáveis questionamentos feitos por interessados em participar da licitação. O edital estava tão capenga que a única alternativa foi adiar o pregão para fazer as adequações no texto. Gente, vamos prestar atenção! O tempo está passando e daqui a pouco o governo municipal completa um ano. Não dá para continuar remendando aqui, costurando ali a todo instante. Esses cochilos respingam na prefeita e não em que “dormiu no ponto”!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por