ALTERNATIVA

Novo decreto fecha supermercados e mercados aos domingos

Lídia Prata
Publicado em 24/02/2021 às 20:55Atualizado em 18/12/2022 às 12:19
Compartilhar

Com 9 óbitos confirmados na terça-feira e mais 7 nesta quarta-feira, a Prefeitura endurece as medidas de enfrentamento à pandemia. O novo decreto publicado nesta quarta-feira prorroga a vigência do 222, editado há duas semanas. Mas aumenta o valor da multa para os infratores, conforme a prefeita Elisa já havia sinalizado em entrevista à Rádio JM na segunda-feira. Com isso, mexe na parte mais sensível do ser human o bolso. 

NOVAS RESTRIÇÕES

O novo decreto também fecha supermercados e mercados aos domingos. A Feira da Abadia também será suspensa já a partir deste fim de semana. Da mesma forma, o novo decreto suspende as aulas nas instituições de ensino superior, mas não atinge as escolas de 1º grau. O critério para a suspensão das aulas em universidades foi o crescimento assustador do índice de contaminação entre jovens a partir de 20 anos. Aliás, é a mesma faixa etária dos jovens que têm aparecido nas imagens de festas clandestinas nas últimas semanas. Não seria hora de interditar também as chácaras de aluguel? E, cá pra nós, onde está a autoridade dos pais que não conseguem convencer os filhos sobre a gravidade dessa doença? 

FALANDO GROSSO

Clima tenso na sessão legislativa desta quarta-feira, com pronunciamentos inflamados sobre os números da pandemia em Uberaba. O vereador Túlio Micheli puxou a fila dos indignados: foi à tribuna para criticar duramente a falta de participação do Legislativo nas decisões tomadas pelo Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19, ao contrário do que acontecia na gestão Paulo Piau. Túlio chegou a pedir a presença imediata da prefeita em plenário para dar explicações sobre a explosão de casos da doença na cidade. Mas, ao final, ficou definido que a prefeita ouviria as sugestões dos vereadores, numa reunião que aconteceu às 15h. 

PUXÃO DE ORELHAS

Ainda na sessão da Câmara desta quarta-feira, o presidente Ismar Marão  puxou as orelhas dos colegas, reclamando do individualismo que tem imperado na Casa. Chamou a atenção dos vereadores para desenvolverem um trabalho conjunto, em vez de entupirem a Prefeitura com requerimentos motivados pelo varejinho dos votos eleitorais. “Eu acho que é o momento de os requerimentos terem 21 assinaturas”, afirmou. Marão advertiu os colegas também que a hora exige a união entre Legislativo e Executivo para o enfrentamento da pandemia. “Vamos nos unir, e não pensar apenas no que A ou B precisa”, apelou o presidente, coberto de razão.  

MÃOS DADAS

Entidades que compõem a Sociedade Civil Organizada (SCO) protocolaram à tarde passada um documento contendo uma série de sugestões para o enfrentamento da pandemia. Segundo o delegado da Adesg/Uberaba, Antônio José Bessa Ferreira, que é um dos integrantes da SCO, as medidas foram apresentadas por representantes da Aciu, Sindicato Rural de Uberaba, CDL, Fiemg, SindCont, Sindicomércio, Unimed, Instituto de Engenharia, dentre outras. Além de sugestões, a SCO vai patrocinar uma mega campanha institucional em emissoras de rádio, TV, mídia impressa e eletrônica, para alertar a população sobre os perigos de contaminação pelo coronavírus.

MEDIDAS SUGERIDAS

Dentre as medidas sugeridas pela Sociedade Civil Organizada estão a suspensão de velórios presenciais e limitação dos cortejos fúnebres aos entes familiares mais próximos, para evitar aglomerações; rodízio entre as atividades econômicas nos dias da semana e horários de funcionamento, de modo a evitar que os trabalhadores nos diversos segmentos comerciais cumpram a mesma jornada diária de trabalho, com consequente aglomeração nos ônibus; ampliar o horário de atendimento bancários, para evitar filas e aglomeração de clientes. Há outras várias, igualmente interessantes.

BACTÉRIA DESCARTADA

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira, o diretor do Hospital Regional descartou por completo a alegada infecção hospitalar como causa da morte de um dos pacientes vindos de Manaus para se tratar em Uberaba. A filha dessa vítima acionou a Folha de São Paulo esta semana, alegando que o pai teria vindo pra cá com apenas 25% dos pulmões comprometidos e, no Hospital Regional, teria sido contaminado por uma bactéria que o levou à morte. Mas, segundo Diego Amad, não há a menor possibilidade de confirmação dessa versão. Primeiro, porque o paciente chegou em Uberaba com 70% dos pulmões comprometidos. Segundo, porque a tal bactéria só foi encontrada neste paciente. Caso se tratasse de infecção hospitalar, a bactéria estaria presente em outros pacientes também. Além disso, Diego Amad explicou que essa é uma bactéria oportunista, que provavelmente já existia na flora intestinal do paciente e aproveita a sua baixa imunidade decorrente da Covid, para se colonizar no organismo dele. 

TESTE POSITIVO

Ex-secretário municipal de Saúde e de Desenvolvimento Social nos governos Paulo Piau, Marco Túlio Cury testou positivo para coronavírus. Ele estava em Natal quando apresentou os primeiros sintomas, precisou ser hospitalizado e sua família tentava a transferência dele para Uberaba na tarde desta quarta-feira. Nossas orações pela recuperação de Túlio Cury, que é muito querido por todos os seus amigos, dentre os quais me incluo.

DOBRADINHA?

Por falar em Paulo Piau, ao que tudo indica ele poderá sair candidato a deputado estadual em 2022. Isso mesmo. Nos bastidores são fortíssimos os rumores dando conta de que o ex-prefeito estaria propenso a enfrentar as urnas, provavelmente em dobradinha com o presidente da Siamig, Mário Campos Junior. Será?

PROJEÇÃO

Mário Campos está na capa da JM Magazine que está nas bancas, e também em entrevista muito consistente nesta edição. Ele acaba de ser eleito, por unanimidade, para  presidir a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, ligada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essa Câmara tem o objetivo de discutir assuntos de interesse do setor sucroenergético e subsidiar o ministério em suas ações relacionadas ao segmento, contando com a participação de toda a cadeia produtiva.

AO VOLANTE

Colega jornalista Paulo Ferreira alerta os motoristas de aplicativos em Uberaba para ficarem atentos a uma decisão judicial na Europa, que pode atingir também o território brasileiro. A gigante Uber sofreu derrota marcante na sexta-feira passada, quando a Suprema Corte do Reino Unido decidiu que um grupo de motoristas tem direito a férias, salário mínimo e outros direitos trabalhistas.

15 ANOS

Comunidade católica celebra hoje os 15 anos de ordenação de Dom Paulo Mendes Peixoto  como bispo de Uberaba. Nossa homenagem a ele, que tanto dignifica a Igreja Católica e a nossa cidade com sua presença e com sua atuação firme na defesa dos princípios éticos e morais, alicerçados no amor ao próximo e na fraternidade. Grande abraço a Dom Paulo, que também nos honra com suas belíssimas crônicas dominicais, enriquecendo as páginas do Jornal da Manhã.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por