JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 06 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 24/03/2020

Difícil decisão
Num momento em que todos nós estamos alarmados com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, ao mesmo tempo, ávidos por informações confiáveis, não foi fácil optar por suspender, temporariamente, a circulação da versão impressa do Jornal da Manhã. Com quase 48 anos de circulação ininterrupta, jamais pensamos em enfrentar um inimigo desconhecido e tão perigoso quanto este. Por essa razão, nesse momento, falaram mais alto a responsabilidade dessa empresa com a saúde de seus mais de 100 colaboradores diretos e indiretos e a segurança de seus assinantes. A determinação do Poder Público para que todos fiquem em casa é imperiosa e vamos acatá-la, reduzindo a circulação de pessoas nas empresas do Grupo JM de Comunicação e no seu parque gráfico, onde se concentra o maior número de trabalhadores. Paralelamente, tiraremos das ruas dezenas de entregadores de jornal, minimizando, assim, o perigo de disseminação do vírus aos nossos assinantes. Por isso, nos próximos 15 dias a versão impressa do Jornal da Manhã será substituída pela versão digital, o JM ONLINE. Todas as informações estarão disponibilizadas na tela do computador, no tablet, nos smartphones, para que todos os nossos leitores acompanhem o que está acontecendo em Uberaba, no Brasil e no mundo em segurança e com máxima confiança. E com a mesma qualidade que sempre caracterizou o Jornal da Manhã. Nossa equipe de jornalistas vai trabalhar em regime de home office, mas ligadíssima em todas as informações. Quando tudo isso passar, esperamos retomar nossa vida normal, com o mesmo jornalismo vibrante de sempre na versão impressa. Vamos em frente!

Programação nova
Em tempos de coronavírus, a programação da Rádio JM terá alterações. O JM News 1ª Edição terá uma hora a mais de duração, apostando no conteúdo informativo, seu carro-chefe. Além das notícias do dia a dia, análises e comentários, com a participação de jornalistas do Grupo JM de Comunicação e de convidados. Boletins informativos de meia em meia hora ao longo de todo o dia, substituindo o “Direto da Redação” pelo “Direto do Home Office”. E a partir das 17h, o JM News 2ª Edição, com duas horas de duração, sob o comando de Márcio Gennari e Luiz Gustavo Rezende. Tudo para você ficar bem informado e cumprir sua quarentena sem se deixar levar por fake news. Sintonize FM 95,5. Vai gostar.

Confusão na vizinhança
Semana começou com o maior fuzuê na vizinha Uberlândia. Pela manhã, o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, deu entrevista a emissora de rádio confirmando a primeira morte por coronavírus naquele município. Deu até detalhes: seria um homem, com 81 anos de idade, que teria contraído a doença em viagem ao exterior. Mais tarde, a Prefeitura de Uberlândia soltou uma nota desmentindo o secretário, e dizendo que ele havia se confundido, pois, na verdade, o resultado do teste para coronavírus não havia sido liberado ainda. Pois é. Quem está falando a verdade?

Hi-tech
Em tempos de pandemia, até os médicos estão fazendo consultas por WhatsApp.

Socorro
Artistas do circo instalado no Parque Fernando Costa estão pedindo socorro à população. Como vivem apenas da renda dos espetáculos e agora estão impedidos de trabalhar, estão passando toda espécie de privação.

Juntos por Uberaba
Por iniciativa do presidente da Aciu, Anderson Cadima, e da gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, um grupo apartidário de empresários está arregaçando as mangas para ajudar Uberaba a enfrentar o coronavírus. Já são mais de 70 empresários engajados no movimento “#JuntosporUberaba”, atuando em várias frentes para apoiar a rede de saúde local. Além de equipamentos de proteção individual, como máscaras cirúrgicas, aventais hospitalares, luvas, óculos de proteção, álcool estão sendo providenciados para a rede hospitalar local. Paralelamente, a Força-Tarefa está pedindo doação de sabonete líquido, detergente, água sanitária e outros produtos de higiene e limpeza. Novas ações já estão em planejamento para divulgação nos próximos dias.

Bons exemplos
Sensíveis aos impactos negativos na economia causados pelo coronavírus, os parlamentares do Chile vão reduzir seus salários à metade nos próximos 60 dias. Aqui em Uberaba, o presidente do Legislativo, vereador Ismar Marão, concorda em seguir o exemplo, se houver compromisso do Executivo em utilizar na saúde os valores economizados.

Vai ter?
No mundo paralelo ao coronavírus, as filiações partidárias seguem em ritmo acelerado esta semana, que é a última para definição dos pré-candidatos nas eleições de outubro. Ainda não há qualquer indicativo de que a eleição será cancelada, embora haja um movimento no sentido de adiar o pleito e até mesmo de prorrogar por mais dois anos os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. Enquanto essa definição não sai, os partidos vão rebolando para fortalecer seus quadros dentro do prazo da lei eleitoral em vigor.

Pare agora!
Vereador Kaká Carneiro usou suas redes sociais para denunciar que as obras da Cervejaria Itaipava continuavam concentrando mais de 2.000 trabalhadores, ignorando a pandemia. No refeitório, mesmo havendo revezamento, a aglomeração de pessoas é muito grande. Por meio de nota, a Prefeitura explicou nessa segunda-feira que as obras de construção civil não estão, por ora, proibidas, mas, conforme o decreto baixado na sexta-feira (dia 20), as empresas devem reduzir as equipes ao mínimo necessário, observando as regras de segurança e prevenção.

Conta-gotas
Vigilância Epidemiológica botou ordem nos supermercados nesse fim de semana. Disciplinou a quantidade de consumidores por vez para fazer compras, a fim de evitar aglomerações. Certíssimo. Mas ainda nessa segunda-feira os clientes insistiam em ficar na fila, de papo uns com os outros, ignorando a distância mínima de segurança. Difícil!

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia