ALTERNATIVA

Incêndio destrói parcialmente sede de construtora no Centro de Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 22/07/2021 às 21:04Atualizado em 19/12/2022 às 02:44
Compartilhar

Incêndio no início da noite desta quinta-feira consumiu parcialmente as instalações da construtora RC Guaritá, na rua Alaor Prata, esquina com rua Segismundo Mendes. O casarão da família Guaritá passou recentemente por revitalização para acomodar a construtora, mas conservou sua tradicional fachada, apenas ganhando as cores cinza e verde limão. As causas do sinistro ainda não são conhecidas.  

BONS NEGÓCIOS

Diretora comercial do Grupo Vilefort, Ana Cláudia Maia Vilefort veio a Uberaba nesta quinta-feira a convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de conhecer potenciais fornecedores locais  dos mais diversos segmentos. Reunião aconteceu no auditório da CDL e durou mais de duas horas, deixando o empresariado uberabense confiante em bons negócios. A presença da diretora comercial do grupo em Uberaba por si só já demonstra o interesse do atacarejo em prestigiar os fornecedores da cidade.

PORTA ABERTA

Esta modalidade de aproximação entre compradores e fornecedores locais é uma das boas iniciativas do governo Elisa, sob inspiração de suas experiências no comando a Fiemg Regional. Pode ser uma grande oportunidade para os fornecedores de verduras, frutas, refrigerantes, fraldas, uniformes e diversos outros produtos “made in Uberaba” ampliarem sua presença no mercado e seu faturamento. Ao venderem para uma rede de supermercados, como o Vilefort, nada impede que os fornecedores de Uberaba consigam colocar seus produtos à venda também nas demais lojas do grupo pelo Brasil afora.

CONTAGEM REGRESSIVA

Ainda não há data definida, mas Ana Cláudia sinalizou que o atacarejo Vilefort deverá abrir as portas na segunda quinzena de agosto. Estão aceleradas as obras e adaptações no prédio da avenida Santa Beatriz, onde funcionaram Walmart e mais recentemente o Big, para receber o modelo Vilefort. 

LONGA ESPERA

Nenhum óbito foi registrado por Covid no boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura. Em compensação,  a taxa de ocupação de leitos divulgada nesta quinta-feira ficou em 61%, o que significa que a retomada das cirurgias eletivas terá de esperar pelo menos mais uma semana. Que peleja! 

BASE DE CÁLCULO

De acordo com o decreto que estabelece as regras para autorizar as cirurgias eletivas, a taxa de ocupação dos leitos hospitalares específicos para Covid precisa estar abaixo de 60%, o que ainda não aconteceu. O problema é que desde o início da pandemia esse número de leitos Covid oscilou em várias oportunidades, tanto para mais, quanto para menos. No início do ano foram removidos pacientes não Covid do Hospital Regional para o Mário Palmério, de modo a abrir leito para receber doentes de Manaus. Depois, foi realizada operação inversa, concentrando no Regional os casos mais graves de Covid e, no auge da pandemia, o Município recorreu ao Hospital de Clínicas para abertura de mais leitos. No entanto, a base de cálculo para se chegar aos 60% de ocupação continua sendo o total de leitos de UTI Covid, que é 103.

REVISÃO DA BASE

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pela Prefeitura, apenas 95 leitos de UTI continuam disponibilizados para pacientes Covid, e não apenas pacientes de Uberaba, como de toda a região. Os outros já foram remanejados para atendimento a pacientes não Covid. Desses 95 leitos de UTI Covid, apenas 67 estão ocupados, sendo 50 na rede pública e apenas 17 na rede privada. Há 28 leitos de UTI ociosos neste momento. Esse quadro pode mudar de uma hora para outra? Pode, claro, embora seja muito difícil imaginar que os 28 leitos ociosos serão todos ocupados simultaneamente. Por isso, é preciso ponderar que há diferença entre considerar 60% de 103 leitos e 60% de 95 leitos. E manter essa base de cálculo de 103 só faz atrasar ainda mais a retomada das cirurgias eletivas, aumentando a angústia e o sofrimento de pacientes que estão há mais de um ano e meio esperando na fila. 

TUDO CERTO

Concessionária Ubercom cumpriu sua promessa e abriu as portas da Rodoviária nesta sexta-feira, atendendo ao pedido feito pelo vereador China. Vitória devidamente comemorada. Resta agora a contrapartida: instituir a cobrança da taxa de embarque de passageiros no Posto Graal, acabando com a concorrência desleal com a Rodoviária. 

DEU B.O

Empreiteira encarregada da construção de uma ponte no famoso Corredor Pedro Lucas terá de refazer a mureta lateral, depois que a Prefeitura constatou diferença de 45 cm na altura, passando de 120 cm constantes no projeto para meros 75 cm.

TEM RAZÃO

Vice-prefeito Moacir Lopes avalia que são preocupantes as críticas feitas pelo grupo Observatório Urbano sobre a possibilidade de ocupação de 13% da APA (área de preservação ambiental) do Rio Uberaba com loteamentos. Alertado pela coluna, o vice-prefeito prometeu se inteirar do assunto, para as devidas providências. Para quem o conhece, esse “pingo” é um alfabeto inteiro…

Dia da Vovó

Comércio lojista já se movimenta na expectativa de vendas de presentes para o Dia da Vovó, comemorado na segunda-feira, 26. Embora a data seja relativamente nova no calendário do setor, o presidente da CDL, Angelo Crema, avalia que nem que seja um par de meias os netos vão comprar para agradar aos avós. 

BOAS PERSPECTIVAS

Para o Dia dos Pais o líder lojista ressalta que a CDL já está orientando os seus associados a investir em promoções para incrementar as vendas de presentes. Mesmo com o atendimento presencial liberado, Ângelo Crema acredita que o contato via whatsapp será a porta de entrada para os clientes concretizarem suas compras. 

CIDADE ILUMINADA

Em que pese ainda não estar definida a programação, Angelo Crema defende a retomada do Natal com iluminação nas ruas principais, promoções e a volta do famoso trenó do Papai Noel, que é uma iniciativa da CDL em parceria com a ACIU. Seria interessante, também, retomar os tradicionais concursos para premiação de vitrines natalinas, o que sempre foi um bom incentivo para os comerciantes capricharem no visual de suas lojas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por