ALTERNATIVA

Climatologista prevê chuvas só final de outubro em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 04/08/2020 às 18:33Atualizado em 18/12/2022 às 08:26
Compartilhar

CADÊ A CHUVA QUE ESTAVA AQUI?

Chuva em Uberaba só na última dezena de outubro. E olhe lá! É o que afirma a climatologista Wanda Prata, ressaltando que não há a menor possibilidade de São Pedro abrir as torneirinhas do céu em agosto e setembro.

Segundo ela, o clima vai continuar seco, e a umidade relativa do ar deve cair ainda mais nas próximas semanas, chegando a 12%, o que deverá equiparar o clima de Uberaba ao clima de deserto. Ápice da seca será em setembro.

RISCOS DE TEMPESTADES

Quando a seca é brava e prolongada, normalmente os temporais vêm na sequência. Este ano, a climatologista Wanda Prata alerta para a possibilidade de termos ciclones bomba na nossa região, com ventos a mais de 100 km/h.

Se as previsões se confirmarem, teremos a oportunidade de testar a resistência dos pergolados e as obras de macro e microdrenagem realizadas em Uberaba, como prega o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro como pré-requisito para a revitalização do centro urbano.

DINHEIRO NO RALO

Veja como o Brasil joga dinheiro no lixo. Em plena crise agravada pela pandemia do coronavírus, a Prefeitura vai receber cerca de R$ 1,5 milhão para contratar empresa  especializada em projetos de pós-ocupação, contemplando os conjuntos Parque dos Girassóis III e Rio de Janeiro módulos B e C. Isso mesmo. Em vez de repassar os recursos aos municípios e encarregá-los de desenvolver ações sociais, ambientais, educacionais e afins nessas novas áreas residenciais construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida, o governo federal obriga as Prefeitura a fazer licitação. Ou seja, vai gastar com a iniciativa privada para prestar um serviço que o Poder Público já realiza.

PORTEIRA ABERTA

Esta semana, o presidente da Cohagra, Ernani Nery, confirmou que a licitação será realizada no dia 13. Embora ressalte a importância de dotar os conjuntos habitacionais dessa estrutura de apoio para a convivência das famílias em áreas novas, Ernani admitiu que até aqui o Poder Público vinha realizando com sucesso esses projetos. Pois é. Mudar pra quê?

Cá pra nós: essas terceirizações de serviços que não se podem medir, conferir, provar são porteiras abertas para corrupção. Claro que não é isso o que se espera que aconteça, muito menos se está dizendo que vai acontecer em Uberaba. Mas que abrem as porteiras para o mau uso do dinheiro público, não resta dúvida. Me diga: qual empresa você conhece que é expert em desenvolvimento de projetos sociais, ambientais, educacionais?

DIFÍCIL RECOMEÇO

Para os proprietários de bares, restaurantes e choperias, não está sendo nada fácil a retomada das atividades depois de 135 dias de paralisação por causa da pandemia. Muitos deles dispensaram suas equipes, diante da incerteza sobre a reabertura de seus estabelecimentos. Agora encontram dificuldades para a recontratação. Se isso não bastasse, muitos empresários perderam alimentos, bebidas alcoólicas e até refrigerantes, e enfrentam resistência por parte dos distribuidores para troca dos produtos, especialmente cervejas e refrigerantes. Situação é bastante delicada e leva Álvaro Renan,  presidente do Sindicato da categoria, a arriscar que mais de 30% dos bares e restaurantes não conseguirá mais reabrir as portas em Uberaba.

SÓ COM RESERVA

A propósito, o presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes sugere que o atendimento no Dia dos Pais seja feito apenas mediante reservas, para evitar aglomeração de clientes e tumulto, já que os estabelecimentos estão autorizados a funcionar com apenas 50% de sua capacidade e mesas para 4 pessoas no máximo. Ele destaca que churrascarias e outros restaurantes que operam com rodízio ainda não estão autorizados a funcionar no modelo tradicional.

NOVA DATA

Em razão das limitações impostas pelo decreto 5555, os sorteios da campanha “A Chave Do Bem” serão realizados nos dias 26 e 27 de setembro, no entorno do estádio Uberabão, a partir das 10h.

DIAS CONTADOS

Os processos físicos estão com os dias contados no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Cerca de 2 milhões de processos cíveis e criminais deverão migrar para o sistema eletrônico; cerca de 141 mil processos de família serão virtualizados em todo o Estado. A partir daí, a tramitação e prazos processuais passam a ocorrer pelo sistema eletrônico.

SOFRIMENTO E DOR

Esta terça-feira foi de enorme tristeza para a colônia libanesa que escolheu Uberaba como sua nova terra. A tragédia ocorrida em Beirute abalou o mundo todo e trouxe um sentimento de profunda dor. Imagens da explosão, mostradas pela televisão, foram muito impactantes. 

Nossa solidariedade aos descendentes libaneses que tanto desenvolvimento trouxeram para nossa cidade e com os quais temos o privilégio de conviver em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por