ALTERNATIVA

Elisa descarta pedir respiradores de Frutal e anuncia capacetes Elmo para o Regional

Estão a caminho de Uberaba 30 capacetes Elmo, doados pela Sociedade Civil Organizada

Lídia Prata
Publicado em 15/03/2021 às 20:51Atualizado em 18/12/2022 às 12:52
Compartilhar

SUBINDO MAIS QUE FOGUETE

Live da prefeita Elisa com a imprensa na manhã desta segunda-feira revelou dados alarmantes sobre a curva de crescimento da incidência do coronavírus em Uberaba. A matemática Michelli Maldonado, do Observatório Covid da UFTM, mostrou gráficos com tendência de alta de casos nos próximos dias, seguindo o que já vem sendo observado há 3 dias. Nos 14 primeiros dias de março foram registrados nada menos do que 1.575 casos positivos, sendo que o maior desafio hoje é evitar que esses números continuem crescendo nas mesmas proporção e velocidade. Sem dúvida, um desafio e tanto!

MAIS 10

E o boletim Covid desta segunda-feira informa a ocorrência de mais 10 óbitos nas últimas 24 horas e outros 4 em investigação.  Além disso, 154 novos casos foram confirmados, subindo para 17.102 o número de infectados desde o início da pandemia, no ano passado. Novamente a rede privada atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid e 71% de enfermaria. Na rede pública a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid bate a marca de 98% e de 86% na enfermaria. Para melhor entendiment temos hoje 107 pacientes em UTI e 167 em enfermaria.

FALTA GENTE

Aos profissionais de comunicação, a prefeita deixou claro que não basta aumentar ainda mais o número de leitos de UTI Covid em Uberaba, porque o grande problema é a falta de mão-de-obra. O HR já conta com 50 leitos credenciados e até o final da semana terá mais 10 prontos para entrar em funcionamento. Claro que se conseguir profissionais. Diretor do Hospital Regional revelou, também, que apenas na sexta-feira foram internados 8 pacientes em UTI, quase simultaneamente. E, por outro lado, o turnover de pessoal está muito alto, com vários profissionais pedindo demissão, o que dificulta o trabalho por lá.

CADA UM NA SUA

Elisa não pretende pedir emprestados os equipamentos para UTI que ainda estão na caixa, em Frutal, sem utilização. Segundo a prefeita, Uberaba já pegou 8 respiradores emprestados da mesma cidade, na gestão passada, e agora pretende ajudar Frutal a colocar seus leitos de UTI para funcionar. Desse modo, Frutal poderá reter no município os seus próprios pacientes e os das cidades que compõem aquela microrregião. Com outros municípios da macrorregião também estão em andamento as tratativas para que cada um cuide dos seus próprios pacientes, transferindo para Uberaba apenas os casos mais graves.

PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS

Dentre as providências elencadas pelo secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, para tentar conter a explosão de casos de Covid nos próximos dias estão a abertura das Unidades Básicas de Saúde nos finais de semana para atendimento exclusivo dos pacientes com síndrome gripal. Para essas unidades já estão sendo distribuídos 1.500 kits de testes rápidos. O secretário anuncia ainda a  contratação de mais profissionais de saúde e abertura de novos leitos exclusivos para Covid no Hospital Mário Palmério, com a transferência de pacientes com outras patologias para um andar “novinho em folha” no Hospital Hélio Angotti, com 22 leitos. Já está nas ruas também uma campanha mais arrojada para reforçar a necessidade do uso correto de máscara e de higienização das mãos, assim como sobre os perigos das aglomerações.

PROCURA GRANDE

No primeiro sábado em que três UBSs funcionaram na parte da manhã foram registrados 70 atendimentos a pacientes com síndrome gripal. Desse total, 14 testaram positivo para Covid, sendo que uma paciente já foi encaminhada de ambulância para a UPA, onde é feita a regulação de leitos para internação. Secretário Sétimo Bóscolo Neto trabalha para ampliar o número de unidades básicas funcionando no próximo final de semana.

CAPACETES ELMO

Estão a caminho de Uberaba 30 capacetes Elmo, doados pela Sociedade Civil Organizada. Esses equipamentos são uma alternativa à entubação de pacientes com Covid. A entubação é sempre uma preocupação, uma vez que 85% dos pacientes que passam por esse procedimento vão a óbito. O Elmo é um capacete de respiração assistida para tratar  pessoas com quadro leve ou moderado, que foi desenvolvido no Ceará, com resultados extraordinários desde sua aprovação pela Anvisa, em meados do ano passado.

AGLOMERAÇÕES PERSISTEM  

Por incrível que pareça, nem mesmo esses números absurdos de mortes e novos casos de Covid têm servido de alerta para as pessoas. A Fiscalização de Posturas continua tendo muito trabalho para exigir o cumprimento das regras sanitárias.  Para se ter uma ideia,  no fim de semana teve autuação de igreja evangélica no conjunto Valim de Melo, que reuniu mais de duas centenas de fiéis para culto no domingo. Muitos deles estavam sem máscara na aglomeração religiosa. Mais um bar foi interditado, por estar funcionando com as portas fechadas, assim como uma academia, que teimou em funcionar clandestinamente. Mas foram as festas familiares, em casa, que engordaram os números das autuações no fim de semana: foram 20 festinhas, todas com mais de 10 pessoas…

NA FILA

Lojas de roupas e calçados continuam impedidas de receber clientes no seu interior, mas podem vender com as barreiras tradicionais. Essa mesma regra vale para as lojas de shopping centers. 

VACINAS NA PAUTA

Câmara Municipal faz sua estreia nas plataformas de reuniões virtuais nesta terça-feira, às 10h, para votar em regime de urgência o projeto de lei que autoriza o Executivo a comprar vacinas diretamente no exterior. 

CEI  DAS VACINAS

A propósito, o vereador Luizinho Kanecão promete apresentar na reunião virtual da Câmara desta terça-feira pedido de investigação do uso das vacinas contra Covid em Uberaba. Se for aprovado, a Comissão terá 90 dias para apurar as denúncias.

ATÉ QUE ENFIM!

Por falar em vacinas, antes de ser finalmente despachado do comando do Ministério da Saúde, o inoperante general Eduardo Pazuello anunciou a assinatura de contrato para a compra de 38 milhões de doses da Janssen e 100 milhões da Pfizer. Mas essas vacinas não vão chegar de uma vez. Serão entregues aos poucos. A Pfizer, por exemplo, deve entregar suas vacinas entre abril e setembro. Já a Janssen enviará 16,9 milhões de doses até 31 de agosto e o restante até novembro.

O QUARTO

Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o médico Marcelo Queiroga será o novo ministro da Saúde, o quarto nome a ocupar o cargo. Tomara que este tenha um coração de ferro para enfrentar as pressões e possa dar um novo rumo ao enfrentamento à pandemia no Brasil. Como disse o vice-presidente General Mourão, consertar tudo na gestão da pandemia é “muito difícil”. “É uma  situação muito difícil, pela característica do nosso país, pela característica desse vírus, pela forma como o país encarou tudo isso. É muito difícil para alguém, da noite para o dia, conseguir consertar tudo” - disse Mourão. E mais: “A nossa população não gosta de respeitar regras. Não é da natureza do nosso povo. Nosso povo é mais libertário, gosta de circular pela rua, gosta de fazer festa. No momento que você que passar dois, três meses sem poder usufruir desses prazeres da vida, são poucos que aguentam”. Está certíssimo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por