JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 06/10/2021


Continua depois da publicidade


Habemus Líder

HABEMUS LÍDER
Contrariando todas as especulações de bastidores, a prefeita Elisa escolheu o vereador Fernando Mendes para líder do seu governo na Câmara Municipal. Convite feito, convite aceito. Assunto encerrado.
 
VOO SOLO 
Decisão do Vereador Fernando Mendes de aceitar o convite para ser o líder do governo Elisa não foi discutida com seu partido. Ignorou solenemente o MDB. Obviamente que isso não vai ensejar sua expulsão, nem lhe custar o mandato. Mas certamente não terá respaldo dos companheiros de sigla para próximos voos políticos.
 
CHEGA PRA LÁ
A escolha de Fernando Mendes impõe outra leitura sobre a decisão da prefeita. Não é hora de uma aproximação maior com o deputado federal Franco Cartafina. Convivência republicana, meramente.

MAIS PRA FRENTE 
Elisa já disse que o governo vai apoiar dois candidatos a deputado federal. Um, claro, será Zé Silva, aliado de primeira hora da prefeita. O segundo ainda será objeto de estudo. Se Elisa escolhesse um vereador do grupo dos 6 aliados a Franco estaria selando, desde já, seu segundo candidato.
 
MÃO NA MASSA
Números da Secretaria de Planejamento mostram que o setor da construção civil está aquecidíssimo em Uberaba. Para se ter uma ideia, em 2021 foram emitidos, no total, 1.101 Alvarás de Construção e 889 Habite-se. Aliás, nesse último item, os números só não estão maiores do que a soma de todo o ano de 2019, quando foram emitidos 1.031 Habite-se.
 
EM ALTA
O mês de junho detém o recorde na emissão de alvarás e Habite-se em 2021, em relação aos últimos cinco anos, tendo sido expedidos 150 Habite-se e 183 alvarás de construção. Essa média tem-se mantido, sendo que em julho foram emitidos 121 alvarás e 131 Habite-se, enquanto agosto apresentou crescimento em relação ao mês anterior, registrando 175 alvarás e 140 Habite-se. O fechamento do mês de setembro mostra boa performance, com 134 alvarás expedidos para novas construções e 108 Habite-se. Comparando os números com o mesmo período dos anos anteriores, o crescimento foi de 141,2% em relação ao primeiro ano do levantamento, que foi 2017.
 
MONITORAMENTO 
O monitoramento da Seplan tem sido feito mensalmente e aponta que desde o início de 2021 têm sido registradas médias estáveis e crescentes, com ligeira queda somente em fevereiro e março, o que é comum em todos os anos. No entanto, os números aumentaram em abril, com a emissão de 133 alvarás para início de obras, e outros 118 em maio.



Continua depois da publicidade


 
DIGITAL
Secretário municipal de Planejamento, Carlos Delfino, acredita que, a partir da implantação da digitalização de todos os processos na pasta, os indicadores poderão melhorar. Uma certeza se tem: a digitalização vai agilizar a emissão dos documentos para quem constrói.
 
CADÊ A ÁGUA?
Por iniciativa do vereador Tulio Micheli, a Câmara Municipal realiza hoje, às 16h, audiência pública para discutir a crise hídrica.
 
DESRESPEITO
Apesar de já ter sido suspensa a permissão para estacionamento na rua Senador Pena, trecho entre Governador Valadares e Leopoldino de Oliveira, ainda tem motorista teimoso se fazendo de bobo. Alô, agentes de trânsito. O “folgado” está atrapalhando o fluxo de veículo, colocando pedestres e motoristas em risco de acidente, além de infringir as leis. Uma multinha poderá ser bastante educativa, neste caso!
 
JUNTOS E MISTURADOS
Em convenção nacional nessa quarta-feira, o Democratas aprovou, por aclamação, a fusão com o PSL para a criação do partido União Brasil. O único voto contra foi o do ministro Onyx Lorenzoni, que atualmente chefia a pasta do Trabalho e Previdência. Caciques do DEM, como o atual presidente do partido e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o líder do partido na Câmara, Efraim Filho (PB), comemoraram a aprovação da fusão. Tem mais: ACM Neto reafirmou que o objetivo do novo partido é lançar um candidato próprio.
 
FRENTE A FRENTE
Pesquisa feita pelo Instituto Opus divulgada pelo jornal Estado de Minas mostra que a eleição majoritária em Minas ainda não está no “papo” do governador Romeu Zema. Enquanto seu principal adversário, o prefeito de BH, Alexandre Kalil, domina as intenções de voto na Região Metropolitana da capital, com 51% das intenções de voto, Zema tem a preferência dos eleitores no interior. No cenário final, Zema tem hoje 44% das intenções de voto, contra a metade exata de seu adversário.
 
PRESENÇA AQUI
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estará em Uberaba nesta sexta-feira para a solenidade de entrega das primeiras 222 casas do Parque dos Girassóis IV. O convite foi feito pessoalmente pelo deputado federal Franco Cartafina, durante reunião realizada com o ministro no dia 21 de setembro. 

 

Obras da travessia urbana na BR-050, em frente ao antigo Clube Cascata, foram retomadas esta semana pela Prefeitura e estão indo de vento em popa. Veja as fotos do local, tiradas na tarde dessa quarta-feira. Pois é. Equipe da Sesurb está empenhada em terminar o serviço em no máximo 45 dias, liberando as pistas superiores ao tráfego de veículos. E pensar que o empreiteiro paralisou a obra por um ano e ficou catimbando reajuste de preço... se tivesse feito o serviço, certamente estaria tudo pronto

 
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia