JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 02 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 26/03/2020

COMÉRCIO REABRIRÁ MAIS CEDO?
Se depender dos comerciantes, as lojas voltam a abrir ao público de imediato. Mas não será tão simples assim. Hoje representantes de entidades de classe capitaneados pelo presidente da Aciu, Anderson Cadima, protocolaram uma notificação ao prefeito Paulo Piau, sustentando a inconstitucionalidade do decreto que determinou o fechamento do comércio local até 30 de abril. Na notificação, as entidades defendem a reabertura das lojas o quanto antes, arrolando um elenco de medidas protetivas à saúde de seus colaboradores e clientes, como distanciamento de segurança, uso de máscaras de proteção individual, álcool gel e por aí vai.

PREFEITO NÃO GOSTOU
Prefeito não recebeu os líderes empresariais para a famosa entrega em mãos do documento. Alegou que a agenda estava lotada de compromissos, mas, segundo assessores próximos a Piau, ele teria ficado aborrecido com um áudio que vazou na noite de ontem, dando conta de que a medida seria tomada. Um dos líderes classistas postou esse áudio em grupo de associados, mas o áudio “andou”. E andou longe… até os ouvidos do prefeito.

SEM SOLUÇÃO
Assim que a notificação dos empresários foi protocolada na PMU, o prefeito Paulo Piau despachou o assunto para a Procuradoria Geral do Município se manifestar. Só depois ele irá se posicionar, relaxando o decreto do fechamento do comércio, ou não. Aposto na primeira opção.

MEDIDA IDÊNTICA
Em Uberlândia, a Aciub teve iniciativa praticamente idêntica à de Uberaba. No entanto, lá a associação comercial pediu a reabertura do comércio a partir do dia 6 de abril.

CARREATA AMANHÃ
Pelas redes sociais, um grupo de comerciantes convocou o segmento para carreata hoje, com concentração na praça Por do Sol, para pressionar o governo municipal a revogar o decreto que fechou as lojas até 30 de abril. Vale lembrar que concentração é sinônimo de aglomeração, nesse caso, colocando a saúde de todos em risco. Ou não?

CORONA MIRIM
Nesta quinta-feira, uma criança de apenas 3 anos deu entrada no Hospital Mário Palmério com suspeita de coronavírus. O garotinho mora em São Paulo, mas está em Uberaba há aproximadamente 15 dias. Ele será monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba.

JÁ PRA CASA
Em entrevista à Rádio JM hoje de manhã, o secretário de Desenvolvimento Social, Túlio Cury, levou os ouvintes às gargalhadas quando contou que os idosos reagem com muita irritação quando a Abordagem Social os flagra perambulando pelas ruas em tempos de coronavírus. “Eles ficam muito bravos” - contou Túlio, reproduzindo as frases que costumam dizer, para, no final, arrematar: “Tem coisa mais difícil do que segurar velho em casa?” - perguntou o secretário.

DOAÇÕES
É impressionante a solidariedade do uberabense. Desde que o coronavírus passou a impactar a comunidade surgiram várias frentes de trabalho para levantar doações para compra de alimentos, produtos de limpeza, confecção de máscaras e jalecos, e por aí afora. A força tarefa #Juntos por Uberaba, por exemplo, está concentrando o recebimento de doações no Centro de Distribuição (CD) da Prefeitura, no DI-1. Hoje, a CCM fez a doação de 1.600 fraldas infantis e 500 geriátricas para destinação às famílias carentes, aderindo à campanha Uberaba Solidária. Esse é o lado bom dessa pandemia: a união da sociedade para ajudar o próximo.

ASSISTÊNCIA DE PRIMEIRA
Sob o comando do delegado Antônio José Bessa Ferreira, a Adesg Uberaba vai entregar 200 marmitex a caminhoneiros em dificuldades financeiras, nesta sexta-feira. O cardápio foi elaborado pelo chef Júlio Cordeiro, que também é adesguiano e se comoveu com a situação enfrentada pelo motoristas nas estradas que cortam a cidade. A distribuição dos marmitex está programada para às 11h, no posto da Polícia Rodoviária Federal.

MÃOS UNIDAS
A Usina Delta também está engajada na força tarefa para ajudar Uberaba a se prevenir do coronavírus. Firmou parceria com a Prefeitura para aplicar solução desinfetante nas ruas da cidade. Boa!

ESTRAGOS DO COVID 19
Limitaram-se a uma visitinha do prefeito Paulo Piau as entregas das novas praças revitalizadas nos bairros Gameleiras (Praça Pio XII); Boa Vista (Praça Distrital); Morada do Parque (Praça Joãozinho e Maria) e Conjunto Alfredo Freire (Praça da Igreja São Geraldo Magela). Por conta do coronavírus não teve festa. A repaginação de 37 praças da cidade, inclusive as quatro entregues hoje à comunidade, faz parte do Plano 200, em comemoração ao bicentenário de Uberaba. Mais duas serão entregues nesta sexta-feira, também sem oba-oba. Desta vez, no conjunto Manoel Mendes e no Parque São Geraldo.

EU, HEIN!
“Sou candidato não” - garantiu o empresário Nicolau Laterza Filho, reagindo às especulações sobre sua intenção de disputar a Prefeitura de Uberaba. A conferir.

MAIS PRAZO
Deputado federal Franco Cartafina (PP-MG) está pleiteando do Ministério da Economia a prorrogação do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda, postergando consequentemente o acerto financeiro com o Leão.

MAIS PRA FRENTE
A propósito, o prazo final para entrega da Declaração Anual Simplificada, referente a 2019, para o microempreendedor individual (MEI) foi prorrogado para 30 de junho de 2020. A medida, aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26).
 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia