ALTERNATIVA

Relatório da CEI das vacinas deve ser lido no dia 16 na Câmara

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 08/06/2021 às 20:46Atualizado em 18/12/2022 às 13:45
Compartilhar

Comissão Especial de Investigação já está com o relatório dos trabalhos de apuração sobre os fura-filas da vacinação em Uberaba praticamente pronto. Segundo o presidente Marcos Jammal, a apresentação aguarda apenas a chegada de algumas respostas a ofícios enviados, para fechar as informações levantadas pelos vereadores. Expectativa é ler o relatório na sessão da Câmara do dia 16, quarta-feira da semana que vem. 

DIA DE MÁRTIRES

No dia 16 de junho é comemorado o dia de Santa Julita e São Ciro, dois grandes mártires da igreja católica, sendo Ciro o mais jovem mártir da história. Santa Julita viveu na cidade de Icônio, na atual Turquia. Membro de uma família nobre e de muitas posses, fazia parte da alta aristocracia cristã de sua região, e ficou viúva logo após dar à luz a seu filho, que foi batizado com o nome de Ciro. Aos 3 anos de idade, Ciro e sua mãe foram perseguidos pelo imperador Diocleciano, considerado um tirano sanguinário de Roma. 

SUSPENSE

Mas, voltando à CEI das vacinas, o presidente Marcos Jammal não comenta o que foi apurado, por conta do sigilo que reveste os trabalhos. Mas, extraoficialmente, o que se sabe é que o relatório já tem mais de 250 páginas, incluindo nomes de vacinados “fura-filas”, gráficos, transcrição de depoimentos e vasto material probatório. Consta que o relatório será “bombástico”!

PAPAI, MAMÃE, FILHINHO…

Presidente da CEI não confirma, mas também não nega que uma família inteira teria sido vacinada, em desacordo com o cronograma de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde. Fiz a pergunta a Marcos Jammal, mas ele saiu pela tangente, justificando a impossibilidade de dar detalhes sobre o assunto, enquanto o relatório não for  oficialmente apresentado. No entanto, nos bastidores o que se comenta é que uma determinada clínica da cidade teria aproveitado para vacinar papai, mamãe, filhinhos dos proprietários… Pois é.

OLHA O ATRASO!

Uma dica àqueles que se assustaram com o número de óbitos no boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta terça-feira. As 11 vítimas fatais da Covid podem não ter morrido nas últimas 24 horas. Isso porque os hospitais têm informado os óbitos quando querem, sem  o menor compromisso com prazos, tempo, data, horário... Alô, Secretaria de Saúde! Esse descompasso é mais um fator que coloca em dúvida a credibilidade das informações sobre a pandemia em Uberaba. Assim não dá! 

CHEGOU A HORA!

Demorou, mas chegou finalmente o dia da vacinação dos motoristas do transporte coletivo. Prefeita Elisa cumpriu a promessa feita à categoria e a vacina chega ainda em junho aos braços dos motoristas. Um alívio e tanto para os trabalhadores que estão em contato direto com centenas de usuários, todos os dias, nos ônibus da cidade. Presidente do Sintracol, Roberto Alexandre Vieira, comemorou o anúncio, ressaltando que os motoristas estão aliviados com essa confirmação da data.

VIVA OS MESTRES!

Chega também a vez da vacinação dos professores em Uberaba. Educadores do ensino infantil serão os primeiros a receber a dose, segundo anúncio feito pela coordenadora Ana Vera Abdanur. A sequência prevê educadores do ensino fundamental, médio, técnico, superior e, por último, professores de cursos de pós-graduação. Otimista, ela acredita que essa etapa deve andar rápido, se for mantido o quantitativo de doses que têm chegado ultimamente. Assim seja!

REMARCAÇÃO

Reunião dos empresários locais com diretores do Grupo Villefort foi cancelada e será remarcada. A cúpula do grupo quer vir a Uberaba para ajustar a possibilidade de parceria para fornecimento de produtos e serviços por empresas da cidade ao supermercado, que vai inaugurar na avenida Santa Beatriz, onde funcionou o Walmart e, mais recentemente, o Big.

BOA NOTÍCIA

Finalmente uma boa notícia para a ZPE. Governo e Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportações (Abrazpe) chegaram a um denominador comum sobre as alterações na Medida Provisória que regulamenta o assunto. Com isso, as empresas serão desobrigadas de cumprir a quota de 80% da produção destinada a exportações, o que era uma antiga reivindicação dos municípios contemplados com ZPE, incluindo Uberaba.

BONS RESULTADOS

Nos cinco primeiros meses do governo Elisa, o projeto Todos por Uberaba atendeu a demanda de 1.784 uberabenses por meio do Cidade Ativa. Esse programa atende pedidos de limpeza de área pública e de bueiros, recapeamento etc. Em média foram registradas  mais de 26 chamadas. 

PEGANDO FIRME

Acredite, se quiser: o Procon de Uberaba autuou oito agências bancárias no mês de junho por não fornecer senhas para atendimento em caixas convencionais aos consumidores que aguardavam do lado de fora, assim como por demora no atendimento e por aglomerações. E olha que tivemos seis dias úteis por enquanto. Autuações por aglomerações somaram nada menos do que R$23.500,00, somente entre sexta-feira (4) e hoje (8).

NOVO FORMATO

Versão 2021 da Megacana Tech Show 2021 será ampliada, com início previsto para agosto e término em dezembro. E tudo online, com transmissão pela TV Megacana. Essa feira é uma das principais feiras do setor sucroenergético do Brasil e conta com mais de 30 parceiros este ano. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por