ALTERNATIVA

Clima esquenta no MDB/Uberaba, mas partido continua sem definição para as eleições municipais

Lídia Prata
Publicado em 08/08/2020 às 22:28Atualizado em 18/12/2022 às 08:37
Compartilhar

CLIMÃO NO MDB

O tempo fechou na reunião do MDB neste sábado. Quase seis horas de discussões sobre os rumos do partido nas eleições majoritárias deste ano, com direito a lavação de roupa suja, xingatório, e até “choro”. Mas, acredite se quiser: o partido não chegou a nenhuma definição. Falaram, brigaram, espernearam, xingaram, mas no final ficou tudo na mesma!

Segundo fontes da coluna, o presidente do diretório municipal, Fabiano Elias, foi pressionado de todas as formas pelos quatro pré-candidatos a prefeito. 

E AGORA, JOSÉ?

A situação mais delicada dentre os quatro pré-candidatos é a de Luiz Dutra. Consta que ele até “chorou” na reunião do MDB, tentando sensibilizar os companheiros de partido a avalizar seu nome. Disse que sempre foi leal ao prefeito Paulo Piau, patati patatá, e que só se preparou para ser candidato a prefeito. Nem vice, nem vereador servem para ele. 

Mas o discurso sentimental de Dutra não “colou” não. Um ou outro emedebista entrou na onda dele, como no caso do colega Samuel Pereira, que está louco para tirá-lo da disputa pela reeleição para vereador.   

NUMEROLOGIA NO FOCO

Internamente, muitos emedebistas gostariam de anunciar candidatura própria a prefeito no dia 15 de agosto, sob as bênçãos de Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Uberaba. Mas a data tem outro significado também: 15 é o número do partido.

Pois é. Parece mais fácil definir a data de lançamento de uma candidatura do que saber quem será o candidato do MDB. Se é que terá candidato próprio…

BYE BYE

Prefeito Paulo Piau não quis saber de participar da reunião do MDB. 

PAPO SÉRIO

Ouvinte que acompanhou a entrevista de Robertinho Indaiá ao programa O Pingo do Jota deste sábado percebeu a mudança de tom do pré-candidato. Abandonou seu jeito brincalhão para adotar uma postura mais séria. E rasgou o verbo, reclamando da demora do MDB em tomar uma atitude. 

NEM PESQUISA

Na entrevista, Robertinho Indaiá queixou-se que até hoje não havia sido ouvido pela Executiva do partido, embora ele já tivesse pedido ao presidente Fabiano Elias marcar uma reunião com os quatro pré-candidatos. Reclamou também que o partido não fez uma pesquisa sequer para identificar as tendências do eleitorado, ou qual deles teria maior aceitação junto aos eleitores.   

Robertinho estava visivelmente aborrecido com a indefinição prolongada do MDB, e disse que até agora o que ele tem ouvido do presidente Fabiano Elias é um pedido para ter calma...

ULTIMATO DE BH

Até o presidente estadual do MDB já não aguenta mais essa “marcha lenta” do partido em Uberaba. Na sexta-feira, o jornal “O Tempo”, de BH, publicou matéria idêntica ao que esta coluna noticiou sobre o “racha” interno no partido do prefeito Paulo Piau, com direito a foto dele inclusive. Esse fato teria sido a gota d´água para o deputado Newton Cardoso Júnior pegar o telefone, ligar para o presidente Fabiano Elias, e exigir candidatura própria. 

Aliás, no mês passado, em entrevista ao Pingo do Jota, o presidente Newton Júnior já havia garantido que o MDB terá candidato a prefeito em Uberaba.  

Pois é. O problema é que o MDB tem quatro nomes e não consegue escolher um! 

De duas, uma: ou os emedebistas não estão gostando dos nomes disponíveis, ou estão esperando que um “milagre” aconteça. Só pode ser isso...

JOGANDO A TOALHA

Se é fato ou fake ainda não se sabe, mas nos bastidores estão intensos os comentários dando conta que pelo menos dois pré-candidatos a prefeito estão prestes a “jogar a toalha”. Um deles estaria bem situado nas pesquisas, mas insatisfeito com os rumos da pré-campanha. O outro estaria desanimado, diante do desempenho pífio nas pesquisas.  

CHUMBO GROSSO

Decisão do Município de não aderir ao programa Minas Consciente pode custar caro a Uberaba. Prazo dado pelo Judiciário para essa opção terminou no dia 6, e não deixava margem a discussão. Era aderir ao Minas Consciente ou seguir a Deliberação 17. 

Segundo o secretário de Saúde, Iraci Neto, a avaliação feita pelo Município é que as regras estabelecidas aqui são muito mais rígidas do que as do Minas Consciente, razão pela qual decidiram por continuar com as normas próprias. Mas não tomaram qualquer iniciativa na esfera judicial para cassar essa liminar que é válida para todo o Estado. 

Por isso, a qualquer momento o Ministério Público estadual pode acionar o Município de Uberaba, inclusive cobrando multa diária por descumprimento da ordem judicial. Há quem entenda que o MP pode até pedir a intervenção no Município.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por