ALTERNATIVA

Empresário engrossa disputa eleitoral para prefeito este ano

Lídia Prata
Publicado em 15/02/2020 às 07:12Atualizado em 18/12/2022 às 04:14
Compartilhar

Jairo Chagas

Novo superintendente do Arquivo Público de Uberaba, ladeado pelo prefeito Paulo Piau e pelo secretário de Administração, Rodrigo Vieira, na prestigiada cerimônia de posse realizada na manhã desta sexta-feira

Notificação do Bem

Veio em boa hora a ação educativa desencadeada pela Secretaria de Defesa Social nas portas das escolas. O trabalho teve início esta semana, mirando principalmente as escolas particulares, nos horários de entrada e saída de alunos. O Colégio Nossa Senhora das Dores estreou a programação, embora nem seja a escola mais problemática para o trânsito. Pelo contrário. O colégio alterou recentemente sua estrutura para receber os alunos pela praça Dr. Thomaz Ulhôa e fez adequação da área de embarque e desembarque, na tentativa de evitar a formação de filas duplas. Mas nesse primeiro dia da ação não foram apenas as filas duplas que chamaram a atenção. Outras infrações igualmente foram observadas, como a falta de cinto de segurança (tanto pelo motorista quanto pela criança transportada), uso de celular ao volante etc.

Sem perdão

Segundo o secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso, se o motorista for flagrado cometendo alguma infração de trânsito, será convidado para aula educativa, que funcionará como perdão da autuação. Essa primeira aula está marcada para terça-feira (18) e servirá para chamar a atenção sobre os cuidados na prevenção a acidentes. Em caso de não-comparecimento, a multa será lavrada, conforme a infração de trânsito.

Foco na qualidade

A Escola Municipal Professor Anísio Teixeira foi a única selecionada de Uberaba para participar de projeto piloto financiado pelo Banco Central, que objetiva implementar nas escolas públicas de ensino fundamental a educação financeira como tema transversal. Farão parte do programa 108 escolas mineiras. O interessante é que a escola abriga alunos com grandes restrições socioeconômicas, mas a direção da Anísio Teixeira não se resignou e buscou parcerias com Sebrae e universidades para proporcionar cursos e formações direcionados às finanças.

Luz amarela

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que apenas 11,9% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental alcançam os níveis de aprendizagem adequada em Português.

Vai mal

Os dados do Saeb revelam outro dado preocupante: apenas 15,5% dos alunos do 5º ano conseguem bom desempenho em Matemática. Essa situação se agrava no 9º ano, em que apenas 4,5% dos estudantes demonstram níveis adequados de aprendizagem em Matemática. Pois é. Estamos formando uma geração de jovens experts em redes sociais, mas absolutamente ignorantes na Língua Pátria e em Matemática...

Otimismo em alta

Sondagem Conjuntural realizada pelo Sebrae mostra que pequenos e microempreendedores estão otimistas com o futuro da economia brasileira e pelo menos 73% dos entrevistados apostam que o faturamento de seus negócios deve aumentar daqui para frente. Cerca de 65% dos empresários que acreditam em dias melhores para a economia brasileira nos próximos 12 meses atribuem o otimismo ao governo atual e 62% também acreditam que a economia já dá sinais de recuperação. Entre os empresários que acreditam que a economia brasileira tende a melhorar em 2020, 38,4% disseram já constatar aumento de vendas e 37% percebem que a oferta de emprego está aumentando.

Grande desafio

Quase a metade dos empresários brasileiros ouvidos pelo Sebrae disse que pretende contratar ou substituir colaboradores, mas 55% deles relataram ter dificuldades em contratar mão de obra especializada. De zero a 10, a nota média para esse desafio é 6,4. E quase 20% dos entrevistados atribuíram notas altas para a dificuldade de contratação (notas 9 e 10). Para solucionar esse problema, a maioria dos empresários ouvidos (71,8%) afirmou contratar pessoas inexperientes e as capacitar no dia a dia da empresa. O problema do despreparo da mão de obra talvez seja o maior desafio do setor produtivo e do próprio governo para acabar com a fila gigantesca de desempregados no país.

Posse no Arquivo

Cerimônia de posse de Jorge Alberto Nabut no cargo de superintendente do Arquivo Público de Uberaba talvez tenha sido a mais concorrida de todos os tempos. Dezenas de amigos lá estiveram para prestigiá-lo e foram brindadas com um pronunciamento muito interessante. Fugindo da mesmice dos discursos de posse, Jorge fez uma criativa adaptação de um testamento histórico, destinando aos funcionários do Arquivo os “escravos”, os “móveis” e demais “bens” de uma época em que Uberaba ainda estava dando seus primeiros passos. Ficou simplesmente genial!

Pura maldade

Balanço realizado pela Secretaria do Meio Ambiente revela que foram feitas 557 notificações extrajudiciais para apurar denúncias de maus-tratos contra animais. Desse total, 229 resultaram em diligências para apuração dos fatos.

Vai melhorar?

A mesma Secretaria de Meio Ambiente fechou o Bosque Jacarandá, nesta sexta-feira, para podar as árvores. Embora seja importante fazer esse serviço, a poda está longe de resolver o problema do Bosque. Há tempos o local exige mais atenção e até mesmo uma revitalização de verdade. Dá dó de ver o Bosque do jeito que está atualmente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por