ALTERNATIVA

PM está montando megaesquema para o período de carnaval

Lídia Prata
Publicado em 21/02/2020 às 07:20Atualizado em 18/12/2022 às 04:24
Compartilhar

Olha o rapa!

Prepare-se: Polícia Militar está montando um megaesquema de policiamento para o período de carnaval, tanto em Uberaba quanto nas cidades vizinhas que compõem a 5ª Região da PMMG. Coronel Robson Garrido, novo comandante regional, esteve na Rádio JM na manhã dessa quinta-feira e alertou os foliões que a PM vai redobrar a atenção na área urbana, no meio rural e nas estradas. Todos os etilômetros foram revisados e testados para equipar as viaturas. Além disso, o drone da PM será usado para ampliar a visão dos policiais militares no trabalho preventivo no carnaval do bicentenário, na Mogiana. Nas cidades da região, como Conceição das Alagoas, Delta, Água Comprida e outras, a Polícia Militar terá também o reforço de detector de metais, além de revista pessoal e controle de público. Intenção é que o carnaval transcorra em paz. Assim seja!

Polícia para todos

O trabalho policial de rotina não será prejudicado pelo reforço no esquema de segurança do carnaval. É o que garante o comandante da 5ª Região de Policia Militar, coronel Garrido. “Não estaremos vestindo um santo para desvestir outro”, reforça, ressaltando que o efetivo é suficiente, até porque não há militares em férias e todos os PMs do administrativo serão empenhados nas ações de rua.

Amigo da vez

A PM vai intensificar o cerco contra motoristas que teimam em beber e dirigir, principalmente nas estradas. Comandante da Polícia Rodoviária Estadual, o major Mauro Elias adverte que basta o motorista ingerir dois copos de cerveja e pegar o volante para configurar crime, sujeitando-o à apreensão da CNH e do veículo e até prisão, em casos mais graves. E mais: a multa no caso pode chegar a R$2.934,70! O ideal é deixar o carro em casa ou ter um amigo da vez, se o folião quiser beber.

Finalista

Uberaba está mesmo em todas, como dizia nosso inesquecível Netinho. O Método Bawar Escola do Avesso, idealizado aqui pelo Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa São José Operário, foi selecionado pela Comissão da Unesco no Brasil para concorrer ao prêmio Hamdan Prize 2020, juntamente com projetos educacionais inovadores do mundo inteiro. Trata-se de um prêmio conferido pela Unesco. Notícia foi recebida pelo educador Marco Cury esta semana. Bastaria estar entre os projetos selecionados para já nos encher de orgulho desse conterrâneo batalhador que é Marco Cury. Mas estaremos também na torcida para que o prêmio venha para Uberaba!

Só depois 

Cohagra entregou as chaves de 400 imóveis retomados do Minha Casa Minha Vida a novas famílias, em solenidade na tarde passada. Talvez este tenha sido o último ou um dos últimos atos públicos do presidente Marcos Jammal, que vai se desincompatibilizar em abril para disputar as eleições de outubro. Só não se sabe, ainda, por qual partido. Essa definição ele só revelará depois do carnaval.

Mistério

Além do credenciamento de parceria com relação a patinetes elétricos compartilhados, a Codiub já trabalha em outras frentes. O presidente Denis Silva segue firme no propósito de inserir Uberaba de vez no “hall” de cidades inteligentes. Em breve a Companhia deve anunciar pontos de wi-fi gratuitos. A empresa está finalizando o pregão para a aquisição de um enorme painel de LED que, segundo Denis Silva, deverá compor o projeto Praça Conectada. Como o projeto vai funcionar na prática ainda é um mistério. A Codiub trata o projeto a sete chaves, mas promete muita novidade para mexer com a cidade. O único detalhe revelado pelo presidente é que todas as ações estão baseadas em um planejamento que abrange várias áreas, desde mobilidade, segurança, passando por saúde, educação e, principalmente, simplificação.

Tudo digital

A Codiub também comemora a marca de oito milhões de documentos já digitalizados. A Companhia possui contrato com a Prefeitura para digitalizar um histórico de papéis de décadas. Além da questão da segurança, o município economiza e muito com armazenamento de toda essa papelada. A meta é chegar até outubro com 16 milhões de documentos digitalizados.

Papel zero

Junto com o GT de Desburocratização, a Codiub pretende entregar ainda nesse ano a primeira Secretaria Municipal com todos os processos online, ou seja, sem uso algum de papel, o chamado "Papel Zero". A escolhida foi a Secretaria de Meio Ambiente. Imagine a economia para os cofres públicos quando todas as secretarias forem contempladas. Além do papel, a economia abrange impressão, energia, armazenamento e por aí vai. A natureza agradece e o cidadão, que hoje precisa apresentar calhamaço de documentos, também.

Legado

Prefeito Paulo Piau anda na maior empolgação com a construção do Centro de Inovação no Parque Tecnológico, espaço que pretende fortalecer o ambiente de tecnologia na cidade. Da mesma forma a Codiub já contratou projeto arquitetônico para a sua sede própria também no Parque. Se todas essas ações propostas saírem de fato do papel (sem trocadilho), Uberaba estará um passo à frente na capacitação e na atração de investimentos de base tecnológica. Talvez seja um dos grandes legados que Piau deixará para cidade ao final do seu governo.

Em peso

Governador Romeu Zema enfrentou uma saraivada de críticas, nessa quinta-feira, por conta do reajuste proposto para os policiais mineiros, estendido a outras categorias por obra e graça dos deputados estaduais, desprezando a situação financeira calamitosa dos cofres públicos. Minas não pagou o 13º salário do funcionalismo até hoje, continua parcelando os salários, deve aos municípios, e ainda concede reajuste superior a 41% aos servidores? Vai pagar a folha salarial de que jeito??? Hoje o governador estará em Pirajuba, participando da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, e certamente não escapará de responder a essa pergunta...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por