ALTERNATIVA

Domingo volta a ter missa e culto evangélico em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 13/02/2021 às 21:16Atualizado em 19/12/2022 às 04:47
Compartilhar

Caiu a proibição de fechamento das igrejas aos sábados e domingos em Uberaba. Porta Voz desta sexta-feira alterou o Decreto 222 para permitir a abertura das igrejas até ao meio-dia de sábado e até 21h aos domingos. Durante a semana, parte da comunidade evangélica de Uberaba se insurgiu contra a proibição de cultos presenciais nos fins de semana. A queda de braço foi liderada pelo vereador Samuel Pereira, que acabou vencendo a parada para derrubar a restrição imposta pelo Decreto. De acordo com as novas normas, às quintas e sextas-feiras as igrejas poderão abrir durante o dia apenas para oração pessoal, mas não pode haver celebração.

GUERRA É GUERRA

Estamos numa guerra contra um inimigo implacável. Seria de fato prudente afrouxar as medidas de enfrentamento ao inimigo para contemplar uma parte da tropa, exclusivamente? Em que pese o poder de convencimento dos vereadores da bancada evangélica na Câmara Municipal, ou do conselho de pastores, nada justifica a exceção aberta a esse segmento. Afinal, quem tem fé pode perfeitamente fazer suas orações em casa, ou acompanhar as celebrações pela internet, TV, rádio.  

MEIA VOLTA

Diante do relaxamento da medida restritiva às celebrações presenciais nas igrejas nos fins de semana, a Arquidiocese de Uberaba também voltou atrás na suspensão das missas. Em comunicado emitido na tarde deste sábado, a Arquidiocese voltou a permitir as celebrações eucarísticas presenciais, de acordo com as novas regras ditadas pelo Decreto 245, que alterou o Decreto 222.  Dentre as novas regras estão o distanciamento de 3 metros entre as pessoas e também dos músicos e cantores, e duração de no máximo 1 hora para as missas. Tem mais: fica permitida a celebração de mais uma missa em cada igreja, na Quarta-Feira de Cinzas, se for necessário. 

POLOS OPOSTOS

Num grupo de whatsapp, o superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, ponderou que é mais fácil controlar o acesso de pessoas às igrejas do que às feiras. Geralmente, “as igrejas têm só uma porta. Facilmente controlável e fiscalizada no cumprimento das regras. Poucas pessoas em distâncias estabelecidas. Feiras não têm portas. Não têm controle. Por isso são incomparáveis”. E filosofou: “Quão difícil é estabelecer regras uniformes. Decreto e democracia não combinam. Mas decretos são remédios constitucionais e devem ser usados quando a negociação é impossível”.

ISSO PODE, ARNALDO?

Embora o Decreto 222 tenha proibido o funcionamento do comércio nos finais de semana, a loja GIGA abriu as portas normalmente neste sábado. E ficou lotada. A explicação é que a Giga tem alvará para funcionar como supermercado, embora seja altamente questionável seu enquadramento nessa categoria. Seja como for, a multidão vista na loja desafiava o bom senso. 

QUANTA GENTE!!!!

Aliás, os supermercados (verdadeiros) também ficaram lotados o dia todo neste sábado. Sem comércio, sem shopping, sem ter onde ir, o uberabense foi passear nos supermercados e nas farmácias. Algumas drogarias tiveram de destacar funcionário para controlar o acesso de clientes e disciplinar as filas na área externa. 

AUTUAÇÕES EM SÉRIE

Agora sim: a fiscalização do cumprimento das restrições impostas pelo Decreto 222 foi reforçada na sexta-feira e já pegou firme contra os teimosos. Equipes mistas e mais viaturas foram incorporadas para um trabalho mais abrangente. Segundo o chefe da Fiscalização de Posturas, Renê Inácio, vários barzinhos foram autuados na noite de ontem, incluindo alguns tradicionais na cidade e outros localizados em bairros da periferia.  Por enquanto nenhum desses estabelecimentos chegou a ser interditado, mas os reincidentes no descumprimento das normas estão na mira da Fiscalização.  

PORTAS FECHADAS

Segundo denúncias recebidas pela coluna, alguns barzinhos fecharam as portas às 21h, mas continuaram com movimento de clientes internamente até de madrugada. O que mudou foi apenas a “fachada”, o que é mais perigoso ainda, por causa da aglomeração em área sem ventilação. Fico pensando o que leva as pessoas a se aventurarem numa “roubada” dessas em plena pandemia...

BOM CONSELHO

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota deste sábado, Renê Inácio revelou que a Fiscalização vai atuar fortemente junto às agências bancárias na quarta-feira de Cinzas para evitar aglomerações de clientes. Com bancos fechados na segunda e terça-feira, já é previsto movimento intenso de pessoas no primeiro dia útil da próxima semana. Aliás, Renê fez um apelo aos ouvintes para só irem ao banco em caso de extrema necessidade, especialmente as pessoas mais idosas.

NÚMEROS DA COVID

Enquanto isso, Uberaba já registra 3.983 casos positivos de Covid em 2021, sendo 1.446 apenas nos 13 dias de fevereiro. Os óbitos, desde o dia 1º de janeiro até este sábado, totalizaram 71, dos quais 35 em fevereiro. E pensar que o primeiro boletim epidemiológico de Uberaba, no dia 24 de março de 2020, apresentou apenas 3 casos positivos e 20 suspeitos…

BOLETIM DO DIA

Boletim epidemiológico deste sábado mostra que continua altamente preocupante a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede particular em Uberaba: 91%. Situação é mais confortável no Hospital Regional, com apenas 48% de ocupação dos leitos de UTI. Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 87 casos novos e 3 óbitos por Covid-19. 

DE OLHO NA VIZINHA

Nos últimos quatro dias, Uberlândia registrou 22 óbitos por Covid, atingindo a marca de 880 no total. A Prefeitura também registrou 480 novos casos nas últimas 24 horas, chegando a 61.813 desde o início da pandemia. 

TOQUE DE RECOLHER

Em Araraquara, no interior de São Paulo, a partir desta segunda-feira até a circulação de pessoas nas ruas terá sérias restrições. Decreto municipal estabelece regras tão duras, que até andar a pé nas ruas somente será permitido em casos excepcionais. O uso de veículos automotores e bicicletas também estará limitado à prestação de serviços essenciais. Socorro!

FILA DA VACINA

Filas enormes de carros nos drive thrus para vacinação de idosos, mas o atendimento foi rápido. No drive da ABCZ, exclusivo para profissionais de saúde, o movimento foi menor. Neste sábado, 1.373 pessoas foram vacinadas, nos 3 drives montados pela PMU. Neste domingo a vacinação continua para os idosos com 90 anos ou mais, tanto no Centro Administrativo da Prefeitura quanto no antigo Cemea Abadia, começando às 8h até as 16h, ou enquanto durar o estoque de vacinas. Segundo a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Prado, a expectativa é imunizar 2.000 pessoas neste fim de semana. Já na segunda-feira começa a vacinação em domicílio dos idosos acamados, atendidos pelas equipes do programa Saúde da Família. Já os idosos com dificuldade de locomoção que não são atendidos por esse programa devem ligar numa Unidade Básica de Saúde para fazer seu cadastro e receber as orientações sobre a vacinação em casa.

HÁ VAGA!

Mudança no time da Saúde em Uberaba. Recém-nomeada para a chefia do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eliane de Lacerda Damasceno já foi exonerada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por