ALTERNATIVA

Candidatos discutem captação de água no Rio Grande em evento da Adesg

Lídia Prata
Publicado em 14/10/2020 às 16:31Atualizado em 18/12/2022 às 10:14
Compartilhar

“Diálogos com os Candidatos”, promovidos pela Adesg Uberaba, colocaram alguns assuntos no foco das preocupações dos prefeitáveis este ano. Um deles é o abastecimento de água. Com a seca prolongada e queixas recorrentes de torneiras secas em alguns pontos da cidade, já surgiram as mais diferentes propostas. Lerin, do PDT, por exemplo, defende estudos para novas alternativas de captação, tanto no Rio Grande, quanto no Rio Araguari, pois acredita que os rios Uberaba e Claro estejam “sangrando”. Tony Carlos, do PTB, por sua vez, descarta por completo essa alternativa de trazer a água do Rio Grande. Segundo ele, o bombeamento seria caríssimo, impactando no preço da tarifa para o consumidor. Além disso, Tony Carlos frisa que a água do Rio Grande não é própria para consumo humano, o que também encareceria o tratamento, com uso de mais produtos químicos pela Codau. Qual dos dois tem razão? Seja como for, a questão está provocando discussão e levando o eleitor a refletir sobre as posições de cada candidato.

PROPOSTAS PRA PENSAR

A sabatina dos candidatos a prefeito promovida pela Adesg, a exemplo do que fez também a ACIU dias atrás, é um modelo que dá oportunidade de mostrar ideias e propostas. É um formato mais proveitoso tanto para o candidato, quanto para os eleitores, considerando ainda que o foco é o debate de ideias, soluções, projetos que levam as pessoas a conhecer um pouco mais cada candidato antes de fazer sua escolha. Tony Carlos, por exemplo, tem defendido a construção de um túnel iluminado ligando a avenida João XXIII à av. Tonico dos Santos, no Parque das Américas, em frente à ABCZ, para desafogar o trânsito. Aquela região é um dos pontos de maior conflito no trânsito da cidade e várias alternativas já foram tentadas pelo governo Paulo Piau, incluindo a construção da trincheira entre Tonico dos Santos e Fernando Costa. E certamente vai voltar à pauta de discussão no próximo governo, seja qual for o prefeito eleito.

CENTROS DE COMPRAS

No evento da Adesg, esta semana, Lerin revelou outro projeto também interessante, que visa criar centros de compras para pequenos comerciantes nos bairros. De acordo com a proposta, esses centros de compras funcionariam em galpões, com área compartilhada. Lerin também propõe  criar minidistritos industriais nos bairros mais distantes do centro. Assim, os moradores poderiam trabalhar e consumir onde vivem.

MUNICIPALIZAÇÃO DO HR

Por falar no prefeitável do PDT, ele também defende a negociação entre Município e Estado para transformar o Hospital Regional em Hospital Municipal. Argumenta que o Estado não está cumprindo o contrato, ao deixar de repassar recursos para o HR. Da mesma forma, ele frisa que algumas prefeituras da região preferem gastar altas somas patrocinando shows musicais do que colaborar com o custeio do Hospital Regional. Já que está tudo nas costas do Município, que o hospital seja então municipal.

OLHAR ADIANTE

Dentre os projetos interessantes que têm surgido nessa fase de campanha, merece destaque, ainda, a proposta de Elisa, do Solidariedade, envolvendo coleta seletiva, aproveitamento inteligente do lixo através da reciclagem. Elisa comandou com sucesso um projeto semelhante quando foi presidente da Fiemg Regional. Aliás, o próximo gestor do Município não poderá fugir do enfrentamento às questões relacionadas ao lixo e ao meio ambiente. Não é possível ouvirmos o secretário de Serviços Urbanos contar que foram retirados mais de 45 toneladas de entulhos descartados irregularmente nas ruas da cidade este ano, além do lixo coletado regularmente, e continuarmos enterrando quase tudo isso. Já é hora de buscarmos soluções mais inteligentes e efetivas para tratar o lixo.

PROVA DE FOGO

Verão será uma prova de fogo para o escoamento das águas pluviais em Uberaba. Os bueiros estão passando por faxina, de acordo com o secretário Cláudio Junqueira. Nas chuvas passadas, a sujeira dos bueiros foi responsabilizada pelas enchentes que voltaram a acontecer no centro da cidade.

ELA FICA!

A propósito, o secretário Cláudio Junqueira garantiu ao programa O Pingo do Jota que não será derrubada a árvore existente no meio da marginal que está sendo construída na Santana Borges. Será preservada e cercada por canteiro. Aleluia!

MUDANÇA DE PLANOS

As grades que separam as pistas do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira também vão ficar onde estão. No início do ano o prefeito Paulo Piau chegou a anunciar a retirada delas, como ponto alto do projeto de revitalização do centro urbano. Mas desistiu da ideia, depois que foi informado sobre as estatísticas de óbitos no Rio de Janeiro, em bairro onde as grades também foram retiradas: 7 pessoas perdem a vida, por semana, vítimas de atropelamento no Rio. Com isso, as grades vão permanecer na Leopoldino e serão apenas pintadas e desamassadas, onde for o caso.

MAIS CICLOVIA

De acordo com o secretário Cláudio Junqueira, também a avenida Nonô Prata deverá receber benfeitorias antes do fim do mandato do prefeito Paulo Piau. Além da iluminação de led, a avenida ganhará ciclovia. Esta avenida, para quem não sabe, é atualmente uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, ligando a Univerdecidade à BR 050, margeando a antiga Casemg.

Adversários mais uma vez em eleições, Tony Carlos e Lerin se abraçaram durante evento realizado pela Adesg, na terça-feira, e lembraram dos tempos em que ambos foram guardas mirins (Fotos/Paulo Lúcio)  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por