ALTERNATIVA

Secretário de Saúde considera "absurdas" as exigências judiciais sobre coronavírus

Lídia Prata
Publicado em 20/05/2020 às 19:02Atualizado em 18/12/2022 às 06:30
Compartilhar

AMIGOS, AMIGOS...

“Não sei quem fez, em qual contexto e de que forma foi feita a pergunta ao Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, sobre o aeroporto da Intervales. Livre dessas considerações iniciais, devo dizer que não perco amizade por opiniões divergentes, mas observo que a família Roscoe é radicada em BH e, portanto, é compreensível esta preferência do Flávio pelo aeroporto de Confins. Outra coisa é que os dois não são incompatíveis frente aos estudos já realizados por consultoria especializada”. Assim reagiu o prefeito Paulo Piau às declarações do presidente da Fiemg na live promovida pela Adesg, quando Flávio Roscoe afirmou não ver possibilidade alguma na viabilização do aeroporto internacional de cargas e passageiros entre Uberaba e Uberlândia.

MAL INFORMADO

Dizendo que considera Flávio Roscoe “uma pessoa de visão alargada”, o prefeito pondera que no caso do aeroporto internacional da Intervales faltam dados ao presidente da Fiemg emitir qualquer parecer sobre o projeto. “Não tem dinheiro público envolvido e sim PPP, ou seja, recursos da iniciativa privada. Falar de investimento em aeroporto neste momento de quebradeira internacional é o mesmo que falar de corda na casa de enforcado. Se parássemos de sonhar, não teríamos o nosso Parque Tecnológico, um dos 3 de Minas Gerais, concebido 30 anos atrás” – arrematou.

NA BRONCA

Ex-assessor da PMU, Marcelo Borjão (foto) conta que recebeu nesta quarta-feira o resultado negativo de um novo teste para coronavírus. Na sexta-feira ele fez o teste rápido e o resultado deu positivo, o que causou um tititi danado nas redes sociais e até mesmo na Prefeitura, onde ele recebeu do secretário Iraci Neto a notícia do resultado daquele primeiro teste. No sábado, Borjão gravou um áudio confirmando que estava contaminado com o coronavírus, mas assintomático e passando bem. Agora veio o resultado de um segundo exame, desta vez negativo.

TESTES PERIGOSOS

O ocorrido com Marcelo Borjão não é o primeiro, nem único em Uberaba. Várias pessoas passaram pelo mesmo sufoco que ele passou, recebendo resultado de falso positivo para coronavírus no teste rápido e, dias depois, resultado oposto no teste do PCR, que é mais seguro e garantido.

Na verdade, esses testes rápidos, que são feitos a partir de exame de sangue, têm deixado muita gente em pânico, sem necessidade.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Secretário Iraci Neto confessou sua surpresa com o despacho do juiz federal Élcio Arruda, dizendo que nenhum município brasileiro está passando pelo patrulhamento judicial que se vê aqui. “Parece que Uberaba está fora do mundo” – desabafou.

E foi além: "O Supremo Tribunal Federal deu autonomia aos prefeitos para estabelecer as regras de contenção da pandemia. As medidas adotadas pela Prefeitura têm inspirado as ações implementadas por vários outros municípios, inclusive Uberlândia". Por outro lado, o secretário ressaltou que os números de casos registrados na cidade, bem como o índice de ocupação de leitos, estão absolutamente sob controle. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, o secretário considerou o despacho judicial como ato destinado a "procrastinar a saúde econômica do município".

DESPERDÍCIO DE DINHEIRO

É praticamente impossível ao Município cumprir a ordem judicial para providenciar testagem em massa da população para o coronavírus. Segundo infectologistas ouvidos pela coluna, os testes rápidos não são confiáveis. Além disso, o cidadão pode ser testado hoje e ter um resultado e testar daqui 3 dias com resultado oposto. Por isso, os especialistas afirmam que a medida em nada contribuiria para brecar a incidência do coronavírus em Uberaba. E, por outro lado, acarretaria ônus excessivo para o Município, num momento em que todos os recursos devem ser canalizados para ações de enfrentamento comprovadamente eficazes e para equipar os hospitais para tratar adequadamente os pacientes infectados.

CUSTO ALTO

Segundo explicou o secretário municipal de Saúde, o teste rápido deve ser feito no 9º ou 10º dia de contaminação para dar resultado preciso e, no 15º, para mostrar que o paciente se curou do coronavírus. Portanto, não serve como radiografia da doença no município.

Por outro lado, o PCR custa em torno de R$ 300. De onde obter recursos para o município bancar exames para 350 mil habitantes, em processo de testagem em massa, como determina o magistrado? É o que o secretário questiona, considerando que as exigências são “absurdas”.

Além disso, ele ressalta que não há testes para pronta entrega no país. As entregas demoram de 30 a 40 dias. E olhe lá.

LEI QUESTIONÁVEL

A propósito, Iraci Neto também questiona a implementação de lei aprovada pela Câmara federal, que obriga a população a usar máscaras sob pena de multa de R$ 300. “Quem vai bancar a compra de meio bilhão de máscaras para distribuir pelo menos duas para cada brasileiro? Quem vai fiscalizar o cumprimento da lei? O município vai receber recursos para investir em contratação de pessoal, treinamento e fiscalização?”

VÍRUS CHEGA AO FORUM

O coronavírus chegou ao Forum Melo Viana. Informações extraoficiais dão conta de que um magistrado que atua na Comarca de Uberaba teria contraído a doença, mas passa bem. No entanto, tão logo recebeu o resultado do exame, teve o cuidado de avisar aos serventuários, advogados e partes com as quais teve contato para todos se submeterem ao teste e cumprirem a quarentena.

SURTO NO DI3

Pelo menos 4 empregados de indústria instalada no DI3 testaram positivo para o coronavírus. Os colegas estão em polvorosa, pois temem um surto ali na fábrica. Embora medidas preventivas já viessem sendo adotadas, o que preocupa a equipe é o fato de serem transportados diariamente em veículo da empresa, junto com os colegas infectados.

COMO FICA

Ao anunciar sua desincompatibilização do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes citou o nome de Cintia Bessa de Souza entre os nomes do seu time aptos a sucedê-lo. Ocorre que Cíntia é esposa do corretor de imóveis Leandro de Souza, pré-candidato a prefeito. E aí? Já pensou como poderá ficar a situação???

ÀS CLARAS

O vereador Rubério Santos comemora chegada da luz de LED nos bairros Palmeiras e Dom Eduardo. Agora todo aquele setor cidade, do Grande Horizonte ao Jardim Uberaba, vai receber iluminação de LED, ficando “às claras”.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por