ALTERNATIVA

"Novas medidas restritivas não podem ser descartadas de jeito nenhum", adverte infectologista

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 14/01/2021 às 19:45Atualizado em 18/12/2022 às 11:48
Compartilhar

URGENTE URGENTE

Situação da Covid em Uberaba é mais grave do que muita gente pensa. Para se ter uma ideia, o índice de transmissão do vírus já está quase chegando a 1.5, contra o 0.9 de antes do Natal. E, segundo o infectologista Vitor Maluf, esta quinta-feira foi o dia que registrou o maior número de casos novos em todo o Triângulo Sul. Só em Uberaba foram 150 casos confirmados num único dia. O cenário é verdadeiramente alarmante, até porque a ocupação dos leitos específicos de Covid está altíssima. Na rede particular, as vagas de UTI estão acabando. No Hospital São Domingos, por exemplo, no início da noite havia apenas 3 vagas de UTI e 4 de semi intensivo. No Mário Palmério só restam 2 leitos de UTI disponíveis, segundo apurou a coluna. Ou seja, nas próximas horas a rede privada poderá esgotar sua capacidade de internação de pacientes graves, restando apenas a opção do Hospital Regional, onde também não há mais muitos leitos de UTI disponíveis. A situação é altamente preocupante. “Se não diminuir o número de casos, pode colapsar a rede hospitalar a qualquer momento” – adverte Vitor Maluf, que é membro do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus em Uberaba. A propósito, a regulação dos leitos precisa urgentemente de um gestor efetivo, ou que pelo menos seja reconduzido temporariamente o anterior,  nesse momento crítico que a cidade está vivendo. 

APELO SÉRIO

Nos últimos dias, a prefeita Elisa tem se reunido com vários segmentos da comunidade, fazendo apelo para que ajudem a conscientizar a população sobre a necessidade de medidas de biossegurança. Às vésperas de mais um fim de semana, fica aqui o alerta: ou todos nós fazemos a nossa parte, ou em breve teremos notícias de números assustadores de mortos pela Covid em Uberaba. 

MEDIDAS CORAJOSAS

Quando a Covid estourou em Uberaba, o então prefeito Paulo Piau adotou medidas drásticas para conter a escalada da doença. Foi duramente criticado por diversos setores, mas o objetivo foi alcançado. Se agora, nesta chamada segunda onda, os números não baixarem nos próximos dias, será necessário que a prefeita Elisa também recorra a medidas mais duras, a fim de preservar a vida das pessoas. Se o diálogo não for suficiente, não haverá alternativa senão apelar novamente às indesejáveis restrições. Fica o alerta.      

CADÊ A CADEIRA?

Assinado pela vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Almeida, ofício foi encaminhado à secretária interina Juliane Lima reivindicando cadeira para um dos seus membros no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. 

TEMPO DE NOMEAÇÕES

Porta Voz desta quarta-feira trouxe 26 novas nomeações para cargos em comissão na Câmara Municipal de Uberaba. Como era de se esperar, o advogado Rodrigo Souto foi mantido pelo presidente Ismar Marão no cargo de diretor geral da Casa, assim como Diógenes Sene, na Procuradoria Geral. Mas algumas nomeações causaram surpresa, como foi o caso do ex-assessor do ex-vereador Thiago Mariscal, Rodolfo Natálio, que foi premiado com o cargo de Diretor do Departamento Legislativo. Gleibinho Terra, presidente do PMN, também foi nomeado assessor institucional da Câmara.

TUDO CERTO

Integrantes do governo Paulo Piau estão sendo aproveitados em cargos de confiança na Câmara Municipal. É o caso de Rodrigo Vieira, ex-secretário municipal de Governo, que foi nomeado par ao cargo de diretor administrativo, e de Guilherme Portugal, para diretor do Departamento de Informática. 

MAIS NOMEAÇÕES

As nomeações para cargos comissionados continuam na Prefeitura também. Gabriel Leite Mendes, por exemplo, passa a ocupar o cargo de Diretor de Ensino da Secretaria de Educação. No currículo de Gabriel Mendes consta que ele foi candidato a deputado federal em 2018, pelo Partido Novo, o mesmo de Elisa na época. Obteve 6.306 votos, mas não se elegeu. Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2006). Tem experiência na área de Educação (Docência no Ensino Médio), com ênfase em Sociologia e Filosofia. 

EM ALTA

Dos 9 membros nomeados para compor a comissão de licitação da saúde, 7 são mulheres. Tem mais: na equipe responsável por realizar pregões presencial e eletrônico na Secretaria de Saúde, a força feminina se repete: só há um bendito é o fruto entre 5 mulheres.

SERÁ?

Ex-ocupante de cargo de confiança no governo passado pode ter problemas com a Justiça. Denúncia oferecida ao Ministério Público – já em fase de investigação – informa que o rapaz usou o site da Prefeitura para divulgar seus serviços profissionais, publicando, inclusive, celular pessoal. Aliás, até hoje esses dados está lá, disponíveis para consulta por quem quiser ver. Não bastasse, o rapaz tem buscado apoio para voltar ao poder, tentando se cacifar para cargo de adjunto no governo Elisa. Abra os olhos, prefeita! 

PRORROGADO

Vitória do presidente Ismar Marã a data de vencimento do IPTU para pagamento com desconto de 20% foi prorrogada para 29 de janeiro. Ofício por ele protocolado, solicitando o adiamento, foi atendido pela prefeita Elisa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por