ALTERNATIVA

Cidade Vigiada entra em operação prometendo "chega pra lá" nos bandidos

Lídia Prata
Publicado em 09/10/2020 às 18:15Atualizado em 18/12/2022 às 10:11
Compartilhar

Um marco na segurança pública em Uberaba. Assim pode ser definido o Cidade Vigiada, programa lançado oficialmente nesta sexta-feira pela Prefeitura. Para o desenvolvimento e a implantação do sistema de videomonitoramento, a Codiub investiu cerca de R$ 2 milhões de recursos próprios. Instalou 120 câmeras pela cidade, todas com tecnologia LPR (Leitura de Placas e Reconhecimento de Caracteres), cujas imagens são enviadas para uma Central de Monitoramento e Controle, operada pela Guarda Municipal durante 24 horas por dia. É um programa que tem tudo para projetar Uberaba como um modelo em segurança pública para todo o país, assim como para evitar assaltos espetaculares, como foi aquele à agência do Banco do Brasil.    

COMO FUNCIONA?

Segundo o presidente da Codiub, Dênis Silva, os equipamentos do Cidade Vigiada são capazes de ler placas e identificar veículos, produtos de furto ou roubo, desde que cadastrados no banco de dados da Polícia Militar, obviamente. Por enquanto, o programa vai funcionar (ou melhor, já está funcionando) na área urbana, mas há planos de expansão até a área rural também. “É a tecnologia usada contra o bandido e a serviço das pessoas de bem: todos estão sendo vigiados para trazer paz e tranquilidade para os uberabenses” – ressaltou o prefeito Paulo Piau. Que assim seja!

CARA NOVA

Feira d´Abadia volta neste domingo “de cara nova”. Por causa dos protocolos de biossegurança, as barracas serão montadas em uma fila indiana única, no meio da rua Prudente de Morais, com 5 metros de distância uma da outra. Segundo o diretor de Vigilância Sanitária, Robert Boaventura, consumo de alimentos, como pasteis e sanduíches, estará proibido no local. O consumidor pode comprar e levar pra casa ou comer no carro, na praça, menos no espaço da feira.

A experiência da reabertura da feira será reavaliada na semana que vem, para ver se os protocolos podem avançar ou não.

PROIBIDO PEROBAR

Quem costuma ir à feira da Abadia para “perobar”, aqui vai a advertência do chefe do Departamento de Abastecimento do Agronegócio, João Carlos Carone: só vá á feira se for comprar alguma coisa. Caso contrário, fique em casa. Lá não é lugar para passeio, neste momento.

E SE TROCAR?

Lojas da Prudente de Moraes não estão autorizadas a abrir as portas no domingo, durante o horário da feira da Abadia. É uma pena. Bem que se poderia pensar em liberar o funcionamento do comércio naquela rua, trocando o expediente no domingo pelo de um outro dia da semana. Talvez seja mais proveitoso para os lojistas. 

GRANA PRETA

Orçamento da UFTM para 2021 deve girar em torno de R$ 401,5 milhões. Cifra é assustadora, mas corresponde a 83,5% da verba destinada à universidade este ano. Desse total, 80% destinam-se a despesas com pessoal, tanto da ativa, quanto aposentados. O restante vai para custeio e investimento.  

OLHA O PARDAL AÍ!

Chama-se “Pardal” o aplicativo criado pela Justiça Eleitoral para que o eleitor possa denunciar abusos e irregularidades cometidas por candidatos. Basta tirar uma foto e enviá-la pelo app. A fotodenúncia cairá diretamente nas mãos do Ministério Público Eleitoral. Mas o chefe do cartório eleitoral, Alexandre Petterman, apela para que as denúncias tenham consistência, evitando, assim, que a Justiça Eleitoral perca tempo com bobagens.

VAI SOBRAR

A propósito, Petterman garante que vão sobrar urnas para reserva técnica, dentre as que chegaram a Uberaba esta semana. Segundo ele, das mais de 700 instaladas na última eleição, apenas 12 deram problema e precisaram ser substituídas. Mesmo assim, a Justiça Eleitoral manterá técnico de prontidão para qualquer eventualidade, tanto aqui, quanto nas cidades vizinhas.

CHAPA COMPLETA

PDT vai ter chapa completa na disputa pelas cadeiras de vereadores. É o que reforça o prefeitável Lerin, destacando que as candidatas desistentes não chegaram a apresentar documentos para registro junto à Justiça Eleitoral. PDT vai para a disputa com 9 mulheres, dentre elas Valéria Rodrigues, esposa do ex-presidente da ACIU Manoel Rodrigues, que atualmente está engajado na campanha de Tony Carlos. Democracia em família é assim.

PONTA FIRME

Por falar em Lerin, ele visitou o Stiquifar com sua companheira de chapa e lá ouviu da presidente Maria das Graças Carriconde os maiores elogios a Marilda Ribeiro.  A  líder  sindical destacou ter certeza que Marilda “não será figurante”, justamente pela sua história de lutas como sindicalista (Marilda presidiu o SindUte), vereadora e educadora.

PRA VALER

Por falar em vices, o Professor Alan Carlos já deixou claro que não vai ser vice meramente figurativo, se for eleito. Vídeo postado por ele nas redes sociais ressalta que muita gente escolhe o candidato sem conhecer o vice, mas que ele, enquanto vereador, apresentou mais de 200 demandas na área da saúde. “Vice tem de ser ativo” – frisa Alan.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por