JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 02 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 21/03/2020

Foto/Jairo Chagas


Pré-candidato a prefeito pelo Patriota, Antônio Marques Oliveira Neto, e o presidente da sigla em Uberaba, Alexandre de Pádua, estiveram no JM nessa sexta-feira


Fechamento do comércio

Embora Uberaba não tenha registro de mortes por coronavírus, prefeito Paulo Piau optou por determinar o fechamento do comércio local. Decisão foi tomada depois de duas reuniões seguidas com lideranças setoriais, mas o decreto só foi divulgado no início da noite dessa sexta-feira, inviabilizando providência dos lojistas para fechamento já neste sábado. O certo é que o comércio terá de ficar fechado até 30 de abril. Vendas poderão ser feitas pela internet e redes sociais, mas isso é relativo. Com os consumidores sem dinheiro no bolso e sem perspectiva de quando receberá o próximo salário, como pagar? Tem empresa que nem computador tem, muito menos redes sociais. Isso vale para comida, vestuário, etc. Por isso, é certo que a economia de Uberaba vai sofrer muito, a exemplo de todo o país. Podemos nos preparar para dias difíceis.

Exceção questionada
As lojas terão de paralisar suas atividades no espaço físico, mas a feira da Abadia vai funcionar normalmente neste domingo. Medida gerou uma série de questionamentos de comerciantes, tendo em vista que a aglomeração de pessoas na feira é infinitamente maior do que em lojas. As feiras itinerantes nos bairros, por sua vez, ontem estavam às moscas, para desespero dos feirantes.

Preocupação extra
Oficialmente as autoridades não confirmam, mas nos bastidores é dado como certo que mais de 200 detentos foram colocados em liberdade, por causa do coronavírus. Uma preocupação a mais para os uberabenses e para a Polícia. A segurança pública poderá ficar seriamente comprometida, a despeito de câmeras do Cidade Vigiada.

Em surto 
O coronavírus está mexendo com as emoções das pessoas. Pelo menos duas pessoas surtaram nessa sexta-feira, uma delas na Prefeitura e outra na TV, tendo de ser contidas com ajuda da Polícia Militar. Uma delas saiu da PMU algemada...

Sossega, leão!
 
Como manter a serenidade em tempos de coronavírus será o tema da entrevista do JM News hoje, às 7h30, com a psicóloga Ilcea Borba Marquez. Sintonize Rádio JM, 95,5 FM, e acompanhe ou mande suas perguntas para o 99650-9595.

Vamos conversar?
Diálogo é a palavra de ordem nas relações entre empregadores e trabalhadores. Foi o conselho dado pelo Juiz federal do Trabalho Alexandre Chibante Martins em entrevista à Rádio JM na manhã dessa sexta-feira. Ele explicou que não há uma regra geral aplicável a todas as empresas e cada uma terá de encontrar suas alternativas para atravessar esse período de crise causada pelo coronavírus.

Haja processo!
Prevendo que o coronavírus provocará um tsunami de novos processos na Justiça do Trabalho, o juiz Alexandre Chibante mostrou preocupação também com a pauta de audiências. Para se ter uma ideia, todas as audiências marcadas até 31 de março foram canceladas e serão remarcadas. A previsão é que os adiamentos atinjam mais de mil audiências, jogando a pauta mais para frente, cinco ou seis meses pelo menos.

Será que mantém?
No mundo paralelo ao coronavírus, dirigentes partidários já mostram preocupação com possível adiamento das eleições municipais. Mas continuam trabalhando com o prazo do dia 4 de abril como data final para as filiações. Alexandre de Pádua, presidente do Patriotas em Uberaba, por exemplo, mantém as articulações a todo vapor. O partido já tem sede definida na rua da Constituição e deve lançar Antônio Marques de Oliveira Neto como candidato a prefeito. Vai disputar as eleições proporcionais com chapa completa também.

Dobradinha
Não será surpresa se Luciene Fachineli vier a formar dobradinha com Antônio Neto nas eleições deste ano. Aliás, Luciene é hoje o nome mais cobiçado para vice pela oposição.

Troca-troca

Depois de postar vídeo nas redes sociais ao lado do senador Álvaro Dias para anunciar sua filiação ao Podemos, o vereador Kaká Carneiro trocou de novo de partido. Agora está no Cidadania, partido comandado aqui por Irizon Arantes. O Cidadania namorou Samir Cecílio Filho para disputar as eleições para prefeito, mas pode acabar lançando Kaká Carneiro. A conferir.

Alívio
O pagamento dos tributos federais do Simples Nacional foi prorrogado. Com isso, o acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Essa é uma das iniciativas do Ministério da Economia, intermediada pelo Sebrae. A prorrogação vai beneficiar 4,9 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional, bem como 9,8 milhões de Microempreendedores Individuais, num volume total aproximado de R$23 bilhões. É uma medida fundamental para garantir o funcionamento dos pequenos negócios e manter os empregos nas suas unidades em todo o país.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia