JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 05 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 16/11/2021


Continua depois da publicidade


De olho nos Petrodólares, Elisa apresenta nossa ZPE aos árabes

ZPE NO FOCO
Ainda em Dubai, a prefeita Elisa apresentou o projeto da Zona de Processamento de Exportações a potenciais investidores dos Emirados Árabes. Nesta terça-feira, ao lado do governador Romeu Zema, a prefeita Elisa participou da assinatura do termo de cooperação entre o Indi-MG e a agência de fomento ao desenvolvimento econômico de Dubai. Além da abertura do mercado árabe aos produtos mineiros, há intenção do governo em atrair obviamente investimentos para o nosso Estado. Elisa teve oportunidade de apresentar o projeto da nossa ZPE, ressaltando que a produção de bens aqui será isenta de tributação, assim como a entrada desses produtos nos Emirados Árabes.

DE OLHO NO TURISMO
Não é de hoje que os árabes têm investido no turismo, pois sabem que a riqueza vinda do petróleo é finita. Elisa aproveitou a oportunidade para também ressaltar as potencialidades do turismo na nossa região, que podem ser exploradas por investidores internacionais. Em entrevista exclusiva à colega Gisele Barcellos, Elisa se disse muito impressionada com o que está vendo em Dubai e garantiu que vai trazer boas ideias para Uberaba na sua bagagem de volta. Inspiração é o que não falta por lá.

NA PAUTA
A propósito, Elisa vai participar da reunião presencial da diretoria da Aciu no dia 29, oportunidade em que vai apresentar os resultados de sua viagem a Dubai.

AGENDA LOTADA
Final de ano de agenda lotada de eventos na Aciu, que tem eleição marcada para o dia 1º de dezembro, das 8h às 18h. E no dia seguinte, quinta-feira, haverá o mega evento de inauguração da Antena 5G Agro, no IFTM. Graças à Aciu, Uberaba será a quarta cidade brasileira a implantar a tecnologia 5G, aqui viabilizada através de parceria entre a Nokia e a Algar. Para o evento está confirmadíssima a presença da ministra Teresa Cristina, da Agricultura, e vários ministros de Estado. Para se ter uma ideia, a comitiva de Brasília deve ter cerca de 40 pessoas, entre senadores, deputados federais, ministros e outras autoridades. Embora ainda não esteja garantida, a presença do Presidente Jair Bolsonaro pode se confirmar.

VAI PRA ONDE?

Quem está de malas prontas para desembarcar do MDB é o ex-prefeito Paulo Piau. Na semana passada ele esteve em Belo Horizonte, acompanhado por seu ex-secretário de governo, Antônio Sebastião Oliveira, o Toninho. Conversou com lideranças de algumas siglas partidárias, mas, segundo consta, ainda analisa o quadro político em Minas antes de definir seu futuro. Que Piau será candidato, ou pretende ser candidato, não resta mais dúvida.




Continua depois da publicidade


FORA DO PÁREO
Já o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, parece estar cada vez menos interessado em disputar as eleições em 2022. Comandando atualmente o marketing da Uniube, José Renato tem feito um trabalho sensacional de divulgação da universidade, o que vem lhe rendendo muitos elogios e motivação para continuar onde está. E não é pra menos: a contratação do ex-global Zeca Camargo para estrelar a nova campanha da Uniube está fazendo o maior sucesso, especialmente em vídeo.

ASSIM NÃO DÁ!
Secretária Sidneia Zafalon explicou ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira que os kits alimentação fornecidos aos alunos da rede municipal serão fiscalizados com maior rigor a partir de agora, para garantir que os produtos entregues pelo fornecedor sejam de primeira qualidade. “Tudo tem limite”, desabafou a secretária.

SEM TEMPERO
Sidneia Zafalon explicou, também, que não havia recursos suficientes para bancar um kit alimentação mais completo, contendo óleo e sal, pelo menos. Só arroz tipo 1, feijão carioquinha, macarrão tipo spaghetti, molho de tomate, biscoito sem recheio, fubá, batata, cenoura, laranja e maçã. Questionada se não seria mais interessante fornecer o óleo e o sal, em vez de produtos perecíveis, a secretária justificou dizendo que o município é obrigado por lei a comprar 30% dos alimentos da agricultura familiar. Resultado: compra os hortifruti, mas, se a família não buscar de imediato, esses produtos acabam indo pro lixo...

BOLA MURCHA
A secretária reclamou que a Nutriplus está pisando na bola, ora entregando pão mofado, ora feijão de qualidade inferior à contratada. A secretária reclamou, também, que a empresa tem deixado a desejar também na merenda, seja através de pessoal despreparado para o desempenho da tarefa, ou mudanças no cardápio à revelia da Semed. Relatou casos de geladeiras e panelas de pressão que não funcionam, alimentos de baixa qualidade, falta de merendeiras, e uma lista interminável de problemas...

UNIFORMES
Mas não é apenas a Nutriplus que tem tirado o sono da secretária Sidneia Zafalon. O pregão eletrônico com vistas ao fornecimento dos uniformes aos alunos da rede municipal de ensino para 2022 será no dia 24 de novembro, data limite – até às 12h59min – para as empresas entregarem a documentação para participarem da concorrência. As propostas serão abertas às 13 horas e às 15h terá início a sessão de disputa de preços. A licitação tem valor estimado de R$ 1.527.335,53.

KITS ESCOLARES
A licitação dos kits de material escolar teve uma vencedora. Mas, pelo fato de alguns itens da amostra não estarem de acordo com a licitação, a Secretaria de Administração (SAD) chamou a segunda colocada. Esta empresa apresentou as amostras, que foram aprovadas, porém, a primeira colocada ingressou com recurso. E assim vai atrasar a solução do problema.

FERRADAS E FERROADAS
Ganhei de presente da amiga Raquel Ribeiro um exemplar do livro “Ferradas e Ferroadas”, lançado na manhã de sábado pela família do inesquecível Luiz Gonzaga de Oliveira. Já “devorei” o livro, e me diverti à beça com as crônicas ali reunidas. Sugiro a leitura.
 


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia