ALTERNATIVA

Na Sabatina JM, Lerin defende cemitério vertical no estacionamento do São João Batista

Lídia Prata
Publicado em 27/10/2020 às 22:18Atualizado em 18/12/2022 às 10:39
Compartilhar

IDEIA RESSUSCITADA

Captar água no Rio Grande para garantir o abastecimento aos uberabenses pelos próximos 50 anos voltou a ser defendida pelo candidato Lerin na Sabatina JM desta terça-feira. Segundo o prefeitável, é preciso começar a planejar agora as ações, uma vez que o projeto envolve recursos de grande monta e aprovação de órgãos federais, o que é sempre muito demorado. Por isso, enquanto o projeto estiver em gestação e tramitação, a ideia de Lerin é furar pelo menos quatro poços profundos com recursos da Codau, sendo um poço por ano de seu governo, caso seja eleito.

MAU NEGÓCIO

Na verdade, essa ideia de trazer água do Rio Grande não é nova. No governo Hugo Rodrigues da Cunha foi contratado estudo sobre o assunto junto à Construtora Mendes Júnior, mas no final o custo se mostrou de tal forma exorbitante que a ideia foi abandonada. Até hoje a captação no Rio Grande não encontra eco entre experts no assunto.  O engenheiro e ex-presidente da Codau José Elias Miziara, por exemplo, considera essa ideia completamente inviável, pois tornaria a tarifa de água muito cara. A captação da água no Rio Grande somente compensaria, segundo estudos que ele acompanhou, caso Uberaba tivesse pelo menos 600 mil consumidores pagantes.  Nem mesmo a construção de uma estação de tratamento próxima ao Rio Grande e o uso de energia fotovoltaica seriam suficientes para baratear o custo para tornar o projeto viável. Portanto...

CONSELHO GESTOR

Se a proposta de captação de água no Rio Grande divide opiniões, Lerin agrada quando propõe a adoção de um Conselho Gestor.  Segundo o candidato, sua intenção é elencar prioridades e colocá-las em discussão com representantes da sociedade civil organizada antes de definir o programa de obras e ações. Desta forma, caberia ao Conselho Gestor decidir, por exemplo, se o Calçadão da Artur Machado deverá ou não ser estendido até o 5º quarteirão.

CENTRO ATIVO

Por outro lado, na Sabatina JM desta terça-feira Lerin revelou intenção de ampliar o horário de funcionamento do comércio para possibilitar que as lojas possam atrair mais clientes no período noturno. Admitiu, também, a possibilidade de incentivar bares e restaurantes na área central, assim como as apresentações musicais na Praça da Concha Acústica e em outras da cidade.

VAI TER VIADUTO?

Outra proposta polêmica defendida por Lerin na Sabatina JM é a construção de viaduto, ligando a rua Oswaldo Cruz à rua João Alfredo, passando por cima da avenida Leopoldino de Oliveira. Outro viaduto por ele proposto ligaria a rua Cel. Emerenciano Junqueira, na Vila Olímpica, à rua Cândida Mendonça, no Mercês. A proposta não é nova e já foi defendida por Lerin em eleições passadas. No governo Paulo Piau, que também chegou a flertar com a ideia, o assunto acabou cedendo diante da constatação de que viadutos estão sendo destruídos em toda parte do planeta. Os dois citados por Lerin chegaram a  ser estudados no governo Paulo Piau e, segundo consta, mostraram-se inviáveis, por falta de espaço físico e alto custo das respectivas obras.

PRA QUE TÚNEL?

Por falar em mobilidade urbana, o prefeitável Lerin não aprova a proposta apresentada pelo adversário Tony Carlos, que quer construir um túnel iluminado para ligar a avenida João XXIII à Fernando Costa. “Não há necessidade de gastar dinheiro com esse túnel” – disparou Lerin.

SOLUÇÃO DIFERENTE

Dentre as propostas apresentadas por Lerin durante a Sabatina JM chamou a atenção a solução que ele pretende dar para os sepultamentos de pessoas com família de baixa renda, que não se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social. Lerin defende a construção vertical na área externa do Cemitério São João Batista, sem comprometer o espaço para estacionamento de veículos, mas elevando o nível dos jazigos acima dele. Aquela área tem cerca de 1000 metros quadrados e seria suficiente até que a Prefeitura pudesse construir um quarto cemitério público em Uberaba.  Ideia para ser estudada, seja quem for o próximo prefeito.

DIA E

Na Sabatina JM desta quarta-feira, a convidada é a candidata Elisa Araújo, do Solidariedade.  Entrevista irá ao ar pela Rádio JM FM 95.5, a partir das 9h, com transmissão ao vivo também pelas redes sociais do Jornal da Manhã e Rádio JM.

A CÉSAR…

Justiça seja feita: a construção da Unidade Básica de Saúde no residencial Rio de Janeiro foi viabilizada graças a uma emenda do então deputado federal Marcos Montes, a pedido do vereador Ismar Marão.

TOME ATITUDE

“Reclamar não adianta, você precisa votar”. Este é o tema de campanha lançada pela Aciu nesta segunda-feira, para estimular o voto. O presidente Anderson Cadima destaca que, além de conhecer as propostas dos candidatos, a Aciu também está atenta ao seu papel na sociedade e viu a importância de incentivar o ato do voto, pois estudiosos políticos têm alertado para um possível recorde de abstenção nestas eleições de 2020. 

“As eleições irão acontecer e não podemos deixar nosso papel de cidadão de lado. Precisamos exercer o direito ao voto. Assim como temos feito no dia a dia, precisaremos tomar todos os cuidados, respeitar os horários preferenciais, mas é preciso votar e de forma consciente”, ressalta Cadima.

MARIA FUMAÇA

Está marcado para esta quinta-feira, às 9h, a apresentação oficial da Maria Fumaça restaurada na Praça da Mogiana, com direito a evento presencial. Logo em seguida será a vez da apresentação da escultura em homenagem ao médium Chico Xavier, na Praça Rui Barbosa. A restauração da locomotiva teve custo de R$ 145 mil e a estátua, R$ 80 mil, viabilizadas com recursos provenientes de  contrapartida de empresa beneficiada pela lei de incentivos fiscais e estímulos econômicos de Uberaba. 

VASSOURA EM AÇÃO

Faz mais de um mês que a igrejinha Santa Rita não recebe a visita do pessoal da limpeza. Sujeira por todo lado, amontoada, certamente não está no radar da Prefeitura. Aliás, nem mesmo a praça que fica entre a histórica igrejinha e o Mercado Municipal tem merecido a devida atenção. É tanto lixo, tanto descaso, tanto abandono que chega a dar dó. E isso em pleno centro da cidade. Imagine como andam as pracinhas na periferia...

Fotos/Jairo Chagas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por