ALTERNATIVA

Fiscalização multa 16 por falta de máscara e interdita mais dois bares

Lídia Prata
Publicado em 20/06/2021 às 18:28Atualizado em 18/12/2022 às 14:45
Compartilhar

SECRETÁRIO FICA

A julgar pelas declarações da prefeita Elisa ao programa “O Pingo do Jota” de sábado, ela não vai ceder às pressões dos vereadores para trocar o secretário municipal de Saúde. Elisa diz ter convicção de que o secretário Sétimo Bóscolo Neto não cometeu qualquer irregularidade no processo de vacinação e, por outro lado, enalteceu o trabalho que ele vem fazendo no cargo. “Dr. Sétimo é um homem íntegro, que tem levado muita pancada, trabalhado dia e noite, mas é leal leal, sério. Não faz sentido tirá-lo por política. Ele tem feito um bom trabalho. E agora tem uma subsecretária, a Valdilene, que entende muito de SUS. Estão trabalhando muito bem” - avaliou.

MEA CULPA

Ainda na entrevista, a prefeita revelou que muitos vereadores se arrependeram de terem pedido a exoneração do secretário Sétimo Bóscolo Neto. “Muitos me ligaram, mostrando arrependimento” - disse Elisa, sem revelar nomes. Mas, é preciso frisar que pelo menos três vereadores chegaram a pedir a exoneração do secretário na sessão da Câmara destinada à leitura do relatório da CEI das Vacinas. Um deles foi o Cabo Diego Fabiano…

CONVERSA VAI...

“O meu diálogo com os vereadores melhorou muito desde a rejeição do PPA. Eu fui atrás de cada um deles para mostrar que meu propósito não é fazer nada de errado e, no processo de construção, eles podem contribuir” - reconheceu Elisa, fazendo também uma mea culpa: “Acredito que nós falhamos nesse diálogo com eles de início, mas estamos correndo atrás para recuperar o tempo perdido. Alinhamos com eles e criamos um grupo de whattsapp para agilizar a comunicação entre nós”. Por outro lado, Elisa garante que não houve troca de cargos para votação favoráveis à sua exclusão nas investigações da Comissão Processante das Vacinas.

CONVERSA VEM

A propósito, o relacionamento deve ter melhorado muito mesmo. Veja que já existe um video circulando nas redes sociais desde sexta-feira, em que os vereadores Caio Godoy, Celso Neto e Cabo Diego Fabiano aparecem ao lado da prefeita, para anunciar que estudantes da área da saúde e estagiários em instituições de saúde começarão a ser vacinados a partir de amanhã.

GENTE À TOA

Embora a prefeita seja muito atuante nas redes sociais e as use para informações oficiais de seu governo, ela não poupa críticas a esse meio de comunicação. Ao “Pingo do Jota” Elisa disparou: “as redes sociais não perdoam. E tem muita gente à toa nas redes sociais,  fazendo a desconstrução do meu governo. Mas estou preparada para enfrentar isso até o fim do meu governo, porque nunca na história de Uberaba tivemos uma prefeita mulher, vindo de um grupo que chegou à vitória sem coligações”. Recado dado.

APURAÇÃO

Sobre o relatório da Comissão Especial de Investigação das Vacinas, Elisa disse que o julgamento da Câmara fez justiça a ela, pois não havia como culpá-la pelas irregularidades ali apontadas. Disse que não aceitar ser criticada por omissão, pois todas as medidas foram tomadas, incluindo investigações pela Controladoria. A propósito, no Porta Voz de sexta-feira saiu decreto nomeando os membros da Comissão que vai analisar e julgar Procedimento Administrativo Disciplinar contra enfermeira-padrão que lançou em redes sociais uma convocação de pessoas de 65 a 69 anos antes da hora. Ela inclusive foi afastada do cargo, como forma de preservá-la, segundo a prefeita.  Mas, se ficar comprovada a culpa dela, será responsabilizada, obviamente.

PRETO NO BRANCO

Ainda sobre as investigações da CEI, a prefeita admitiu que não houve uma formalização da parceria com clínicas de vacinação contra Covid em idosos asilados, ainda que não envolvesse remuneração do Município. 

A CAMINHO

Chegam a Uberaba nesta segunda-feira mais 4.200 doses de vacinas da Pfizer, mais 2.110 doses de Coronavac e  60 doses de AstraZeneca. Todas essas vacinas serão destinadas a gestantes, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento. Pelo menos é o que diz a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde, que envia as doses com a definição prévia por BH sobre o público alvo a ser contemplado. As vacinas desembarcarão no aeroporto de Uberaba, depois do almoço. Portanto, pessoas com 59, 58 anos e menos ainda terão de esperar mais um pouquinho para serem imunizados.

MUTIRÃO

Prefeitura pode fazer mutirão de vacinação no bairro de Ponte Alta, assim como na área rural. Proposta está em fase de estudos de viabilidade técnica.

DENÚNCIAS

O trigito 153 será transformado em whattsapp para agilizar a comunicação da comunidade com a Fiscalização em tempos de pandemia. Com isso, as denúncias poderão ser feitas diretamente aos fiscais.

SEM PERDÃO

Duas interdições foram realizadas neste sábado pela Patrulha Mista. Um bar foi flagrado com aglomeração, em descumprimento ao decreto municipal de combate à pandemia. O outro estabelecimento interditado foi uma clínica de estética, porque no local funcionava um bar também.

FALTA DE JUÍZO

O barzinho interditado, no caso, já vinha sendo alvo de denúncias de aglomeração há um bom tempo. Agora terá de ficar 15 dias de portas fechadas. É o tal negóci “cabeça que não tem juízo, o corpo paga”.

PELADA NÃO!

Na manhã deste domingo, uma associação no bairro Morado do Sol foi autuada pela fiscalização de Posturas, que flagrou pessoas jogando bola no campinho do local. A princípio, a responsável pelo campo de futebol alegou que os jogadores tinham invadido o local. Mas a versão dela logo foi desmentida pelos jogadores, que contaram o valor pago para usar o espaço. Resultad além da autuação da associação, o campo foi interditado.

FIM DE FESTA

Após receber denúncia, a Fiscalização da PMU acabou com um torneio esportivo que começaria no sábado e se estenderia por toda a semana numa academia da cidade. A Patrulha chegou ao local por volta de meio dia e constatou que havia cerca de 20 atletas, inclusive de outras cidades, para participar da competição.

BOTA A MÁSCARA!

Nada menos do que 16 autuações foram registradas pela Guarda Municipal neste fim de semana por falta de uso de máscara facial. Não é possível que até hoje as pessoas não entendam a necessidade de usá-las adequadamente!

BALANÇO POSITIVO

Os números da Fiscalização em Uberaba andam crescentes. Basta lembrar que entre os dias 12 e 17 foram interditadas 2 academias, 4 bares/restaurantes, 1 loja de conveniência, 1 casa de festa e 1 pastelaria. Das 72 autuações, foram 15 por aglomerações, 11 por funcionar fora do horário/exceder capacidade máxima de clientes, 44 por falta do uso de máscaras e 2 por reunião familiar/festas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por