ALTERNATIVA

Comerciantes reclamam de instabilidade do site da PMU para acessar termo de responsabilidade sanitária

Lídia Prata
Publicado em 25/05/2020 às 21:33Atualizado em 18/12/2022 às 06:37
Compartilhar

ENFIM, DE VOLTA AO TRABALHO!

Fim de semana de sofrimento e incerteza para os comerciantes só terminou na manhã desta segunda-feira, quando foi finalmente publicado o novo Decreto regulamentando as regras para retomada da atividade econômica em Uberaba.

O Decreto 5555 praticamente reedita as normas do decreto anterior, o 5459. Porém, endurece as normas de segurança a serem seguidas pela população. Para começar, quem puser o pé para fora de casa terá de usar máscara. Não interessa para onde a pessoa vá: a máscara passa a ser acessório obrigatório, o tempo todo, em todos os lugares.

Além disso, para atender o cliente dentro do estabelecimento, os comerciantes agora têm de adotar uma série de medidas, dentre as quais a assinatura de um termo de responsabilidade sanitária que, se for descumprido, poderá resultar no fechamento do estabelecimento e cassação do alvará de funcionamento.

PRIMEIRA MÃO

Poucos minutos depois de publicado o Decreto 5555, o prefeito Paulo Piau anunciou as novas normas em primeira mão e entrevista exclusiva à Rádio JM. Todas informações o leitor pode conferir também no JM online, com respostas para as dúvidas mais comuns sobre o assunto.

DOIS PESOS...

Enquanto os dois shopping centers da cidade tiveram tempo para se preparar para as novas regras válidas para o comércio, porque tiveram representantes participando dos comitês de discussões sobre o assunto, as lojas de rua só tomaram conhecimento dos termos do Decreto 5555 poucas horas antes de abrir as portas. Esse fato causou um tremendo mal estar entre lojistas de bairro, mas estar este que poderia ter sido evitado.

Em entrevista à Rádio JM na manhã desta segunda-feira, o prefeito Paulo Piau garantiu que haverá tolerância nesses dois primeiros dias, mas enquanto não de adequar às novas normas, o comércio só poderá funcionar com barreiras, tal e qual era até sexta-feira da semana passada.

SITE INSTÁVEL

Muitos comerciantes tiveram dificuldade de acessar o site da Prefeitura para imprimir o termo de responsabilidade sanitária. Foram queixas e mais queixas sobre a instabilidade do site. Além desse problema, comerciantes reclamaram que o site contém dados desatualizados das empresas, principalmente endereço, sendo impossível correção antes da impressão do termo.

Agora à noite, o vice-presidente da Codiub, Luiz Eduardo Peppe, informou que já foi restabelecido o sistema, inclusive com uma nova versão, sendo possível fazer o cadastro desde já, na página oficial www.uberaba.mg.gov.br.

Ao longo do dia, o termo de adesão sanitária totalizou 3.200 inscritos, segundo Peppe.

AINDA NÃO

Restaurantes e barzinhos, assim como estabelecimentos de praças de alimentação dos shopping centers, continuam proibidos de servir clientes no local.

Em outras cidades, porém, esse setor está autorizado a voltar à sua rotina, garantindo o distanciamento entre mesas e limitando o número de clientes por turno, além de uma série de normas de higiene e sanitização. Esse setor pode ser o próximo contemplado com a flexibilização pelo Município.

MORTE SUSPEITA

Morte de paciente do sexo masculino, morador de Planura, pode ter sido causada por coronavírus. Óbito ocorreu no Hospital de Clínicas da UFTM, mas, segundo a superintendente Ana Lúcia Simões, “a orientação tanto da Ebserh, como da Secretaria de Saúde, é que as informações sobre casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 só podem ser repassadas pela SMS.” No entanto, ela confirmou que todas as informações, inclusive sobre esse óbito, foram repassadas à SMS.

Se for confirmada a causa mortis, o óbito será contabilizado nas estatísticas de Planura e não de Uberaba.

NOVO FORMATO

Conduzida pela competente jornalista Indiara Ferreira, a posse virtual da nova diretoria da Fiemg Regional Vale do Rio Grande inaugurou um novo formato de cerimônia.

No auditório da Praça Frei Eugênio, apenas os presidentes dos sindicatos patronais estavam presentes, e mesmo assim guardando distância uns dos outros, e todos usando máscaras. Autoridades, como o governador Romeu Zema e o prefeito Paulo Piau, participaram pelo telão, com vídeos gravados. Já o presidente da Federação, Flávio Roscoe, participou ao vivo, graças à tecnologia que encurta as distâncias.

DESAFIO DOS BONS

Durante a posse, Flávio Roscoe rasgou elogios à gestão de Elisa Araújo na Regional, arrematados assim: “voos mais altos a esperam”.

E aos novos timoneiros, José Arlênio e Júlio Macarrão, Roscoe desejou sorte, “porque suceder duas mulheres inteligentes e bem-sucedidas, como Elisa e Miria, não é fácil”. Só faltou dizer “missão quase impossível”.

LIÇÃO

No seu pronunciamento, José Arlênio citou o filósofo grego Aristóteles, dizendo que excelência não é um ato, mas um hábito.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por