JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 05/10/2021


Continua depois da publicidade


Em meio a especulações, governo Elisa segue sem líder na câmara

 LIDERANÇA INDEFINIDA

Não se fala em outra coisa a não ser o nome do próximo líder da prefeita na Câmara Municipal. Segundo consta, por enquanto nenhum convite oficial foi feito. Quando muito pode-se dizer que algumas sondagens aconteceram. Uma delas seria à vereadora Lu Faquinelli. No entanto, consultada a respeito do assunto, ela garantiu que não foi convidada.
 
SURPRESA!!!
É uma surpresa eu estar ouvindo algumas conversas de corredor sobre o assunto, porque não houve convite. E ninguém é líder de si mesmo. Nós sabemos que já por esses dias, com o governador mudando de partido, a tendência é que o PSL tenha a maior bancada na Câmara. E um líder, ou uma líder do nosso partido teria de ser algo construído em grupo. E ainda não foi – garantiu Lu Faquinelli. Aliás, ela conta que chegou a perguntar a alguns colegas se haviam sido convidados, mas ouviu apenas respostas negativas.
 
MAIS UM
Na lista dos nomes prováveis, um dos mais ouvidos nesta terça-feira foi o do vereador cabo Diego Fabiano. Até mesmo um de seus assessores chegou a comentar a possibilidade, enquanto nos bastidores corria versão dando conta de que ele teria se prontificado a assumir a função. No final da tarde, indaguei o vereador, que negou ter recebido o convite. Mas, segundo Cabo Diego Fabiano, se vier a ser convidado, está disposto a conversar para entender como será a condução daqui pra frente e também com seu grupo político.
 
TABULEIRO QUENTE
No xadrez da política, experiente liderança local avalia que a melhor alternativa para a prefeita Elisa seria justamente o Cabo Diego Fabiano. A uma, porque Elisa atrairia para o governo o grupo de 6 vereadores fieis ao deputado federal Franco Cartafina, formando, assim, uma base política importante na Câmara. De quebra, traria o deputado federal para o seu lado, apoiando sua reeleição. Seria bom para ambos.
 
PESO PESADO
Para arrancar Zé Silva do chão não será fácil. Além de ser um quase desconhecido entre os eleitores, carrega o selo de para-quedista, o que certamente será difícil reverter. Por isso, ter o deputado federal Franco Cartafina, que é prata da casa, ao seu lado poderá ser conveniente.  “Até 2022, ninguém vai trazer mais dinheiro para Uberaba do que ele, visando à reeleição. Ter um deputado federal com a chave do cofre federal é tudo o que um prefeito deseja” – diz o analista.
 
JÁ ERA!
Depois que a vereadora Rochelle Bazaga assumiu sua intenção de fazer dobradinha com Franco Cartafina, disputando cadeira na Assembleia Legislativa de Minas, seu nome saiu de cena nas especulações para líder do governo Elisa.
 
FORA DO PÁREO
Quem apostava no convite ao vereador Fernando Mendes para assumir a liderança do governo na Câmara certamente já caiu na real. Em que pese o bom desempenho do edil nesta legislatura, atuando com serenidade nas questões mais delicadas até aqui colocadas, sua filiação partidária será o grande empecilho na relação com o governo. Fernando Mendes está no MDB, mesmo partido do ex-prefeito Paulo Piau. Que, aliás, poderá disputar as eleições do ano que vem...



Continua depois da publicidade


 
TCHAU, OBRIGADO!
E o vereador China descartou por completo sua condição de pré-candidato a deputado estadual. Vai cumprir o mandato de vereador até o fim. É isso aí.
 
CHAME O SHERLOCK
Mais 3.810 doses de AstraZeneca estão chegando a Uberaba para aplicação de segunda dose. Ainda é pouco, diante do público a ser vacinado e que aguarda sua vez na fila.
 
OTIMISMO EM ALTA
O Dia das Crianças deve aquecer parte significativa do varejo em Minas Gerais. Varejo espera vendas 85% maiores do que em 2020, sinalizando com um otimismo surpreendente. O ticket médio, no entanto, não deve ultrapassar o valor de R$ 200,00, que poderá ser parcelado no cartão de crédito para 49,7% dos entrevistados. É o que aponta a pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Crianças 2021”, elaborada pela Fecomércio MG. A reabertura do comércio, o avanço da vacinação e a queda nos índices de transmissão de Covid-19 trazem esperança de vendas melhores para os lojistas mineiros.
 
PRETO NO BRANCO
Alterações propostas na Lei Orgânica da Polícia Civil serão discutidas em audiência que a Comissão de Segurança Pública realiza nesta quarta-feira, às 9h30, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Iniciativa  é do deputado estadual Heli Grilo. Na pauta estarão as mudanças no regime jurídico e no quantitativo de cargos nas carreiras da corporação.

INDEFINIÇÃO
Depois de conduzir as eleições municipais do ano passado com inigualável maestria, o Juiz Fabiano Garcia Veronez deixará o comando da Zona Eleitoral 276 e a  direção do Foro da Comarca de Uberaba em março do ano que vem. Ainda não se sabe qual magistrado o substituirá no comando das eleições presidenciais.
 
VIVA DOM BENEDITO!
Jubileu do nascimento de Dom Benedito será lembrado neste sábado, com a Solene Celebração Eucarística. Se vivo estivesse, Dom Benedito teria completado 100 anos em 2020, mas, com a pandemia, a festividade foi revista. Mas agora terá comemoração, com início previsto para às 9h20, com a apresentação da Banda da PMMG, sob a regência do Mestre Tenente Neoclides dos Santos. Logo após, às 10h, o Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto presidirá a missa. Toda a solenidade será transmitida pelo Facebook e canal do Youtube da Arquidiocese de Uberaba.
 
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia