JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 24/09/2021


Continua depois da publicidade


Vamos buscar a Heineken?

 ÁGUA NO CHOPP

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) conseguiu a paralisação das obras de uma fábrica da cervejaria Heineken em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte. O argumento usado foi a ameaça de soterrar o complexo de grutas e cavernas onde foi encontrado o esqueleto mais antigo da América do Sul , o crânio de Luzia. O órgão do Ministério do Meio Ambiente também enviou ofício para o governo mineiro, que já havia concedido a licença prévia para a construção, e aplicou duas multas na empresa, que somam R$ 83 mil. Ao ser anunciado, o investimento prometia criar 350 empregos diretos. Pois é. Pedro Leopoldo é a terra-natal do médium Chico Xavier. Se ele trocou aquela cidade por Uberaba, por que não a Heineken também? Fica aqui a dica para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico correr atrás…
 
COMENDO CRU
O ICMBio argumenta também que não foram apresentados estudos que possibilitem saber como a construção da fábrica da Heineken poderá afetar a dinâmica da drenagem da água. Uma das fontes de captação para produzir a cerveja é o subsolo, com um volume de 310m³ por hora, o que seria suficiente para abastecer uma cidade de 37 mil habitantes. "A retirada de água do subsolo poderá implicar em consequências danosas ao meio ambiente", afirma a nota do ICMBio. Pois é. Mais uma razão para a Heineken trocar Pedro Leopoldo por Uberaba. Por que não? Aqui temos o aquífero Guarany, fonte da melhor água do Brasil, conforme atesta a Cervejaria Petrópolis.
 
RECORDE
Por falar em cervejarias, a Petrópolis alcançou uma produção de quase 6 milhões de latas envasadas em um único dia nas duas linhas de Uberaba, um recorde para o Grupo Petrópolis, que pretende aumentar sua capacidade de produção em 8,6 milhões de hectolitros (ou 860 milhões de litros) de cerveja por ano. 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Reativação da Agência de Desenvolvimento Regional deu o maior ibope, trazendo a Uberaba cerca de 70 prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba esta semana. Ponto para a prefeita Elisa, que articulou o encontro. Eventos como este fortalecem a posição de liderança regional de Uberaba. 
 
PRA INGLÊS VER
Nova redação do Decreto 674, publicada nesta sexta-feira, altera de 12 para 18 o número máximo permitido para o transporte de passageiros em pé nos ônibus urbanos. Na realidade essa permissão é só para inglês ver, porque os ônibus circulam com uma quantidade infinitamente superior ao permitido há muito tempo. Basta ver como os coletivos sobem a avenida Fidélis Reis após as 18h? Superlotados. 
 
ESPERE (MAIS) UM POUCO
Ainda não foi desta vez que o município flexibilizou as regras do decreto Covid para permitir que os eventos possam ter um público maior. Não é de hoje que os promotores de shows e similares vêm insistindo com o governo municipal para autorizar um escalonamento no número de pessoas permitidas, principalmente considerando que vêm aí as tradicionais  festas de formatura. Mas os promotores desses eventos vão ter de esperar um pouco mais...
 
NA PONTA DO LÁPIS
Descumprimento das regras do Decreto Covid motiva mais uma série de notificações via Porta Voz desta sexta-feira. No entanto, o nome do vereador Pastor Eloísio não consta na relação dos autuados por falta de uso de máscaras. Embora ele não tenha sido oficialmente autuado, as fotos dele publicadas pelo JM e as imagens postadas em redes sociais registrando as duas manifestações de protesto contra homenagens por ele prestadas (ou tentadas) mostram claramente que ele descumpriu determinação expressa do decreto 674, o Decreto Covid.
 
AGORA VAI
Publicado finalmente o extrato do contrato que sacramenta a mudança da sede administrativa da Codau para o Praça Uberaba Shopping, onde irá ocupar área de  1.469,52 m2, pelo prazo de 36 (trinta e seis) meses, ao custo total de R$ 40 mil.
 
MINISTRO AQUI
Ministro Rogério Marinho é aguardado em Uberaba no dia 8 de outubro para a solenidade de entrega das chaves a 222 famílias contempladas com casa própria no conjunto Girassóis IV. Anúncio foi feito pelo vereador Marcos Jammal, que está empenhado em resolver o impasse desse conjunto do Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o deputado Franco Cartafina. Outras 268 casas do Girassóis IV ficarão para outra etapa.  



Continua depois da publicidade


 
ESQUEÇA!
Depois do Girassóis IV e do Alredo Freire IV, dificilmente Uberaba será contemplada com novos núcleos habitacionais construídos com recursos federais. Análise é do vereador Jammal, que comandou a Cohagra no seu período áureo, durante o governo Paulo Piau. Para o vereador, Uberaba não tem chance alguma de ser incluída no programa Casa Verde Amarela, do governo Bolsonaro. Primeiro, porque não há mais recursos federais para esta finalidade. Segundo, porque Uberaba já atingiu seu limite para contratação. Ou seja: quem conseguiu casa, conseguiu. Quem não conseguiu vai ter de esperar…
 
DE MUDANÇA
Posto policial baseado no aeroporto precisa urgentemente mudar-se para a Rodoviária. Lá, sim, “o bicho tá pegando” e carecendo da PM para colocar um pouco de ordem.
 
PRA VALER
Vice-prefeito Moacyr Lopes adianta que a Codau está providenciando novos sinalizadores de obras. Ele admite que os cavaletes usados atualmente não são eficientes o bastante para alertar os motoristas, em especial à noite. Já os novos sinalizadores, segundo ele, serão visíveis à distância. Oremos!
 
EM SEGREDO
Comissão parlamentar processante, a CPP, deve deixar para segunda-feira o protocolo do relatório sobre os desdobramentos das investigações do fura-filas da vacina contra Covid em Uberaba. Embora o relatório fosse aguardado pra esta sexta-feira, as expectativas não se confirmaram. O jeito será segurar a ansiedade…

MAIS CEDO
Sessão da Câmara vai começar mais cedo na segunda-feira, dia dedicado à leitura do relatório da CPP dos Fura-Filas. Presidente Ismar Marão anunciou em primeira mão e com exclusividade ao Pingo do Jota, esta semana, que a sessão terá início às 14h.
 
EXPOCIGRA A CAMINHO
Sabe quem vem palestrar na ExpoCigra Fiemg este ano? Rogério Flausino, o vocalista do grupo Jota Quest. Vai falar sobre “Dias melhores virão”, tal e qual seu grande hit. Gostou? Pois saiba que o ator Thiago Lacerda também está confirmado para palestra no sábado, sobre o tema “Quem está aí”. Expocigra Fiemg foi lançada na noite desta sexta-feira, no auditório da Fiemg, contando com a presença de diversas autoridades. A feira multissetorial vai começar no dia 21 de outubro.
 
ADEUS!
Não poderia encerrar a coluna de hoje sem registrar a enorme tristeza pelo falecimento precoce do grande amigo Carlos Alberto Rocha. Nas quase 5 décadas de existência do Jornal da Manhã ele esteve presente, cuidando da contabilidade da empresa e, depois, das outras empresas que vieram a formar o Grupo JM de Comunicação. Além de sua competência profissional, de sua lealdade e companheirismo, Carlos Rocha era uma dessas pessoas que os seus amigos tinham orgulho de guardar do lado esquerdo do peito. Quem o conheceu e com ele conviveu, como nós, sabe que ele era “o cara”. Digo, sem exagero, que perdemos uma referência de retidão, de honradez,  caráter, amizade sincera. 

Ex-comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, o ten.cel. Anderson Passos levou um susto ao chegar na academia da corporação, em Belo Horizonte, e se deparar com o governador Romeu Zema lá, praticando atividade física.
 
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia