JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 19/04/2021


Continua depois da publicidade


UPAs encaminham mais de 40 pacientes Covid graves para Hospital no fim de semana

Embora neste fim de semana as UBSs não tenham funcionado para atendimento a pacientes com síndrome gripal, o volume de pessoas que passaram pelas UPAs não aumentou tanto quanto previsto. A UPA Mirante registrou 281 atendimentos, enquanto na UPA São Benedito foram 202. Esse total de atendimentos foi menor do que o registrado na semana passada, porém o número de pacientes graves aumentou. Para se ter uma ideia, a UPA Mirante transferiu 27 pacientes para hospitais neste fim de semana com Covid confirmada, e a UPA São Benedito transferiu 15, também em estágio avançado da doença. 

DE FORA

Os novos kits intubação não vieram do Estado para o Hospital Regional, no fim de semana,  e o estoque de medicamentos lá é suficiente para no máximo 4 a 5 dias, segundo o diretor Frederico Ramos. 

NOVO PERFIL

Ainda de acordo com o diretor Frederico Ramos, nas últimas semanas os pacientes têm chegado ao Hospital Regional em estado mais grave. Pior: o agravamento da doença tem sido extremamente rápido, levando o paciente a óbito  em pouco tempo. 

POR QUE NÃO?

A propósito, o médico Frederico Ramos defende a volta às aulas presenciais nas escolas. Segundo ele, o risco de contaminação é menor em ambientes controlados, seguindo as regras sanitárias à risca, do que em ambientes nos quais as pessoas relaxam e acabam não prestando atenção às medidas preventivas.

PASSO DE TARTARUGA

Ainda não chegaram os R$ 3 milhões prometidos pelo Governador Romeu Zema para abater no débito do Estado com o Município. Zema prometeu liberar esse pagamento durante reunião com a prefeita Elisa, em Belo Horizonte, ocorrida no dia 18 de fevereiro, quando ela esteve na capital para discutir com ele a situação do Hospital Regional. Naquela reunião, o governador prometeu imediata liberação do repasse de R$ 3 milhões para abater na dívida do Estado em relação ao custeio do HR. Mas até agora nenhum centavo. Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, a prefeita atribuiu a demora na liberação desses recursos à mudança do secretário estadual de Saúde, mas garantiu que confia 100% na palavra empenhada pelo governador. “Ai dele se não cumprir a promessa” - brincou Elisa.

SERÁ OTIMISMO?

“Vai dar fila de interessados, quando entrar em operação´”. Opinião é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, sobre a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Uberaba. Passalio participou de live com a diretoria da Aciu na noite desta segunda-feira, comparando a ZPE a um jardim. Quando estiver florido e bonito, vai atrair muitas borboletas - disse. 

O problema é chegar nesse jardim florido. 

SÓ NO APOIO 

Lembrando que ZPE é assunto para ser tratado exclusivamente entre Município e Governo Federal, o secretário Passalio mostrou estar acompanhando de perto cada movimento do governo Elisa para viabilizar esse projeto. Disse, inclusive, que nos próximos dias “haverá uma assinatura importante”, sem dar maiores detalhes. 

PROSPECÇÃO

A prospecção de indústrias para implantação na ZPE está atrelada a um perfil complicado de encontrar. No caso, precisa destinar 80% da sua produção para o mercado externo, reservando apenas 20% para o mercado interno. O secretário Passalio afiançou que o Indi está no radar para buscar investidores com esse perfil e adiantou que a Stanley Black & Decker poderá ser uma potencial interessada em trazer para cá uma de suas linhas de produção. A Black já tem sua fábrica ali pertinho da ZPE e poderá viabilizar aqui uma segunda indústria. Mas, por enquanto, não há nada definido. Só o desejo de viabilizar um negócio desse porte.

BENEFÍCIOS 

Negociação com a Cemig está resultando num parcelamento mais longo, sem entrada e sem juros, para os inadimplentes de energia elétrica em Minas. Por outro lado, o secretário de Desenvolvimento Econômico descartou qualquer possibilidade de se concretizar a abertura de uma linha de crédito do BDMG para ajudar os pequenos empresários mineiros endividados, se tiverem o nome negativado. “O Banco Central não vai autorizar isso” - disse Passalio, jogando um balde de água gelada sobre a intenção dos comerciantes. “Nós podemos não agradar, mas não vamos enganar ninguém” - arrematou o secretário.

VIVA A LIBERDADE




Continua depois da publicidade


Presidente da CDL, Angelo Crema, comemora a volta dos clientes ao interior das lojas, permitida pelo novo decreto da pandemia, o decreto 481. Crema avalia que houve um avanço muito positivo para o comércio de Uberaba e espera ampliar essas conquistas a tempo das vendas de presentes para o Dia das Mães. 

TOLERÂNCIA

A CDL Uberaba está orientando os lojistas a abrir as portas das empresas um pouco mais tarde, para evitar tumulto e aglomeração no transporte coletivo. Abrir às 9h, ou às 10h, não vai fazer diferença, pois as lojas podem funcionar até as 20h. Aliás, o presidente Angelo Crema conclama seus associados a terem tolerância com os colaboradores, caso cheguem atrasados por conta de ônibus. Com a limitação de passageiros a serem transportados, os comerciários poderão ter dificuldades que chegarem exatamente no horário de sua jornada.

PROIBIDO

Por mais asseados e limpos que sejam, os provadores de roupas nas lojas continuam proibidos. Idem as vendas por consignação, as famosas “sacolas” de roupas para o cliente experimentar em casa. No entanto, se o cliente comprar sem experimentar a roupa não servir, poderá voltar à loja para efetuar a troca. Bom, entendo que tanto faz experimentar roupa consignada e devolver, do que comprar, experimentar em casa e devolver porque não serviu. Mas…

NOVO HORÁRIO

Com a publicação do Decreto municipal 481, as lojas e operações do Shopping Uberaba voltaram a abrir suas portas para receber os clientes. O novo horário vai das 11h às 20h, de segunda a sábado. Tem mais: os feriados de Tiradentes e Dia do Trabalho não fecham o Shopping. Nos dias 21 de abril  e 1º de maio, as lojas estarão abertas das 13h às 20h. Nas duas datas, os restaurantes estarão abertos das 11h às 20h.

APRESSADINHOS

Muitos barzinhos abriram as portas na sexta e no sábado, embora o Decreto 481 tenha entrado em vigor apenas no domingo. E as denúncias de aglomeração voltaram a pipocar, envolvendo principalmente os contumazes descumpridores de decretos de pandemia. Mesmo assim, a Guarda Municipal não constatou irregularidades. Houve apenas uma autuação.

CALMA, PESSOAL!

Eventos festivos continuam proibidos no papel, mas na prática alguns negacionistas continuam ignorando as medidas preventivas. No Recreio dos Bandeirantes teve uma autuação, que resultou em 4 presos por desacato.  Outra festa clandestina, realizada no Bairro de Lourdes, também foi encerrada mais cedo, mas o dono do evento “rodou a baiana” com os guardas e acabou indo esfriar a cabeça na delegacia.

ENCAIXE

Ex-secretário de Governo de Paulo Piau, Carlos Dalberto de Oliveira Filho, o Belzinho, acaba de ser nomeado assessor da presidência da Câmara Municipal de Uberaba. Outro integrante da administração passada que passa a atuar no Legislativo, porém no gabinete do vereador Túlio Micheli, é o ex-presidente da Cohagra, Ernani Nery.

SOLUÇÃO URGENTE

Faixa de orientação para deficientes visuais no piso do Calçadão da Artur Machado foi “engolida” pela faixa zebrada que interdita o tráfego de pedestres no local. 

NO FOCO

O futuro da duplicação da BR 262 será tema da live que o deputado federal Franco Cartafina faz nesta terça-feira, às 16h. A reunião online será transmitida pelas redes sociais do parlamentar e contará com a participação do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Thales Messias Pires Cardoso. Recentemente, o deputado ouviu do ministro da Infraestrutra a confirmação de que a concessionária da BR 262, a Triunfo Concebra, entregou os pontos, o que levará à nova licitação. Na live desta terça-feira, além de detalhar os próximos passos, o Procurador Dr. Thales Cardoso deve explicar o atual estágio da Ação Civil Pública, ajuizada pelo MPF em dezembro de 2018 para obrigar a Triunfo a cumprir o contrato. 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia