JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 05 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 19/03/2020

Enquanto o coronavírus esquenta a cabeça de todo mundo, equipes de limpeza do município já entraram em três imóveis, à força, para uma faxina “daquelas”. Um desses imóveis objeto de adentramento forçado foi o prédio da antiga Copervale. Outro foi uma garagem num predinho no conjunto Guanabara (pasme!) e o terceiro, um terreno abandonado no Gameleiras. Apenas desses três locais foram retiradas 150 toneladas de lixo. Verdadeiro absurdo! Outros cinco imóveis estão na mira da Secretaria de Saúde, no combate à dengue, assim como piscinas abandonadas em imóveis fechados. Apesar do corona, o combate ao mosquito da dengue não pode ser esmorecido

Deu positivo
Agora está confirmado o primeiro caso de coronavírus em Uberaba. Uma jovem advogada residente em Ribeirão Preto, recém-chegada de viagem ao exterior, veio visitar os pais que aqui residem. O teste para o corona deu positivo, a moça está em isolamento social, assim como seus familiares. De modo responsável, como se espera de todo ser humano, o pai dela entrou em contato com seus pacientes e amigos com os quais teve contato desde a chegada da filha da Uberaba, alertando-os para redobrarem a atenção aos sintomas, caso surjam. O mesmo, no entanto, não se observou com pessoas que usaram as redes sociais para divulgar o fato, publicando inclusive foto da moça seguida de comentários estapafúrdios e cruéis. Francamente. A hora não é para maldades desse gênero. Além de manter a calma, devemos ser solidários uns com os outros. No mínimo!

Cidade fantasma
No início da noite dessa quarta-feira, o bispo de Uberaba divulgou nota suspendendo a celebração de missas nas igrejas da cidade. Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da mesma forma, suspendeu todas as atividades no Judiciário estadual, inclusive as audiências de custódia. No Shopping Uberaba, houve redução do horário de funcionamento das lojas, que abrirão suas portas ao meio-dia até 8h da noite, enquanto durar essa pandemia. Muitos funcionários das lojas e colaboradores do Shopping Uberaba estavam aflitos, porque têm pais idosos precisando de cuidados e proteção. Até terça-feira, o Shopping havia definido por manter o horário de funcionamento normal, mas ontem houve nova reunião, e ficou acertado que um turno será suficiente por enquanto.

Operação de guerra
Com mais casos de mortes por coronavírus confirmados em São Paulo, o prefeito Bruno Covas radicalizou: determinou o fechamento do comércio até dia 5 de abril, período considerado como o pico da doença. Mas o comércio pode continuar com vendas online e por telefone, bem como entrega em domicílio de mercadorias. Menos mal.

Cuidados específicos
Ao longo de toda esta semana, a Rádio JM tem tratado insistentemente das formas de prevenção e tirado dúvidas dos seus ouvintes, dentro do JM News 1ª Edição. Além do secretário de Saúde na terça-feira e de infectologista ontem, hoje o geriatra Guilherme Pardi falará sobre os cuidados que devem ser tomados em relação aos idosos. Quer informação confiável, sintonize Rádio JM 95.5 FM.

Sufoco
Restaurantes da cidade estão sentindo fortemente a queda no movimento de clientes desde que começaram as notícias sobre a pandemia. Nem mesmo tendo mudado o layout das mesas para guardar a distância mínima de um metro entre uma e outra têm conseguido manter a clientela. Quem não se preparou para o delivery agora está padecendo para contratar (a peso de ouro) motociclistas para entrega em domicílio.

 Bye-bye
O coronavírus apenas antecipou o que já era esperado: a Passaredo suspendeu suas operações no aeroporto de Uberaba e, com isso, lá se foram os voos daqui para Congonhas. Em nota, a companhia alega que houve queda acentuada na venda de passagens e alto índice de no-show de passageiros nos aeroportos onde opera, além da necessidade de preservar a saúde de seus clientes e colaboradores. Por isso, suspendeu 80% dos voos até o dia 22, domingo. Na verdade, em apenas quatro dias não será possível a Passaredo retomar sua rotina normal. Vale lembrar que todas as atividades suspensas ou canceladas tiveram como data futura o dia 5 de abril. Por isso, não será surpresa se a Passaredo aproveitar o coronavírus para bater asas em definitivo do aeroporto de Uberaba. A conferir.

Movimento ativo
Nas redes sociais vai ganhando musculatura o movimento de uberabenses que defendem a prorrogação da data de vencimento de ISSQN, IPTU, faturas de água e esgoto, entre outras. Com perda de faturamento pelas empresas, portas fechadas, e provável dificuldade para sobrevivência, os empresários terão dificuldade para pagar seus empregados. Que dirá para honrar os impostos...

Medidas rigorosas
Higienização do ônibus uma vez por dia e queda no número de usuários do transporte coletivo urbano decorrente da suspensão das aulas nas universidades e escolas particulares não será suficiente para evitar a propagação do corona. Município precisa adotar novas medidas restritivas, bem mais rigorosas. Limitar o transporte apenas a passageiros sentados (como, aliás, já deveria ser por obediência à lei) é medida imperiosa.

Home Office
A partir de hoje, quase todos os colaboradores da ABCZ vão trabalhar em regime de home office e revezamento. Medida também deverá ser adotada em várias empresas locais, por conta do corona.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia